sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Eike usa Lula para tentar salvar seu porto...




Do 247

EIKE USA LULA PARA TENTAR SALVAR SEU PORTO

Antiga âncora do porto LLX, de Eike Batista, a siderúrgica estatal chinesa Wisco arquivou a participação no complexo siderúrgico no mês de novembro, alegando que o lado brasileiro não construiu a infraestrutura necessária para o projeto; mesmo sem clientes, o bilionário levou o ex-presidente Lula para conhecer o empreendimento, que busca urgentemente uma bóia de salvação


247 - Desde que um grupo chinês desistiu de implantar uma grande siderúrgica no Porto do Açu, Eike Batista ficou com um mico nas mãos e apelou para o governo (Leia aqui). Nesta quinta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou as obras do porto em companhia do empresário, controlador da LLX, empresa responsável pelo empreendimento, em São João da Barra, no Norte Fluminense.

Sócia de Eike Batista na mineradora MMX, a siderúrgica estatal chinesa Wuhan Iron and Steel Corporation (Wisco) arquivou a participação no complexo siderúrgico no mês de novembro, alegando que o lado brasileiro não construiu a infraestrutura necessária para o projeto.

"Ferrovias, terminais portuários - eles não construíram nada. O mercado também não está lá, portanto, nós paramos as conversas neste momento e não estamos pensando nisso", disse ontem o presidente da Wisco, Deng Qilin, à agência de notícias Reuters.

Quase sem clientes, Eike espera contar com a popularidade de Lula e o respaldo do governo como uma bóia de salvação no negócio. As ações da LLX se tornaram um dos maiores micos da Bovespa nos últimos anos.

O novo presidente da LLX, Marcus Berto, diz que, mesmo sem os chineses, as operações no Porto do Açu serão iniciadas no primeiro semestre de 2013 a partir das atividades do estaleiro da OSX, que também pertence a Eike Batista e está em fase pré-operacional. Ao todo, o porto terá capacidade de movimentar 350 milhões de toneladas de carga por ano. Os investimentos totais, incluindo a implantação de empresas no parque industrial local, vão somar US$ 40 bilhões, segundo ele.

No ano passado, Eike foi o bilionário que mais perdeu espaço na lista da Forbes (US$ 11 bilhões a menos) e vem sendo questionado por investidores pela incapacidade de entregar resultados prometidos em suas empresas de petróleo (OGX), minérios (MMX), navios (OSX) e portos (LLX).

Lula talvez não saiba, mas pode estar tendo sua imagem associada a uma aventura de altíssimo risco.

Nenhum comentário: