quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Rede Globo mostra extrema pobreza do Brasil, fica no Maranhão…



Não ter nada na geladeira para dar aos filhos para comer, esgotos correndo a céu aberto, sem água encanada.
Esse quadro lamentável de miséria e pobreza não é exclusivo de Marajá do Sena, cidade escolhida pela Rede Globo para mostrar a todo o país, o Maranhão dos sonhos de Roseana Sarney, filha de um ex-presidente do Brasil, que vai trazer Roberto Carlos para fazer um show milionário, dia 8 de setembro, na Lagoa da Jansem…

Vamos comemorar a extrema pobreza do MA
Do Bom Dia Brasil
O Bom Dia Brasil foi até a Marajá do Sena, no Maranhão, e mostra como vivem os moradores de uma das cidades mais pobres do país.
Vencer a pobreza é um grande desafio. O curioso nome da cidade se deve, em parte, ao sobrenome de uma família local e também a uma fruta: o marajá.
O nome é até uma ironia diante da realidade. Marajá do Sena pode ser chamada de capital da extrema pobreza no Brasil. Dois em cada três habitantes vivem na miséria, segundo o IBGE.
Dona Francisca, oito filhos e mais um a caminho, mostra a geladeira vazia: “Só tem água mesmo”. Para o almoço: “Só arroz mesmo, porque é só o que tem”.
O esgoto corre a céu aberto. O saneamento é zero. Muitos moradores sequer têm água encanada. Falta trabalho para homens e mulheres. O secretário de Educação de Marajá, Djalma Maciel explica: “Aqui, a maioria das pessoas vive da agricultura de subsistência: da plantação de arroz, milho, feijão, mandioca”.
Benefícios sociais garantem alguma renda. Mais de 1.400 famílias em Marajá do Sena recebem o Bolsa Família. Mas é difícil romper o ciclo de extrema pobreza.
Paula da Conceição tem 16 anos, duas filhas e está grávida mais uma vez. “É ruim,viu, viver dentro de uma casa com três meninos, uma mulher e um homem e não ter nada, sem trabalhar, sem nada”, lamenta ela.
Acompanhem a reportagem completa clicando aqui:

Nenhum comentário: