segunda-feira, 5 de novembro de 2007

EMPRESA DE PESQUISA ESTARIA A SERVIÇO DE SARNEY?

Em sua edição de ontem o Jornal do Grupo Sarney /Mirante publicou pesquisa de O Estado/Escutec que afirma que a maioria dos moradores de São Luís reprova governo e propaganda de Jackson.

O jornalista Luiz Carlos Azenha (
http://viomundo.globo.com ) revelou que a Escutec é, na verdade, "o Datafolha do grupo que edita o jornal Folha de São Paulo, cujos os proprietários são amigos de longa data do senador Sarney". Ah, Vale observar que é lá também que Sarney publica todas as sextas-feiras os seus artigos.

3 comentários:

SEU JOCA disse...

"No Maranhão, Sistema contra-ataca Jackson Lago"

JORNALISTA MUDA O TÍTULO E PARTE DO CONTEÚDO DO PRÓPRIO TEXTO....

O JORNALISTA LUIZ CARLOS AZENHA DO BLOG VIA O MUNDO, DEPOIS DE PUBLICAR QUE O INSTITUTO ESCUTEC SERIA NA VERDADE O DATAFOLHA, VOLTOU ATRÁS E MUDOU SABE-SE LÁ PORQUE O TEXTO ORIGINAL. AGORA AZENHA SE REFERE AO ESCUTEC APENAS COMO INSTITUO LOCAL E O PIOR DE TUDO SIMPLESMENTE NÃO SE JUSTIFICADA COM SEUS LEITORES SUCITANDO OS MESMOS A DÚVIDA: AFINAL DE CONTAS O ESCUTEC É OU NÃO É O DATA FOLHA ????
ABAIXO O QUE ESTAVA PUBLICADO ATÉ ONTEM A NOITE E DOPIS COMO ESTÁ AGORA E NO FINAL O LINK PARA O BLOG ONDE ESTÁ O TEXTO AGORA MODIFICADO.

COMO ERA:
"Apesar desse emaranhado de nomes, quem manda mesmo no Sistema Mirante de Comunicação é a família Sarney. Muitas das concessões que opera foram dadas enquanto José Sarney era presidente da República. O jornal "O Estado do Maranhão" é o mais lido. Na edição deste domingo, publicou uma pesquisa afirmando que São Luís, a capital, reprova o governo de Jackson Lago, o político que acabou com 40 anos de controle dos Sarney no Executivo estadual.

A pesquisa foi encomendada pelo próprio jornal ao Datafolha... digo, ao Escutec: "Pesquisa O Estado/Escutec ouviu 801 moradores de São Luís, entre terça-feira e quinta-feira da semana passada, e constatou que mais de 60% da população vêem como enganosa a propaganda das realizações do governo, só 31,96% ainda acham que o trabalho ainda vai melhorar e quase a metade dos eleitores que elegeram Jackson Lago há um ano hoje não votaria mais nele."

O texto, divulgado pelo site iMirante, do grupo Sarney, termina com uma pérola de jornalismo "isento", convocando à discórdia na aliança governista: "Como pesquisa é instrumento hoje à disposição de todos os políticos, é provável que seja esse cenário que encoraja o prefeito Tadeu Palácio a puxar para si o comando da sucessão municipal no território tantos anos dominado pelo líder pedetista, que hoje faz um governo massacrado pela opinião pública."


COMO FICOU:

Apesar desse emaranhado de nomes, quem manda mesmo no Sistema Mirante de Comunicação é a família Sarney. Muitas das concessões que opera foram dadas enquanto José Sarney era presidente da República. O jornal "O Estado do Maranhão" pertence ao grupo. Na edição deste domingo, publicou uma pesquisa afirmando que a população reprova o governo de Jackson Lago, o político que acabou com 40 anos de controle dos Sarney no Executivo estadual.

A pesquisa foi encomendada pelo próprio jornal a uma empresa local, que fez sondagens para a campanha derrotada de Roseana Sarney, no ano passado: "Pesquisa O Estado/Escutec ouviu 801 moradores de São Luís, entre terça-feira e quinta-feira da semana passada, e constatou que mais de 60% da população vêem como enganosa a propaganda das realizações do governo, só 31,96% ainda acham que o trabalho ainda vai melhorar e quase a metade dos eleitores que elegeram Jackson Lago há um ano hoje não votaria mais nele."

O texto, divulgado pelo site iMirante, do grupo Sarney, termina com uma pérola de jornalismo "isento": "Como pesquisa é instrumento hoje à disposição de todos os políticos, é provável que seja esse cenário que encoraja o prefeito [de São Luís] Tadeu Palácio a puxar para si o comando da sucessão municipal no território tantos anos dominado pelo líder pedetista [Jackson Lago], que hoje faz um governo massacrado pela opinião pública."

A Escutec é a mesma empresa que fez a pesquisa publicada no dia 28 de setembro de 2006, três dias antes do primeiro turno, na qual a candidata Roseana Sarney (PFL) aparecia com 57,7% dos votos válidos, contra 26,3% de Jackson Lago e 11,11% de Edson Vidigal (PSB). "Pelo levantamento, Roseana vence a eleição no primeiro turno", sentenciou um colunista de "O Estado do Maranhão", o jornal da família Sarney. Roseana teve 47,21% e Jackson 34,36%. Foram para o segundo turno e o pedetista venceu.

http://viomundo.globo.com/site.php?nome=OutroMundo&edicao=1463

SEU JOÃO disse...

E DEPOIS VEM O SARNEY E SEUS 40 AUXILIARES DIZER QUE ESTÁ SENDO PERSEGUIDO PELA PÚBLICA. DOIDO PARA SE FAZE DE VÍTIMA COMO SE FOSSE POSSÍVEL ALGUÉM CONSEGUIR DESTRUIR A IMAGEM DO VELHO CACIQUE MAIS ACABADA DO QUE JÁ ESTÁ.

Anônimo disse...

amanhã o professor aloprado faz um artigo naquele muito lido na rua henrique leal para fazer ecoar as palavras mentirosas do sarney.