sábado, 28 de abril de 2012

PT de Pinheiro define sua tática eleitoral, neste domingo (29/04)

Todos os filiados do PT de Pinheiro-MA estão convidados a comparecer no Encontro Municipal de Tática Eleitoral neste domingo, 29 de abril, a partir das 08h, na sede do partido.
O local escohido pelo presidente Felipe Sodré não é o mais apropriado para a realização do Encontro, uma vez que são 114 filiados aptos a votar e a sede do partido é muito pequena e ficará desconfortável para tanta gente. Espera-se que o local possa ainda ser alterado para a Câmara Municipal ou o Salão Paroquial, locais com maior estrutura.
O Encontro é soberano, é o conjunto dos filiados que decidirá os rumos do partido nas eleições de 2012. Portanto, a presença de todos é fundamental para que a decisão seja a mais democrática possível.
Fiquem abaixo com um artigo escrito pelo jornalista Gilberto Leda, que mostra mais sobre o assunto nas cidades do Maranhão: 


Aliança PT/PMDB avança no interior do Maranhão

Por Gilberto Léda
Da Editoria de Política 








A menos de dois meses para a realização das convenções que definirão as candidaturas e políticas de alianças para as eleições municipais, o Partido dos Trabalhadores (PT), no Maranhão, enfrenta dificuldades para atingir seu principal objetivo declarado: estimular a militância a manter nos municípios, coligações com os partidos que façam parte da base aliada em nível federal.
A "verticalização", defendem dirigentes da legenda, não pode ser imposta. "Mas é importante que se entenda que o momento é de consolidar o projeto nacional", argumentou Raimundo Monteiro, presidente do Diretório Estadual do PT.
A capital, São Luís, tem o cenário mais avançado. O vice-governador Washington Oliveira (PT) já foi escolhido pré-candidato único e depende apenas de um acerto dos partidos da base aliada à governadora Roseana Sarney (PMDB) para saber quem será o seu candidato a vice. "Vamos nos reunir esta semana para já indicar um nome", informou a O Estado o presidente do Diretório Municipal do PMDB, deputado estadual Roberto Costa. PR e PV também devem entrar forte neste debate.
Mas o fim de semana é decisivo em três municípios: Pinheiro, Caxias e Imperatriz. Nos três casos, os petistas encerram amanhã as discussões sobre que teses serão levadas à homologação nas convenções de junho. Nas três cidades, há duas teses em disputa.
Em Pinheiro, a base está rachada, e um grupo defende composição com o PSB, cujo candidato, o prefeito José Arlindo, já definiu o pré-candidato a vice, Luciano Genésio (PCdoB). De outro lado, os militantes ligados a César Soares, secretário de finanças do Diretório Municipal, apoiam a coligação com o PMDB, indicando o próprio Soares à vaga de vice numa chapa com o ex-prefeito Filuca Mendes.
Já em Imperatriz, o encontro de domingo servirá para definir entre candidatura própria - o professor Adalberto Franklin é o único pré-candidato do PT na cidade - e o apoio à oposição ao atual prefeito, Sebastião Madeira (PSDB).
"Em todos os cenários o que buscamos é a coerência. E o coerente é manter nos municípios as composições com partidos aliados. Não há uma determinação nacional para isso, há uma orientação", afirma Monteiro.
Caxias é disputada pelo grupo ligado ao vice-governador do Estado - que luta por uma coligação com o peemedebista Paulo Marinho Junior - e pelos aliados de Ney Jefferson, que pretende ser o candidato petista na cidade.
Indefinido - Em Bacabal e Balsas, os cenários rumam para a definição, mas nada será decidido neste fim de semana. "Ainda há algumas questões a resolver nesses dois municípios, mas nada que se estenda por mais de uma semana, acredito", afirmou o presidente estadual.
No primeiro caso, o PT tem Ana Maria Gomes Pereira, a Ana do Cartório, como pré-candidata. A petista, contudo, ainda não deslanchou na pré-campanha e a sigla deve acabar fechando aliança com outros partidos. "Eu sinto que em Bacabal, na verdade, nós estamos inseridos no debate, mas sem chances reais de levar à frente a candidatura própria", ressaltou Monteiro a O Estado.
"Mas em Balsas as possibilidades são reais", apontou, citando a pré-candidatura da vereadora Fransuíla Farias. "Ela foi candidata a deputada estadual, e muito bem votada", declarou. No sul, também há quem defenda a tese de aliança. Nos dois casos, uma decisão deve ocorrer ao longo da próxima semana.

PT de Pinheiro define rumos amanhã


O Diretório Municipal do PT em Pinheiro reúne-se amanhã, a partir das 8h, para o Encontro Municipal de Tática Eleitoral, que definirá se o partido marchará ao lado do PMDB - com o ex-prefeito Filuca Mendes como candidato a prefeito e César Soares, do PT, como candidato a vice - ou se sairá coligado com o PSB, do atual prefeito José Arlindo, mas sem nenhum nome na chapa - o pré-candidato a vice do socialista é o comunista Luciano Genésio.
A decisão na cidade é visada sobretudo pelo simbolismo que carrega: Pinheiro é a cidade natal do senador José Sarney, principal líder do grupo comandado pela governadora Roseana Sarney. Além disso, o presidente do congresso é padrinho de Filuca Mendes.
O que nós vamos decidir é se o Partido dos Trabalhadores de Pinheiro terá papel de protagonista, compondo uma chapa com vaga de vice, aliado ao partido da governadora, ou de coadjuvante, indo a reboque de uma chapa que já está montada mesmo antes de iniciarmos as nossas discussões", discursou César Soares.
No total, 114 filiados estão aptos a votar. O encontro está marcado, inicialmente, para a própria sede do partido, mas há quem defenda a mudança de local pelo apelo que a reunião deve ter. "Nós já propusemos ao presidente do municipal, Felipe Sodré, a mudança para a Câmara Municipal ou mesmo o Salão Paroquial", comentou Soares.
Como em São Luís, a decisão que for tomada amanhã em Pinheiro será levada a uma convenção, em junho, apenas para homologação.

Nenhum comentário: