quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

NÚMEROS QUE FALAM MUITO

Matéria publicada ontém no Jornal “O Estado do Maranhão” me motivou hoje a verificar a evolução ou não da educação no Maranhão. Preferi focar somente no ensino médio regular.

Os números disponíveis no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação(Inep) do Ministério da Educação falam por si.

Pelos dados fica claro a discrepância entre os anos de domínio do grupo Sarney e a mudança com o rompimento. (Veja o quadro)

Até o final do Governo Lobão, ele aumentou em 18.831 o número de matrículas. Ribamar Fiquene em apenas um ano aumentou 12.530. Já Roseana Sarney aumentou em sete anos de governo na realidade o total de 13.418.

O último ano de sua gestão foi 2001, que ao contrário do que consta na página do MEC não foram 193.730 matrículas no ensino regular. Apenas no ensino regular foram 76.016, o restante foi matrícula do Tele-ensino que na época incluíram como é sabido.

A média então destes três da era Sarney foi de cerca de 154 mil matrículas. Roseana, no caso, acabou fazendo em 7 anos o que Fiquene fez em um.

J á a partir do Governo José Reinaldo os número como se pode ver crescem de forma elevada. São quase 200 mil matrículas a mais em 5 anos. São 13 vezes a mais que a média da filha e aliados do grupo Sarney.

Mas se chorarem teimando que foram 193 mil. Mesmo assim, o aumento é de mais 80 mil e o crescimento é 5 vezes maior.

Não sou que estou falando. São os números. Dados!

2 comentários:

Anônimo disse...

Cassaram o governador Jackson, e não é que acharam ele nos interiores (Cidades), inaugurando obras, firmando convênio com Prefeitos para melhorar os índices do desgoverno de Jorge Murad!

Esse Ministro Carlos Ayres com certeza é o mesmo que absorveu o Lobão, portanto tomemos cuidado, porque na realidade o processo de cassação contra Jackson corre a todo vapor. Mais Deus é maior e não vai deixar nosso estado outra vez no atrazo (dos pobres), porque eles enriqueceram, tem até ilha particular, adquirida com dinheiro de quem?

Anônimo disse...

Caro Ricardo, como não sei o e-mail e nem o blog do jornalista do JP Oswaldo Viviani, vou usar seu blog para pedir a ele que nas reportagens que ele faz pelo interior do estado "Realidade Maranhense", não deixar de informar também o efeito do programa do governo "luz para todos", isso é muito importante o público saber.
Obrigado