sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Chico Alencar do PSOL: “existem possibilidades de alianças com PSTU, PCB, e até PT”




Participei agora há pouco de uma entrevista com pelo deputado federal Chico Alencar, do PSOL do Rio de Janeiro, juntamente com a jornalista Aline Queiroga, de O Imparcial. Quando cheguei ao auditório do Sindicato dos Bancários, o deputado Chico Alencar já estava falando, ainda assim, pude participar e fazer algumas perguntas. Fiquem com alguns trechos.

Sobre a possibilidade de uma aliança com o PSTU em 2012, foi enfático, “claro que existe, se tiver uma plataforma comum para as lutas, acho que estamos juntos com o PSTU, com o PCB, com base até do PT, e setores de alguns partidos que participam das lutas por reforma agraria, pela democratização dos meios de comunicação, moradia popular”.

 Falou também, que o PSOL acha que os partidos devem se unir pelas lutas internas e por programas que beneficiem o povo, “diferente do que fazem os partidos conservadores”.
Sobre sua vinda ao Maranhão, disse que não houve uma determinação da liderança nacional de seu partido, e ainda que, não tenha sido convidado para visitar a Assembleia Legislativa maranhense, preferiu ver “a representatividade da população”, disse, sobre o auditório lotado que prestigiou sua palestra sobre história, política, e juventude.

Sobre a saída de alguns membros fundadores do PSOL (Paulo Rios, Rezo Jr e outros) que não aceitaram a entrada dos petistas Franklin Douglas e Haroldo Saboia no PSOL, Chico Alencar, disse que a “debandada” que houve é algo que faz parte do processo, e o PSOL não vai ficar no gueto por causa desses, nem vai perder seus valores por causa disso, nem os ideais e causas, prova disso, era que aquele o auditório estava lotado.

O líder do PSTU, Marcos Silva, conversou bastante comigo, ele afirmou categoricamente que vai esperar com paciência, pois, o que vale para o seu partido não é eleição, muito menos mandatos ou votos, mais a conscientização da população.

Nenhum comentário: