quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Seria o Megacap uma nova versão do Poupa-Ganha????

Um título de capitalização com o nome Megacap, que paga prêmios de R$ 6.000,00 em dinheiro é a nova febre em São Luis. O Megacap é promovido pela Associação Aplub de Preservação Ambiental (ECOAPLUB), sem fins lucrativos, com sede em Porto Alegre/RS.

Segundo o estatuto da associação administradora do Megacap seu principal objetivo é angariar contribuições para promover a preservação da floresta amazônica e todo seu bioma.

Porém, a população ainda não está inteiramente convencida com relação ao Megacap, pois, vem a cabeça de todos, o famoso Poupa Ganha, do empresário Paulo Guimarães, maranhense da cidade de Timon, mas, que fez sua vida no vizinho estado do Piauí, onde possui os mais lucrativos negócios como uma distribuidora de medicamentos que serve todo o nordeste e jornais diários que são os mais lidos no estado piauiense.

Segundo comentários da época, Paulo Guimarães, tinha estreitas ligações com o empresário Fernando Sarney, irmão da governadora Roseana, no período em que o bingo operava no Maranhão, e outros estados.

O homem era um Midas. Mas, perdeu o toque. Vendeu seus helicópteros e um jatinho, fechou o Poupa Ganha com um prejuízo de 10 milhões de reais. A decisão de encolher seu império, começou a ser tomada em abril de 2000, a pedido da Procuradoria Geral da República, fiscais da Receita e agentes da Polícia Federal apreenderam uma tonelada de documentos em várias lojas do Poupa Ganha.

A Receita Federal, recebeu denúncias mostrando vários indícios de que o bingo faturava muito mais do que estava sendo declarado. Os documentos colhidos nas lojas do Poupa Ganha foram armazenados nos escritórios da Receita Federal. Todos encaixotados, porém, uma medida liminar concedida pela Justiça impediu que os fiscais vasculhassem a papelada em busca de provas e irregularidades.

Paulo Guimarães enfrentou outro problema, antes de se ver obrigado a se desprender do Poupa Ganha. Ele aplicava apenas 35% do que arrecadava com a venda de cartelas de bingo na compra dos prêmios que distribuía. A lei manda que esse porcentual seja de 65%.

Não estamos afirmando, que o Megacap seja uma versão atualizada do Poupa Ganha. Contudo, todo cuidado é pouco, afinal aqui nesse Maranhão “ gato escaldado tem medo de água fria”.

3 comentários:

A Wild Garden disse...

apesar de não ter nada a ver com a postagem, fiz uma humilde homenagem ao Joacy Jamys no intuito de resgatar os esquecidos dos fazines de papel, começando por ele

A Wild Garden disse...

apesar de não ter nada a ver com a postagem, fiz uma humilde homenagem ao Joacy Jamys no intuito de resgatar os esquecidos dos fazines de papel, começando por ele

Ricardo Santos disse...

Obrigado, por favor deixe seu contato ele era um grande amigo meu.