terça-feira, 27 de março de 2012

Sarney ou Castelo, qual a diferença para São Luís?

“Nós vamos acabar com a sarna do Maranhão…”
João Castelo, durante uma coletiva de imprensa ao lado do então governador Jackson Lago, no comitê do Olho D´água, no início da campanha em 2008.
Ainda lembro muito bem dessa promessa, ou melhor, desse “compromisso” de campanha feito pelo candidato das oposições, apoiado pelo governador Jackson Lago. Naquele momento falar mal do Sarney dava votos, e o candidato João Castelo acabou sendo eleito impulsionado por um antigo jargão popular de “libertar o Maranhão”.
Mas, nada do Castelo cumprir suas promessas feitas de campanha, esqueceu de todos, esqueceu de “libertar” São Luís do clã Sarney, o terrível ‘bicho papão’ do Maranhão. Ora, qual a diferença de castelo para o Sarney? Que mudanças ele fez na sua gestão, que melhorias fez pelo povo?
Já aproximando da eleição municipal, o João Castelo está de volta com seu sorriso e a mesma cara de pau de sempre pedindo apoio, prometendo, se comprometendo (louco quem acredita nele). Mas, dessa vez farei o correto, vou votar é no candidato do PT, pois, como votar num candidato tucano, que esqueceu de apoiar quem o elegeu (Jackson Lago), e abandonou seus próprios aliados tucanos que, inclusive, tiveram que sair do partido (Roberto Rocha, Aderson Lago, Vidigal…)….
Fiquem com o texto abaixo do jornalista Cunha Santos:
Do blog do jornalista JM Cunha Santos
De posse do medo e da vergonha está a cidade de 400 anos administrada pelo prefeito João Castelo. E o prefeito que, num esforço de superação administrativa, está levando asfalto, pavimentação e obras de drenagem a bairros secularmente esquecidos pelo poder público; o prefeito que modificou o panorama da saúde na capital, não recebe do governo do Estado qualquer auxílio para sanar os problemas da cidade, só vingança e perseguição.
A cidade de mais de 1 milhão de habitantes cresceu para todos os lados, mas o Sistema de Segurança só recebeu da governadora Roseana Sarney ameaças, punições e transferências. Por isso São Luís é hoje a quinta cidade mais violenta do Brasil e a vigésima sexta mais violenta do mundo. Em São Luís, o medo venceu a esperança. São 60 assassinatos por mês e nem vamos conferir a fatura que nos cobram em lesões corporais, acidentes fatais e aleijumes irreversíveis.
A velha cidade padece. O grupo político do senador José Sarney conseguiu, usando a Justiça, impedir a construção de um hospital de urgência e emergência que mudaria ainda mais a face da saúde em São Luís. Tudo porque em 2008 a cidade elegeu Castelo, não elegeu nenhum dos candidatos de José Sarney. A cidade, repetimos, paga o preço de uma sórdida vingança.
Todos os dias o Sistema Mirante de Comunicação filma as desgraças que sobraram para São Luís dos 50 anos de domínio da família Sarney no Maranhão. E coloca a culpa no prefeito João Castelo; Filma as deficiências históricas de um Sistema de Transportes que prefeitos da ditadura, nomeados por Sarney, como Mauro Fecury e outros, nunca planejaram e ainda por cima desmantelaram e culpa o prefeito João Castelo; filma dezenas de bairros sem infraestrutura que o prefeito trabalha para reconstruir, cuja origem são as invasões, a grilagem, o expurgo do camponês ocasionados pela Lei Sarney de Terras e culpa o prefeito de São Luís; filma os Socorrões da cidade entupidos, porque os governadores de José Sarney, inclusive a vitalícia Roseana, preferiram nestes anos todos as roletas e carteados de Las Vegas a construir hospitais no interior do Estado e culpa o prefeito de São Luís; filma ruas, vielas e becos abandonados que somente agora entraram no planejamento da Prefeitura e culpa o prefeito João Castelo. Mas a presença da Prefeitura, hoje, no São Raimundo, em Santa Bárbara, no Coroado, no Anjo da Guarda e centenas de outros logradouros, pela primeira vez é visível e indiscutível, apesar da mídia de Sarney.
O PT governa o país, mas a cidade ficou sem o PT que conheceu a vida toda, porque foi comprado por Sarney, no submundo da corrupção política, pelos 30 dinheiros da servidão humana. Para que o Partido e a cidade não tivessem um candidato de oposição à oligarquia – o deputado Bira do Pindaré – Sarney lançou o candidato de seu PT particular no Maranhão: Washington Oliveira Sarney, que hoje enverga esse sobrenome com um orgulho de fazer dó.
São Luís é a vítima.
Caso Bira do Pindaré perca a indicação no Partido dos Trabalhadores, o único adversário real do grupo Sarney na disputa por São Luís nas eleições de 2012 é o prefeito João Castelo. A outra opção neste grupo seria o ex-prefeito Tadeu Palácio, ninguém menos que o ex-secretário de Turismo de Roseana Sarney.
E o estudantil, elástico e tenso deputado Weverton Rocha, seguindo a linha das macaxeiras políticas, pretende enterrar, junto com Jackson Lago, a história do PDT do Maranhão e vendê-lo em módicas prestações mensais ao senador José Sarney.
Teremos, então, duas alianças políticas principais na disputa pela Prefeitura de São Luís: a do PMDB com o PT, dois partidos de propriedade de José Sarney.
O único candidato, hoje, com possibilidades reais de derrotar o grupo Sarney e com cara de adversário do grupo Sarney é o prefeito João Castelo. A oposição só não enxerga isso se não quiser. E só perde a eleição se não enxergar.

Nenhum comentário: