quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Refinaria Premium: Lobão já discursa como candidato

Quem esteve agora a pouco na faculdade Fama, no evento preliminar da construção da Refinaria Premium, que o governo federal e a Petrobrás irão trazer para o Maranhão, poderia jurar que estava ouvindo o velho Sarney, recitando um de seus famosos poemas: “Maranhão minha terra minha paixão”, enfatizando que brigou com todas as forças pelo projeto que é para o bem de todos da referida terra.

Mas se Lobão luta de fato pelo seu povo, e ama a sua terra, como explicar que no Maranhão se paga a tarifa de energia elétrica (da Cemar) mais cara do Brasil? E então ministro da energia, a Aneel não irá revisar a nossa tarifa?

Lobão começou seu discurso exaltando os presentes, o prefeito João Castelo, os vereadores, cada um de seus assessores. O filho Edinho também teve o seu destaque, afinal teve a dificílima tarefa de ser feito senador sem um único voto, pela vaga aberta quando o pai foi feito ministro.

Lobão acha que tem gente que não quer a vinda da refinaria para cá, e ressaltou a importância das indústrias para o Estado, citou o exemplo da Alumar, um engano, pois exporta energia(subsidiada em forma de alumínio), para o exterior. Por causa dessa e outras, talvez ainda tenha gente pensando contra.

Também falou do aumento do volume dos ônibus, e outros veículos que trafegarão indo e vindo para a cidade de Bacabeira, na duplicação da BR 135, e melhorias da rodovia que dão acesso ao município. Importante ressaltar, que a duplicação agora que está iniciando no Porto do Itaqui, e para chegar a Bacabeira levará muito tempo.

Por que o Sergio Gabrielli nunca é visto em eventos com Lobão?

Lobão que deixará o ministério em 2010, já demonstra acreditar que realmente os prazos para o funcionamento do referido projeto, são os mesmos que o do presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli, dois anos para elaboração do projeto básico, e a construção e montagem, que levará de oito a nove anos, ou seja, ficará pronta em 2020, conforme Gabrielli falou. Até lá, o pré-sal estará a plena carga, se tudo correr bem, as próximas gerações gozarão dos benefícios dessa obra.

Segundo Lobão, Roseana Sarney já providenciou a desapropriação da área, coisa que seu grupo político sabe fazer muito bem, com os pequenos produtores rurais. Além dessa, nada ficou de concreto a não ser a problemática da falta de água levantada por esse blog, que nem se quer tocaram no assunto do Rio Itapecurú, apenas que a Caema assinou um contrato para fornecimento de água potável com a Petrobrás, mas lamentavelmente a Caema de Ricardo Murad, não está conseguindo suprir as necessidades da população de São Luis.

Daí, o lamentável desfecho: de tudo que foi falado hoje, pelo ministro e demais palestrantes, a refinaria se reduzirá à supressão vegetal (desmatamento), e a construção de um muro, ou cerca, que para um bom entendedor, que acompanha o desenrolar de nossa triste política maranhense; será coisa para inglês ver.

Nenhum comentário: