segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Quem Diria???

As famílias de agricultores que vivem no perímetro irrigado Salangô, no município de São Mateus, comemoram o início da colheita de arroz irrigado, que este ano promete uma excelente safra, depois de muitos anos enfrentando dificuldades na assistência técnica e na produção.

São duzentas e vinte e três famílias, de nove associações de produtores, que cultivam arroz irrigado em 700 hectares (o plantio de arroz de sequeiro ocupa uma área de 3.200 ha). Os primeiros resultados são animadores, 300 toneladas de grãos já foram colhidas em 50 hectares, o que representa 5% do plantio de 105 toneladas de sementes. "Estamos trabalhando lá há cinco anos e esta é a maior colheita de todos os tempos", falou entusiasmado o agricultor Davi Ataíde de Almeida, da Associação Água Branca VI.

Por solicitação do secretário de Agricultura do Maranhão, Domingos Paz, que tem uma longa história construída com os agricultores do perímetro irrigado, a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagro) já recuperou a Estação de Bombeamento principal, com oito bombas de irrigação, realizou a limpeza de 2 km de drenos, e iniciou a construção do Armazém de Grãos de Salangô, com 664 metros quadrados, tendo aplicado na obra R$ 257 mil de recursos próprios. O armazém tem conclusão prevista para daqui a quatro meses.

"Com este trabalho, estamos realizando a função social de Salangô, um projeto que beneficia 600 famílias, e fortalecendo a agricultura familiar do Maranhão", analisou Domingos Paz.

Um comentário:

Anunciação disse...

Que bom!Precisamos de noticias boas assim.