sexta-feira, 22 de junho de 2012

Castelo tem razão





Na entrevista que concedeu à TV Guará, terça-feira à noite, o prefeito João Castelo tocou o dedo na ferida. Ele lembrou que, quando governador, construiu o Italuís - a maior obra da América Latina no gênero de saneamento.

“Fiz esta obra em dois anos. E hoje São Luís, com mais de um milhão de habitantes, sofre com falta d´água e o Governo do Estado, em vez de construir uma nova etapa do Italuís, agora resolveu recorrer a um abastecimento paliativo, através de carros pipas. Mas, na minha opinião, isto tudo está acontecendo, porque falta governo eficiente no Estado do Maranhão.”

Castelo tem razão. O abandono do sistema Italuís e as obras inacabadas do Aeroporto Marechal Cunha Machado, da Biblioteca Benedito Leite e da BR-135, são exemplos do descaso da governadora Roseana Sarney.

Construído nos anos 80, pelo então governador João Castelo, o sistema Italuís, à época, era um dos melhores em abastecimento de água do Brasil, mas, três décadas depois, está prestes a decretar “falência total dos órgãos”.

Sem manutenção e com grande parte de sua estrutura comprometida, a adutora está operando com menos da metade de sua capacidade, enquanto a população da cidade mais que dobrou.

A situação é degradante e a governadora deixa transparecer que não está nem aí para o problema. O Estado tem à disposição, na modalidade empréstimo, recurso do governo federal que poderia resolver a situação da falta d’água em São Luís. Mas, como é de praxe, deve usar o dinheiro em estradas.

Para um governo que não adota como prática o verdadeiro bem-estar da população, não vale a pena investir em uma obra que não foi idealizada por ele próprio, onde não cabem intitulações com nomes de parentes, que não criará uma marca histórica. Afinal, que interesse há nisso? 

Um comentário:

Vanessa disse...

É uma falta de respeito o que o Governo do Maranhão faz com a população de São Luís.
Os interesses políticos deveriam vir de encontro com os interesses da população e estamos vendo que isso não acontece aqui. Vamos prestar bem atenção e fazer o nosso voto valer agora e em 2014.