quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Sarney, o MST e a Mirante

Um grupo que personificou a imagem opressora de um dos piores regimes do Brasil sobrevive na política graças ao mimetismo e artimanhas do seu líder máximo.

Sarney hoje não consegue esconder a verdadeira índole, marcada pela ferida encrespada na história. Por onde passou deixou lastro de destruição. Ainda assim, tem meia dúzia que o aplaudem.

No ano passado, o MST esteve em São Luís. Na ocasião, o governador Jackson Lago recebeu no palácio e se identificou com as causas dos sem-terra. Bastou isso para que uma trupe de blogueiros do Sistema Mirante se manifestasse contra, e inventasse absurdos.

Durante os dias que antecederam o julgamento que pede a cassação do governador do Maranhão, várias manifestações aconteceram na cidade. O povo saiu às ruas porque viu mais uma armação do grupo político que dominou o Estado durante mais de 40 anos. E seu retorno forçado, via justiça, depois da derrota nas urnas em 2006, soava como golpe baixo na democracia.

O apoio do MST e de vários movimentos populares que acamparam em frente ao Palácio do Governo chamou a atenção da população para o que estava acontecendo nos bastidores do plano federal, onde tudo seria resolvido, o natal do grupo Sarney estava garantido: Roseana empossada imediatamente.

Quando Roseana Sarney era governadora, a televisão maranhense transmitia tudo de bom. Ao final dessa desastrosa administração, o Estado estava quebrado, e ela candidata ao cargo máximo: presidente da república. Foi aí que a mídia nacional se manifestou e os podres pipocaram de todas as direções: Lunus, Salangô, BEM, Fábrica de Rosário, estrada Paulo Ramos-Arame... Como se vê, a Mirante mente, distorce fatos, fabrica notícias, em favor do Sarney.

A Rede Globo de televisão até tentou esconder o fato, isso tudo porque o grupo Mirante (jornal, TV e rádios pertencentes à família Sarney) mascarou a reação popular contra o golpe que seria dado, chamando de “movimento de aluguel”, onde todas as pessoas eram “pagas”. A verdade é que o grupo Sarney sempre perseguiu os sem-terra. Quando foi governador, Sarney colonizou o Estado, mas não pensou no pobre agricultor. Antes, priorizou ‘investidores’ que trariam ‘riquezas’ para o Estado.

Na verdade, concentrou as terras nas mãos de grileiros e latifundiários, enquanto nossos conterrâneos eram despejados, expulsos e até mesmo assassinados. Sem falar que a agricultura do Maranhão apresentava cada vez mais déficits, enquanto os outros estados batiam recordes de produção. Até que no governo da filha Roseana, foi dado o tiro de misericórdia.O Estado só fazia comprar, sem nada produzir.

A luta do MST no Brasil sempre foi combatida pelos grupos oligarcas, que não poupam adjetivos para desqualificar suas ações, numa tentativa de impedir os avanços sociais, jogando para escanteio os anseios de um povo que clama por justiça e igualdade, que quer pão e dignidade para viver.

4 comentários:

Anônimo disse...

oI, Ricardo!
Que 2009 seja para você e para este povo maravilhoso do Maranhão um ano de paz, crescimento, vitórias e amor.
Beijos, querido.

Anônimo disse...

Teremos um 2009 maravilhoso com a cassação de Jackson Lago, um político corrupto e hipócrita. A luta do povo maranhense com certeza valerá a pena, pois vemos mais próxima ainda a volta da guerreira Roseana Sarney que tanto fez pelo nosso estado. Ela fará um grande governo e devolverá ao maranhão toda a beleza e trabalho ao povo. E como diz a música: "pode falar o que quiser mas essa mulher sabe governar"! Com trabalho e honestidade (coisa que esse governador desconhece) o maranhão vai melhorar.

Luzia Martins, professora (funcionária pública)

Anunciação disse...

Feliz 2009 pra você,para todos nós e bons fluidos para o governador e familia,que merece todo o nosso respeito,foi escolhido honestamente pelo voto e,se Deus quiser irá governar o Maranhão até terminar seu mandato como manda a lei.Anunciação,cidadã honesta,funcionária pública.

Anônimo disse...

Ô Luzia Martins, nem parece que voce é professora, pois és totalmente alienada. Voce sofreu lavagem cerebral ou o quê? Será que voce não sabe a quantidade de pobres e miseráveis que essa senadorazinha contribuiu para deixar neste estado, saqueando as riquezas e transferindo para seu patrimônio particular? Ou você está doente, ou faz parte da quadrtilha. Que Deus te ilumine a abra teus olhos para a verdade em 2009.