segunda-feira, 6 de outubro de 2008

POEMARÁ 2008: RONNALD KELPS FOI O VENCEDOR

Casa cheia, assim esteve o Teatro Arthur Azevedo na quinta feira dia 02, na final que premiou os melhores do festival maranhense de poesia. Os alunos do 3º período de jornalismo da Faculdade São Luis, compareceram em peso para prestigiar o evento e torcer pelo poeta, que é estudante de jornalismo.

A premiação ocorreu da seguinte forma:

A coordenação do festival fez consulta popular junto ao público que prestigiou a sessão final distribuindo 250 cédulas para os que primeiro chegaram ao teatro, tendo o público escolhido como melhor desempenho de interpretação a feita pelo poeta Ronnald Kelps, que também foi escolhido como melhor poema segundo mérito literário segundo o júri técnico.

No julgamento do mérito literário, que teve avaliação feita pelos jornalistas Ubiratan Teixeira e Rosalvo Júnior, e da Prof.ª de Literatura Socorro Marinho foram premiados: 1º Lugar: “Palavra”, de Ronnald Kelps (São Luís-MA); 2º Lugar: “Modus Operandis: Sobrevivente”, de Móises Abílio Costa (Pedreiras-MA); e 3º Lugar: “Negros versos Negros”, de Josélima Machado da Costa (São Luís-MA).

Já no julgamento técnico de interpretação, que teve banca formada pelos atores Domingos Tourinho, Leda Nascimento, Guilherme Teles e a arquiteta e atriz Maria Laís da Cunha Pereira, a melhor interpretação coube ao jovem José Victor Vieira, aluno da 6ª série da Unidade Integrada Maria José Aragão, que defendeu o poema de sua autoria “Impulsão da Mentira”.

15 comentários:

Anônimo disse...

igual o poeta maranhense Luis Augusto Cassas nunca teremos

Anônimo disse...

Ao comentario acima...

É.. Mas babacas como você, que acham que o talento Maranhense esgotou, infelizmente a gente acha o tempo inteiro!

Ricardo Santos disse...

O pior é um evento dessa magnitude, não ter uma boa repercursão na midia televisiva do Maranhao. Nem mesmo apoio para realização.

Anônimo disse...

É óbvio que a grande responsabilidade do escritor maranhense, na atualidade, é a Poesia. Então é preciso ter cuidado ao chegar ao solo profano daquela que é regida pelo amor. Ninguém, ao chegar às margens do rio da sedução, do simulacro, da segunda intenção das notas musicais, das palavras, poderá ignorar que passaram pela seara Pixinguinha e Noel Rosa, Ary Barroso e Catulo. E, assim, se poderá perceber que é fácil juntar notas musicais ou palavras, mas cada vez mais difícil fazer Poesia.
parabéns Ronnald Kelps pela sua poesia Palavra!!!

Anônimo disse...

Ronnald Kelps, Uma das coisas que essa blogosgera me trouxe foram pessoas interessantes para minha vida real.
Você já é parte dela, ainda que virtual, por enquanto!quanto ao seu poema
...sem palavras. Sou tão bebê ainda. Bebo da fonte de todos vocês, mas especialmente bebo da alegria que para mim é viver!
beijos,

Anônimo disse...

Ronnald Kelpes, me faz lembrar um dos nomes indiscutíveis da poesia contemporânea, Ferreira Gullar. não apenas como poeta que, consagrado, ainda nos surpreende, mas igualmente pela sua atividade intensa como intelectual e crítico de arte e literatura. Poeta Kelpes venceu pela segunda vez o Poemará num curto prazo de dois anos e dessa vez em dose dupla. é o mais jovem e o maior vencedor do evento! Ronnald Kelps, autor de Alegria Fosca e Palavra, voce vai chegar lá!!!!

bjs

Anônimo disse...

Parabéns Ronnald Kelps, com carinho, aqui vai uma poesia...

Dois Mundos




Se o homem é a montanha

A mulher, o sol que se revela por detrás

É como se fosse o vidro

Que somente a areia faz

E quando soprada pelo vento,

Vai ao longe encontrar as tendas

E das tendas, a mulher é o oásis

E os homens, as pedras que fazem a água se sentir viva

Que o beduíno sedento bebe sem pensar

Para aplacar sua dor e seu suor

E se o homem é a voz que clama da garganta do viajante,

A mulher e é a mesma voz que embala seu sono na noite

E se a mulher é a noite, os homens são as estrelas que a contemplam

E se o beduíno conta as estrelas, é porque na noite ele se sente feliz.

Anônimo disse...

Empolgado pela imaginação, Ronnald Kelps idealiza temas, exagerando em algumas de suas características. Dessa forma, a cidade sempre a procura da perfeição. Essa característica é marcada por descrições minuciosas e conceitos do termo palavra. é isso ai, poeta Ronnald Kelps!

Anônimo disse...

O Festival Maranhense de Poesia da UFMA (POEMARÁ) é responsável pela descoberta de vários talentos poéticos maranhenses, que dão suporte à última safra e geração da moderna e contemporânea poética maranhense. Entre eles, destaca-se o poeta Ronnald Kelpes, que recentemente arrebatou o primeiro lugar do Concurso além de ter sido escolhido o melhor interprete segundo o publico. Parabéns, Ronnald Kelps!

Anônimo disse...

O Poeta Vargem Grandense Ronnald Kelpes, mostrou suas esmeradas produções textuais no Festival Poemará, porém, para quem acha que seu mais lindo poema é Palavra (vencedor do Poemará em 2008) ou Alegria Fosca (vencedor do Poemará em 2006), ainda não leu sua poesia ''labaredas'', que para mim, é sua obra prima! fiquem com ela:



LABAREDAS


a luz intensa devasta-me quintais
que eu soletro no prelúdio de mim
porque nada e ninguém na penumbra
são verbos do talvez!

A luz intensa devora pronomes
plantados na Décima Sinfonia
e Beethoven dedilha crepúsculos
para o solfejo do sempre

E estas ruas, se fossem minhas,
não morderiam perdidos meninos,
não acatariam a origem das suplicas
de homens e mulheres deteriorados,
deterioradas.

A luz intensa decodifica tambores,
esculpe labaredas, coreografa violinos,
grita à meia-noite do mogno
e vem explodir-se, triunfante,
nos adjetivos de mim
tão ciosos do azul da liberdade!

autor: Ronnald Kelps

Anônimo disse...

Ricardo, sei que o Poeta Ronnald Kelps é muito amigo da comunicadora Karla Bianca, e que o Renato Carvalho foi o vencedor do K.asting. ambos tem traços de feiçãso muito parecidos. O Renato Carvalho, vencedor do programa é irmão do Ronnald Kelps Queiroz Carvalho, vencedor do Poemará 2006, 2008?

Anônimo disse...

a poesia é um importante meio de expressão cultural, social e também de expressão politica. muitos poetas vem contribuindo para uma literatura social e fazendo as devidas denuncias contra as oligarquias. Parabéns poetas brasileiros e poetas maranhenses !

Anônimo disse...

Parabéns a todos os poetas pelo dia da poesia!!!!

Anônimo disse...

Quando um homem criado
Em rudeza encontra beleza
Em poesias fazer,
É sinal que o amor
Visitou seu
coração

Sebastião Jorge disse...

Ronnald Kelps O Grande Poeta do Maranhão!!!!