domingo, 24 de janeiro de 2010

Ex-governador Zé Reinaldo comenta a década perdida

Começando a semana com um comentário que não poderia passar despercebido, sobre os verdadeiros culpados pela pobreza do Maranhão. A exemplo do Jornal inglês The Economist, agora foi o jornal francês Lê Monde Diplomatic afirmar tudo que sempre falamos aqui no JP, sobre a verdadeira máfia maranhense que atua na política.

Para isso, nada melhor que a breve analise de um ex-governador que foi massacrado pala mídia sarneysista. Mas será que agora, a Mirante vai dizer que é tudo “invencionisses”, ou que foi tudo “plantado”, como fazem sempre quando algum jornal ou revista de circulação nacional fala sobre a família Sarney?

Vamos aos comentários do ex-governador Zé Reinaldo, sobre a matéria do Lê Monde:

“No Brasil, o presidente do Senado, José Sarney, foi flagrado com a mão na botija em alguns casos de corrupção, de empregos fictícios, e de outras ‘indelicadezas’.

Antigo líder do grupo parlamentar que dava sustentação à ditadura militar (1964-1985), e em seguida o primeiro presidente civil após a morte de Tancredo Neves antes da posse, José Sarney é “o cabeça de uma verdadeira máfia familiar no Maranhão”. O jornal ainda acrescenta que o presidente Lula salvaguardou o senador maranhense, em nome da manutenção da coalizão governamental, “mesmo ele representando o que há de pior na classe política brasileira”.

Para ele, isto foi muito pior do que o que escreveu a respeitadíssima revista inglesa “THE ECONOMIST”, que o chamou de político medieval e coronel eletrônico que dominava o Maranhão pelo medo e pelo poder e que descreveu a situação sob a sentença de que “no Maranhão os dinossauros ainda vivem”.

E sobre a filha do Sarney, que sempre faz tudo que ele manda:

“Soube que Roseana Sarney, aquela que ocupa o governo do estado em temporada patrocinada pelo TSE, perdeu as estribeiras recentemente quando soube que a Secretaria de Planejamento do seu governo publicou no mês passado o “Indicadores de Conjuntura Econômica do Maranhão”, analisando dados do IBGE sobre a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), mostrando que durante o seus dois períodos de governo passados, além do de Edson Lobão, atual Ministro das Minas e Energia do governo Lula, o Maranhão teve um dos piores indicadores de crescimento de sua história. Isso foi na década de 90”.

Na pesquisa ficou claro que Roseana Sarney é a única responsável pela pobreza do Maranhão segundo os números do PNDA (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que registrou crescimento nas outras capitais do Nordeste.

Em contrapartida a isso, o PNAD mostra que assim que acabou os dois mandatos da governadora filha do senador Sarney, os governos de Zé Reinaldo (que deixou o grupo Sarney) e Jackson Lago(que foi cassado), segundo os técnicos do PNDA, os números no Maranhão entre 2002 a 2007, inverteu a tendência e passou a crescer mais que o Nordeste( + 153%) e do que o Brasil( + 172%).

Está correta a analise do Zé Reinaldo, Gastão Vieira teve a difícil tarefa de anunciar a pesquisa e os números, logo após o golpe que trouxe de volta Roseana Sarney ao comando do governo, e que segundo os números ela não é nada disso que o grupo Mirante anuncia todo dia, que está “de volta ao trabalho”, mas mostram que ela fez foi sucatear o Maranhão durante uma década inteira.
O secretário Gastão, teve que falar não apenas para o próprio grupo Sarney que Roseana Sarney foi ruim e Zé Reinaldo foi bom, mas para todo o Brasil. Isso deixou mais desacreditado ainda o sistema da família, que sempre falou mal do ex-governador, inclusive, querendo impeacheama-lo à época.

Parece tão claro, o Lê monde, o The Economist, o IBGE, o PNDA, e até o próprio secretário de Planejamento do governo biônico enxergam a mesma coisa: Roseana Sarney é, e sempre será um atraso para o Maranhão.

Será que o Maranhão precisa perder mais tempo com gente do passado? Que venha então o novo!

Veja mais clicando aqui:

Nenhum comentário: