domingo, 14 de fevereiro de 2010

Giro rápido


A venda do BEM completa hoje seis anos, e o parabéns ($) foi para Roseana Sarney

A venda do Banco do Estado do Maranhão completou hoje seis anos, na época o BEM foi vendido por 72 milhões para o grupo Bradesco, numa transação cercada de mistérios e suspeitas.

Para se ter uma idéia da transação escandalosa, o governo do Estado na segunda gestão da então governadora Roseana Sarney, pediu um empréstimo milionário de 300 milhões para o Banco Central para “sanear” o banco, e depois vende-lo por apenas R$72 milhões.

Inexplicavelmente até hoje, ninguém fala onde foram parar os R$228 milhões. Coisas de honoráveis bandidos.

Da coluna do Cláudio Humberto

Poder sem pudor : Sarney, o insaciável

Conhecido empresário de Brasília, já falecido, montava a cavalo com o ex-presidente Figueiredo. Num sábado de 1984, em visita às baias do general na Granja do Torto, Figueiredo lastimou-se, bem a seu estilo, dos que o abandonaram: “O Cotonete de Gigante” (Marco Maciel), o “Rolha” (Jarbas Passarinho), que nunca vai fundo e jamais será presidente, e Sarney, o “Pidão”. Bufou o general:

- É o que mais tem cargos no segundo escalão. São 30 e ainda pede mais.

Balaias da governadora biônica

Na coluna Estado Maior da Secom (Jornal O Estado), constantemente vem falando do apoio de deputadas “balaias” ao secretário de administração do governo biônico Luciano Moreira, que todos sabem, sairá candidato a deputado federal com o total apoio de Roseana Sarney.

Duas perguntas:

O “apoio” que os evangélicos estão recebendo para os retiros da Igreja Assembléia de Deus e outras igrejas menores, que a deputada do PPS Eliziane Gama tem recebido, com um grato sorriso de um lado a outro da boca, não seria o pagamento de uma fatura para abandonar o barco da oposição, e enfraquecer a esquerda, que segundo o jornal da família Sarney; forçará o ex-governador Jackson Lago ser facilmente engolido pela maquina estatal da governadora Roseana Sarney?

Agora, sobre a deputada Graça Paz do PDT, será que ela deixará de apoiar o partido do Dr. Jackson Lago, que tem como candidato ao senado, o seu esposo o Clodomir Paz ?

Ricardo Fanfarrão Murad e seus hospitais

Os conselhos regionais de farmácia e enfermagem voltaram a criticar a tão propalada contrução de 65 novos hospitais no maranhão.

Ao contrário do exagerado otimismo do secretário Ricardo Murad, que não entende nada de saúde pública, representantes das duas entidades de classe se mostraram preocupados com a falta de profissionais qualificados no estado para suprir a demanda de tantos hospitais.

O temor maior é que essas obras sejam apenas eleitoreiras e que depois das eleições essas novas casas de saúde não se transformem em verdadeiros elefantes brancos ou se tornem depósitos de qualquer coisa, menos em hospitais.

Jackson Lago da sinais claros que continuará firme na luta

O ex-governador Jackson Lago, disse esta semana que a aliança regional PDT/PT, ainda não é definitiva, embora a aliança nacional já tenha sido sacramentada em torno da pré-candidata petista Dilma Roussef.

Para Lago, estar no mesmo palanque com a governadora empossada Roseana Sarney, está fora de qualquer propósito, além do mais o PT maranhense tem duas possiblidades de aliança no estado, vai com o PMDB de Roseana ou com o PC do B, de Flávio Dino, que declarou em pronunciamento na Câmara dos Deputados que será mesmo candidato a governador.

Por conta disso, Jackson, que também é pré-candidato a governador só subiria no palanque de Dilma, no Maranhão, caso não chegasse ao segundo turno, e nesse caso só subiria para apoiar a candidatura de Dino, jamais a de Roseana.

Baile da discórdia

O Baile de Gala do estado, criado pela ex-primeira dama Alexandra Tavares, com renda rvertida para o Voluntariado de Obras Sociais(VOS), sempre realizado em locais populares, este ano, no governo da biônica Roseana Sarney, será comandado pelo colunista da família, Pergentino Holanda, o PH.

E mesmo antes da realização do baile, que este ano será nos salões do mais luxuoso hotel da cidade, já começam a pipocar as primeiras broncas.

Falam nos bastidores do próprio governo que PH, formulou uma lista com nomes de personalidades por ele escolhidas a dedo que quer ver na festa, e manda que um emissário seu procure cada uma dessas personalidades com um convite personalizado e ao entregá-lo pegue logo o cheque com o valor do mesmo.

Quando alguém que não consta da relação de Pergentino, interessado em participar da festa não encontra convites disponiveis em lugar nenhum, supõe que estão disponiveis no VOS e imediatamente se dirigem a sede , na Lagoa da Jansen, pois acham que o órgão faz parte da organização da festa, como costumeiramente fazia, quando são informados por funcionários no local, que até mesmo a presidente do voluntariado, Vanda Duailibi, amiga da governadora, para ir ao baile vai ter que meter a mão no bolso e comprar seu próprio convite se quiser participar da festa.

Como diria o grande Dr. Pêta: Esse duas letras não tem mesmo parelha.

Gastão Vieira o eterno pagador de Mico

O secretário de planejamento do estado, deputado Gastão Vieira, voltou a pagar mais um grande mico.

Gastão, que meses atrás foi obrigado a desmentir dados sobre a economia maranhense que mostrava através de números que o primeiro governo Roseana Sarney, foi o grande responsável por uma década perdida para o Maranhão, e depois pressionado pela própria Roseana colocou a culpa nas chuvas que cairam à época, publicou na imprensa que o orçamento do estado está aberto e que não foi trancado por Roseana enquanto viajava para os Estados Unidos.

Ora, ou Gastão adora mesmo pagar micos, ou duvida da inteligência do cidadão.

No dia seguinte a viagem da governadora toda a imprensa divulgou amplamente que ela havia determinado o fechamento do orçamento para 2010, até que retornasse, preocupada, principalmente com os desmandos do cunhado secretário Ricardo Murad, que tem o hábito de desobedecer suas determinações.

Por que então, o Gastão Vieira não desmentiu imediatamente tais notícias? E só agora, após a volta de Roseana, saiu-se com essa de que o orçamento do estado nunca esteve trancado e que tudo não passa de factóides criados por opositores?

É nisso que dá fazer parte de um governo onde todos mandam e ninguém se entende.

Do Informe JP de terça-feira:

Desanimo

Por mais que alardeie otimismo com as pesquisas que divulga, o grupo oligárquico que governa o Maranhão mediante golpe judicial não esconde nas discussões à portas fechadas o desânimo com o desempenho de Roseana Murad Sarney.

É que em todas as sondagens existe uma clara indicação de que o pleito vai para o segundo turno, mantidas as atuais pré-candidaturas. E no segundo turno, avaliam, ela perde de novo.

E é isso que explica também as ações movidas por Sarney e sua filha Roseana para tentar desestimular a pré-candidatura do deputado Flávio Dino.

“São Luís está vivendo uma guerra civil”.

O alerta foi feito nessa terça-feira(9), na tribuna da Assembleia Legislativa, pelo líder da oposição, deputado Edivaldo Holanda (PTC), culpando diretamente o secretário Raimundo Cutrim pelo o que ele classificou de “caos no sistema de segurança pública do Estado”.

Segundo Edivaldo Holanda, até dezembro do ano passado 557 pessoas morreram de forma violenta em São Luís, “enquanto o secretário Raimundo Cutrim permite que uma briga aconteça dentro do Comando da Polícia Militar, a ponto de um comandante militar chegar a dizer que o outro está louco”.

O líder oposicionista disse não saber o que está acontecendo com o aparelho de segurança do Estado do Maranhão, a não ser o fato de que o deputado Cutrim esteja dedicado, desde o momento que assumiu a

Secretaria de Segurança, a fazer campanha para o seu retorno à Assembleia.

“O secretário [Cutrim] deveria ter a autoridade de chamar para si esse Comando da PM descontrolado e dar-lhe um ultimato em defesa da família, da sociedade e do cidadão, para que pudéssemos ter mais tranqüilidade”, declarou. Edivaldo Holanda leu trechos de reportagem publicada no “Jornal Pequeno”, a qual registra que no mês de janeiro ocorreram 51 homicídios na Região Metropolitana, contra 39 no mesmo mês durante o governo Jackson Lago, em que a Secretaria de Segurança era comandada por Eurídice Vidigal.

Veja mais clicando aqui:

Nenhum comentário: