sábado, 30 de outubro de 2010

Com exclusividade: veja hoje (sábado) o Colunaço do Dr Pêta

COLUNAÇO DO PÊTA – 30.10.10

PETINHADAS


 Meu amigo, a realidade é triste!!! Passado o pleito, a ‘vice-eleita’ tenta, agora, amenizar

o ‘rombo’!!! Só um auxiliar que ‘mete medo’ nela teria ‘torrado’ mais de 500 milhões em contratos de obras sem licitação!!! É mole???!!! O ‘cabra’ ‘quebrou a casa’!!! Conseqüência de suas ‘peripécias’: a ‘vice-eleita’ teve que editar um decreto para que o Estado sobreviva, a pão e água, até 31 de dezembro!!! Os fornecedores estão apavorados, pois há três meses – basicamente durante o período eleitoral – não são feitos mais os repasses normais para as secretarias e demais órgãos estaduais!!! Os recursos foram realocados no orçamento geral para cobrir o ‘rombo’!!!

O pior é que o tal auxiliar, de estilo ‘atropelador’, age de tal forma que ninguém consegue detê-lo!!! ‘Cabra’ bom!!! Foi assim que ele convenceu a ‘vice-eleita’ da necessidade de mais de 70 obras em todo o Estado, só concluindo uma até hoje, apesar da promessa de que os serviços seriam entregues até o final de dezembro agora!!! Bom, o certo é que não tem grana em caixa para tocar, com alguma eficiência, atividades em áreas essenciais, como Educação,

Saúde e Segurança...!!! Diante da dura realidade, e devidamente aconselhada, a ‘vice-eleita’ teria mandado ‘parar tudo’ até segunda ordem!!! Dinheiro, mesmo, só para contas de água, luz e telefone!!! Programas, obras e serviços em andamento devem ser suspensos ou cortados em 75 por cento!!! Nos órgãos estaduais onde havia dois expedientes, um foi cortado!!! Falta água, cafezinho e até papel higiênico!!! Os secretários não podem contratar ou pagar nada sem o visto dela e de ‘ex-de-novo-super’!!! Com isso, empreiteiros e prestadores de serviço, mesmo os que estão com contrato em andamento, vivem momentos de incerteza e angústia!!!


Pois é..., e a coisa começou a ser mostrada cedo!!! Nem bem a ‘vice-eleita’ terminou de ouvir os foguetes da vitória, ainda no domingo, 3 de outubro, alguém chamou sua atenção para o tamanho do ‘buraco’!!! Os gastos durante a campanha foram à estratosfera!!! E não foi difícil achar o ‘culpado-mor’!!! Preocupada diante dos números, a ‘vice-eleita’ ‘trator’ (ops) tratou de editar o decreto 26.998, de 8 de outubro, cinco dias depois da eleição!!! O ‘bicho’ “disciplina procedimentos a serem observados no âmbito do Poder Executivo para fins de execução orçamentária e financeira durante o último trimestre do corrente exercício e dá outras providências”!!!

Segundo o decreto, fica a secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) incumbida de “definir os limites de empenho e movimentação financeira dos órgãos e entidades do Poder Executivo para execução de despesas no último trimestre de 2010, de modo a adequá-lo às disponibilidades financeiras do Tesouro Estadual”!!! E o que mais apavora os credores do Estado está no parágrafo 1º do artigo 1º: “Na determinação das disponibilidades financeiras do Tesouro Estadual serão considerados todos os encargos e despesas compromissadas a pagar, inclusive as passives de inscrição em restos a pagar do corrente exercício financeiro”!!!

 Vixi Maria!!! Para que a determinação fosse cumprida, o decreto deu um prazo de quatro dias a fim de que os titulares de órgãos e entidades do poder executivo encaminhassem à Seplan relação das despesas contratadas e respectivos empenhos já realizados!!! De posse desse levantamento é que a ‘vice-eleita’ está definindo as prioridades, fazendo os devidos cortes!!! Ela aproveitou o decreto, ainda, para barrar secretários mais espaçosos, como aquele que, apesar de não ocupar a pasta, anda dando as ordens lá dentro!!!

“A instauração de processos licitatórios, bem como de dispensa ou inexigibilidade de licitação, que acarretem despesas à conta de recursos do Tesouro Estadual, fica condicionada à prévia autorização do Comitê de Gestão Orçamentária e Financeira e de Política Salarial, sob pena de nulidade do procedimento”, diz o dispositivo!!!


 É, meu amigo, ô situação!!! Agora, vê se pode!!! Com um orçamento de aproximadamente 8 bilhões de reais por ano, a ‘vice-eleita’, ao retornar ao comando do Estado por ordem do TSE, que ‘defenestrou’ Jackson Lago a ‘pedido’ do ‘super papy’, ainda encontrou 1 bilhão em caixa!!! Em pouco mais de um ano e meio, pasmem, está a ‘pão e água’!!! Consta que a um mês da eleição o Estado parou!!! Financeiramente, nesse período, só andaram mesmo os assuntos que interessavam diretamente ao pleito!!! Resultado: o Estado tá cheio de ‘elefante branco’!!!

Se aqueles 72 hospitais foram uma das principais razões para o ‘rombo’ nas finanças, vem aí uma realidade mais triste: caso sejam todos construídos, o governo não disporá de recursos para equipá-los nem para colocá-los em funcionamento!!! Só tem um jeito..., é o ‘culpado-mor’ se eleger presidente e largar o ‘osso’!!! Difícil..., o cabra é forte e mete medo!!! É dos bons..., de ‘taca’!!!


 E sabe como a ‘vice-eleita’ e seu ‘cara-metade’ ‘batizaram’ esse ‘arrocho’???!!! “Condensamento da Estrutura de Governo”!!! Nome bonito!!! É..., mas o que está deixando os auxiliares nervosos não está escrito!!! Tem uma adjunta aí, por exemplo, que não consegue mais nem ‘pregar os olhos’ à noite!!! Vão cortar tudo!!!

 Os aposentados do estado, coitados, esses mesmos é que vão sofrer na pele, sem serviços de terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e geriatria, curso de informática, eventos sociais (natal, passeios...)..., tudo deixará de ser oferecido aos velhinhos..., além da redução nas oficinas, como natação, hidroginástica, entre outras!!!

Como se não bastasse, alguns contratos vigentes serão encerrados antes do prazo!!! O nervosismo por lá é grande para quem já sabe do ‘tsunami’!!! Sim, porque a notícia terá que ser dada aos aposentados!!! E sabe quando???!!! Depois do segundo turno, neste domingo!!! Ô coincidência!!!


Situação pior é do secretário petista, que, junto com seu ‘chefe maior’, ganhou a poderosa secretaria de Educação para largar o Flávio Dino no meio do caminho ao palácio!!! Como se não bastasse o ‘CEGO’ (Condensamento da Estrutura de Governo), o ‘coitado’ vem enfrentando ‘forças ocultas’ devastadoras!!! Resumindo, pra ser curto e grosso!!! Para ‘quebrar’ Flávio Dino, deram ao PT uma das mais poderosas secretarias do Estado, e agora, como já conseguiram o objetivo, querem tirá-la dos petistas, claro!!! Bem feito!!!

 É..., mas só que parece que o “buraco é mais embaixo”!!! A ‘bagaceira’ vai ser grande com ninguém menos que o chefe maior dos mensaleiros, Zé Dirceu..., principalmente se a Dilma sair vitoriosa das urnas, logo mais, à noite!!! Enquanto isso, as ‘forças ocultas’ trabalham duro para ‘puxar o tapete’ do Raposão!!! Uma das armadilhas foi tramada lá dentro mesmo, com ‘tarja preta’ e tudo!!! Foi o tal Curso de Formação!!! Uma ‘enviada especial’ armou a ‘bagaceira’ toda e ‘se mandou’, deixando o ‘abacaxi’ para o secretário!!! Pior é que ainda saiu falando, junto com as amigas, que a parte que elas fizeram foi um sucesso!!! E, pra quem não sabe, o organizador da estrutura do Curso de Formação já trabalhou outras vezes com este mesmo grupo comandando pela ‘ninja’!!!


O pior é que a ‘vice-eleita’ entrou na onda e está botando pra ‘descatitar’ com o ‘secreta’!!! Em plena reunião com outros auxiliares e dois parlamentares, a mulher apontou o dedo para o rapaz e sapecou: "o teu caso é de polícia"!!! Vixi!!! O auxiliar ficou quietinho no canto, enquanto ela continuava: "E a partir de hoje você está proibido de fazer qualquer despesa na secretaria"!!! Chamou o ‘ex-de-novo-super’ pra perto e deu a ‘tacada’ final: "Qualquer nova despesa só com a autorização prévia do J...., tá entendido”???!!! Pior é que o fato foi testemunhado por pelo menos oito pessoas, em pleno palácio!!!


 Pra justificar o afastamento do PT do governo, a ‘galera’ da ‘vice-eleita’ tá dando "total transparência" às ‘coisas’ dos ‘companheiros’!!! Meu amigo, é vazamento de informação pra todo lado!!! Tão fritando macaxeira todo dia na cozinha leonina!!!


É..., mas, anota aí, o ‘buraco’ parece que é ‘mais embaixo’!!! Esse ‘povo’ orquestrador está arranjando confusão grande com Zé Dirceu!!! “Capital dos Estados Unidos” não vai deixar barato!!! É bom ter cuidado, porque não estão tratando com cão sem dono!!! Ora se o chefe maior dos mensaleiros vai aceitar fazerem isso com o seu PT aqui no Maranhão!!! Depois, ‘me espia’!!!


 O que tem de brincante de um boi famoso aí ‘chiando’ é ‘brincadeira’!!! E com razão; senão, vejamos!!! Antes das eleições, todos eles foram chamados para uma mega reunião e convocados a votar num certo candidato a deputado!!! Em troca, as coisas melhorariam para todos, com mais investimentos e até mesmo participação num grande evento em Brasília para divulgação da nossa cultura!!! Empolgado, o dono do ‘novilho’ prometeu dar todas as passagens dos brincantes, desde, claro, que votassem no tal candidato!!! Pois é..., o ‘phoderoso’ foi reeleito, o dia do evento chegou e..., e..., não compraram todas as passagens!!! Alguns brincantes ficaram de fora!!! Pense num a confusão!!! Era brincante reclamando, era mãe brigando, chamando todo mundo de ladrão...!!! Teve brincante ‘barrado’ até que pagou do próprio bolso só para estar em Brasília!!! Esse ‘loló’!!!


 Essa saiu no ‘Alô do Pêta’, mas “vale a pena ler de novo”!!! “Viram aí, o Tiririca já avisou!!! Só faz a prova de ditado de Português se o Lula corrigir”!!!


Marrapá..., os ‘nacionalistas alemães’ da Volks pensavam que ‘Garoto-Presidente’ estava ‘morto’???!!! ‘Se ferraram’!!! O ‘cabra’ perdeu os milhões que pediu, mas ganhou o direito de vender volks sozinho de novo!!! Depois que foi preso e faliu, o ‘maluco’ da Euromar, que já havia conseguido o ‘milagre’ de reconquistar a ex-bbb, agora quer voltar a estremecer o mercado de automóveis!!! Vixi, Maria!!! Pra quem gosta de carro barato e confusão, é ‘prato cheio’!!! ‘Maranhense’ ganhando de alemão é ‘brincadeira’...!!! É, meu amigo, mas os tempos são outros!!! Além do mais, todo mundo sabe que ‘Garoto-Presidente’ ‘pisou na bola’, mas é ‘vero’ também que os ‘nazistas’ foram os grandes responsáveis pela ‘mega-sonegação’!!! Ou não???!!!



Já viram aí como a PM anda usando umas viaturas pretas, igualzinhas àquelas da Polícia Federal???!!! Hum, hum..., será que a ideia é criar confusão na cabeça de ‘neguinho’ quando aparecer ‘bagaceira’???!!!


Viram a capa daquela badalada revista da ‘terrinha’???!!! Marrapá, igualzinho a capa da ‘Rolling Stones’..., de ‘gosto’ muito questionado, por sinal!!! O médico da foto é uma ‘beleza’!!! Pois é..., não bastou a capa de tempos atrás, com uma menor, que resultou em problemas com a ‘Justa’, a revista agora aparece ‘clonando’!!! Poderia ter sido ótima, mas a ideia foi péssima!!!


Atenção ‘povo’ que gosta de lavar carro!!! Tem um dono de posto de lavagem, ali pras bandas do Eldorado, que está com uma mania ‘periclitante’!!! Vai acabar se complicando..., isso se não levar umas ‘borrachadas’ antes!!! Olha só!!! Os clientes chegam com seus carrões, deixam lá para lavar e quando saem, eis que o dono do posto abre o porta-luvas e passa a ‘pesquisar’ como o ‘bicho’ foi comprado..., se à vista, financiado..., em nome de quem está o veículo...!!! Depois, sai espalhando o resultado da ‘pesquisa’ pra ‘todo mundo’!!! Marrapá!!! ‘Prestatenção’ no serviço, ‘entanguido’!!!


 E essa aqui é para as ‘dondocas’ e todos que gostam de freqüentar os salões de beleza da ilha!!! Dr. Pêta descobriu que pelo menos três salões, um inclusive recém inaugurado na área litorânea da ilha, andam trocando produto caro por barato!!! O cliente chega e pede, por exemplo, uma ‘aplicação capilar’!!! Só que em vez do produto de qualidade, o frasco exibido está com ‘material do Paraguai’, comprado ‘por aí’, em qualquer ‘mercearia’!!! Marrapá..., ‘nego’ paga ‘uma nota’, pensa que está tendo um trato de primeira, com produto verdadeiro, e no fundo está sendo ‘engabelado’..., isso sem falar no estrago na ‘juba’!!! E o lucro, ó...!!! O pior é que tem gente dizendo que depois que o cliente sai, com a ‘juba’ ‘maltratada’, a risada corre ‘forte’ entre os funcionários!!!


E o ‘Deputado 43’, hein, gente!!! Pois é..., vem danos sinais de que está partilhando seus bens em vida!!! Após formar uma ‘Matemática Forense’ e um ‘Mestre em Informática’, deu um flat no Farol para a ‘rebenta’, uma barbearia de corte exclusivamente masculino para o ‘Gênio Português da Computação’...!!! Agora, para ’43...zinho’, a ‘Doutora da Vale’ e a ‘Odontóloga Parente de Magistrado’ nem presente de Dubai!!! Para o ‘Causídico Namorador’, então, só ameaça de dossiê!!! Vixi, ‘vamo’ abrir o olho!!!

Falar na barbearia, vem bronca aí com ‘43’!!! Já de olho na sucessão em Ribamar, ‘Deputado’ não só ‘batizou’ de ‘São José’ a barbearia do rebento como estampou na placa da frente o santo barbeando!!! Meu amigo, a confusão tá é grande na diocese ribamarense!!! Tem fiel brabo com ‘43’ até a alma!!! E sabe o que ele falou quando foi procurado pelo arcebispo???!!! “Não tem problema, esse santo é moderno”!!! Só falta agora o arcebispo denunciar ao Vaticano e o papa nomear uma comissão para vir ao Maranhão resolver o problema!!!



Falar em ‘Deputado 43’, lembram a historinha de domingo, do boi que o amigo perito engordou e depois ele foi buscar, mandou matar e deu de presente de aniversário para o filho do Edmar???!!! Pois é..., o magarefe que matou o boi tá ‘doidinho’ atrás de ‘43’, querendo receber ‘50 pilas’ que cobrou pelo serviço!!! O pior é que fica ligando direto pro perito!!! Esse ‘Quarenta e Três’...!!!


Olha só essa tentativa de intimidação!!! Um vereador da ‘Grande Ilha’ chega na localidade Iguaíba e tenta coagir a população com uns tratores, afrontando com um ‘pedaço de papel’ e dizendo que se trata de uma ordem judicial..., papel esse apresentado pelos operadores das máquinas!!! Mas como aceitar essa tentativa de ‘grilo’, se essa propriedade vem de descendência secular???!!! Pior é ficar dizendo que as terras foram doadas pela prefeitura e câmara de vereadores para a Caixa!!!

2 comentários:

Carlos disse...

Ricardinho és tú o Dr. Pêta?

Ricardo Santos disse...

Não sou o de peta, essa honra ainda não é minha...