segunda-feira, 30 de abril de 2012

Madeira e Castelo, qual a diferença do Sarney?




Os verdadeiros culpado pelo enfraquecimento, quem deveria unir, acabou por esfacelar toda oposição ao Sarney.

O velho Sarney é um craque da política, aos 82 anos, soube se manter no auge de todos os governos que o Brasil passou. Muita gente que se diz ‘inimiga’ do Sarney, vive é querendo imitá-lo.

É o caso dos principais tucanos maranhenses, João Castelo (São Luis) e Sebastião Madeira (Imperatriz) ambos, receberam total apoio do ex-governador Jackson lago nas eleições de 2008, e logo após, o esqueceram, traíram no momento mais importante, quando o velhinho queria dar o troco naqueles que o cassaram, e o que Jackson Lago recebeu em troca? Traição pura!

Bem no final da gestão de Madeira e Castelo, estive ouvindo os principais articuladores do PSDB, que recentemente deixaram o tucanato maranhense, justamente pelos atos de ingratidão desses dois, que, hoje, deveriam ser os principais responsáveis pela oposição no estado, mas, não se interessaram…

Ainda ontem, fui lembrado por um jornalista sobre a comemoração no dia da vitória dos tucanos, Madeira e Castelo, quando estávamos na casa de um político, (Haroldão). Comemorávamos como se a vitória desses, significasse a luta pela continuação do anti-Sarney, que levou Jackson lago ao posto de governador. Ledo engano!

E o Haroldão, foi apenas mais um que se decepcionou com a dupla Castelo/Madeira. A mesma dupla que, todos sabem, foram financiados pelo governo de Jackson Lago, elegendo-se sob a égide da oposição, do cumprimento da promessa de “libertar o Maranhão” de dar continuidade à ‘frente de libertação’, mas o que se viu? Esfacelamento total da oposição, dispersão, e uma conseqüente regressão…

Parabens tucanos!

Fizeram o caminho contrário ao que prometeram ao Dr. Jackson lago, e foram de encontro às atitudes do velho Sarney, quando este virando às costas aos militares, flertando com os tucanos, logo após traindo-os, indo para um abraço com os petistas…

Nas eleições de 2010, dava chorar de pena vendo o estado de abandono do Dr. Jackson num comitê no Olho D´agua… Sem falar que os dois prefeitos das duas principais cidades do Maranhão, ficaram totalmente fora das eleições de 2010, deixando inclusive, que os vereadores de suas cidades apoiassem o PMDB de Roseana Sarney…

Os coitados dos tucanos até tentaram não imitar o Sarney, tentaram não trair, tentaram não fazer política com o fígado, tentaram não eliminar quem era ‘oposição’ natural dentro do próprio partido (ninho tucano) eliminando muita gente que os ajudou, que lógico, redundou em debandada geral…

Se fizessem diferente, teriam garantido o apoio total, agora em 2012.

No final de suas desastrosas gestões, querem o apoio da classe política, inclusive do PDT, que traíram. Tem muito mais traições, mas vou terminar por aqui, deixando importante texto que dá uma ideia (superficial) daquilo que aconteceu com os políticos da oposição, veja na materia do blog do Décio Sá, abaixo:









Conversei ontem à tarde por telefone durante 40 minutos com o ex-deputado federal e presidente do Diretório Estadual do PSDB, Roberto Rocha, sobre a possibilidade dele trocar o ninho tucano pelo PSB. Roberto estava com a filha internada em um hospital da cidade.

O tucano confirmou ter conversado há duas semanas com o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, que o convidou a entrar na legenda com objetivo de “construir” uma candidatura própria à Prefeitura de São Luís.


Roberto está de malas prontas para o PSB
- Tenho um desconforto muito grande com meu partido. O Castelo e o Madeira têm projetos municipalistas, inviabilizando o projeto estadual do PSDB. Falta apetite por esse projeto estadual. Em 2010, me preparei para ser candidato a governador – contou.

Roberto não confirmou sua saída ainda do ninho tucano. Disse estar “pensando” sobre o convite.

- É uma decisão difícil. Se deixar o PSDB, não quero levar nenhuma liderança comigo. Vou deixar muitos amigos. Não vou entrar em disputa. Não posso sair da frigideira para o fogo – brincou citando as disputas internas no PSB.

Só ainda não se definiu por causa da ligação com o senador mineiro Aécio Neves e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

- Eu tento construir um ambiente no meu partido, mas o descontentamento é grande. Apesar de ser presidente, me vem sendo dado só o espaço burocrático e às vezes até isso é usurpado – desabafou.

Com passagem marcada para a China, Roberto disse ter sido chamado às pressas a Recife por Eduardo Campos. Eles foram colegas na Câmara dos Deputados. O convite aconteceu logo após o prefeito João Castelo ter nomeado Othon Bastos na Secretaria Municipal de Educação.

Filiado ao PSB, Othon é aliado do presidente José Antonio Almeida e do primo, deputado estadual Marcelo Tavares, que querem levar a legenda a uma composição onde possam barganhar a vaga de vice.

- O Eduardo Campos tem um projeto de poder e conhece bem a política do Nordeste. O desejo dele é fortalecer o PSB com uma candidatura própria – afirmou Roberto.

O tucano disse que a possibilidade dele ir para o PDT é pequena porque até o atual presidente, Igor Lago, filho do ex-governador Jackson Lago, vem enfrentando resistência interna.

Lembrou que dos cerca de 700 mil votos obtidos na eleição de senador ano passado, teve 150 mil somente em São Luís.

Pelo jeito o projeto de Marcelo e o tio Zé Reinaldo de usarem o PSB como moeda de troca em 2012 foi mesmo para o espaço.

(Com informações da coluna Estado Maior, de O Estado Maranhão). 

Nenhum comentário: