quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Castelo destaca obras e diz que antecessor deixou dívidas de R$ 1 bilhão


O prefeito João Castelo (PSDB) sustentou com números estatísticos, argumentos políticos e relatos de obras viárias, de saneamento e programas sociais executados em sua administração, o bombardeio de perguntas disparadas por radialistas na entrevista que concedeu ao programa “Ponto Final”, da rádio Mirante AM, nesta quarta-feira (15). Durante duas horas, o candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais” discorreu sobre os mais diferentes setores da administração pública municipal.
Foto: A.Baêta
Ele explicou que o pagamento de dívidas de aproximadamente R$ 1 bilhão deixadas pelo seu antecessor com a previdência social e restos a pagar, assim como a adequação de projetos ao orçamento geral do município provocaram o adiamento do início de obras e programas. Revelou que, com o ajuste administrativo, pôde desenvolver seus projetos, entre os quais destacou a construção do Hospital Central de Emergência, o prolongamento da Avenida Litorânea, o início da modernização do transporte urbano, mediante a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e o começo do processo licitatório para a construção do Corredor de Transporte, que unirá os bairros de São Francisco e Cohab.
Castelo foi o último candidato convidado pela rádio Mirante AM na primeira rodada de entrevistas com pretendentes ao cargo de Prefeito de São Luís. Cordialmente tratado – condição que retribuiu à altura – o candidato nem por isso deixou de ser alvo de perguntas contundentes e bem elaboradas dos entrevistadores. Nenhuma pergunta ficou sem resposta, mas esquivou-se de citar nomes de adversários, embora tenha sido estimulado para isso.
Nos quatro blocos da entrevista, Castelo falou da importância de administrar uma cidade com a singularidade de ser na sua gestão a comemoração dos seus 400 anos de fundação e explicou que as obras de infraestrutura urbana por ele realizadas são de alto padrão de qualidade e fundamentais para a cidade e a população.
Relacionou a construção dos canais sanitários do Coroado, Coroadinho, Renascença, Rio das Bicas, Cohatrac-Cohab, Rio Gan-gan (Turu), Mercado Central e a macrodrenagem da avenida Casimiro Júnior (Anil) como obras executadas para resolver velhos problemas de saneamento.
Recosntrução de avenidas
Da mesma forma, elencou a construção e reconstrução de avenidas, possibilitando melhor escoamento do trânsito e maior mobilidade urbana. É o caso das reconstruções e restaurações das avenidas Santos Dumont, Mário Andreazza, Nossa Senhora da Vitória e Mauro Bezerra (antigo Canal do Caratatíua), da construção das avenidas Dr. Carlos Macieira e Bernardo Coelho de Almeida. Outras realizações foram relacionadas pelo prefeito executadas com recursos próprios do município e por meio de convênios com o Governo Federal.
Com referência a área da Educação Pública, Castelo aproveitou as perguntas dos entrevistadores para revelar que encontrou o sistema educacional do município em condições deploráveis. Falou ser injusto atribuir-lhe o caos no setor. Havia prédios sem as mínimas condições e abrigar os alunos, algumas até sem telhado. Os dois anos do seu governo eram insuficientes para as escolas chegar a tal ponto.
Diante de tal quadro, Castelo disse que providenciou reformar e ampliar todas as escolas e, praticamente, construir outras, como no caso a Unidade Jornalista Neiva Moreira, no Conjunto Bequimão.

Um comentário:

Milla Costa disse...

Essa entrevista do Castelo foi muito esclarecedora. Eu estava meio indecisa, e é claro que ainda vou ouvir as outras entrevistas, mas ele me fez entender algumas coisas e acho que agora está mais fácil de decidir. Essa história das dívidas, já me alertou em quem não votar de jeito maneira!!! rs