terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Carta de um turista decepcionado…



O relato a seguir é um dentre tantos, que deixaram a nossa cidade decepcionados. Este blog sempre preocupo-se em denunciar estes problemas. De tanto criticar as omissões dos governantes, acabei sendo tarimbado pelos escribas da oligarquia Sarney, como quem tem ódio do Maranhão.
Mesmo tendo minhas palavras distorcidas e atitudes confundidas, quero dizer que amo minha cidade, meu estado, e tenho esperança que essa nuvem negra um dia vai passar e o sol da justiça vai aparecer sobre o povo maranhense.
Da mesma forma que eu, muita gente espera o fim daqueles que roubaram a dignidade deste povo, que sofre por décadas na escravidão da miséria, sofre a negação de suas necessidades básicas, para rastejarem favores de uma minoria perversa.
Fiquem com mais um desabafo de um turista que deixou a nossa cidade levando muitas decepções.
Caro Ricardo, eis o meu desabafo. Grande abraço,
chicolelis
Sr. Editor, quando fui convidado pela minha filha para acompanhá-la numa viagem a esta bela (e agora que conheço) e maltratada terra, fiquei entusiasmado por dois motivos. O primeiro, de ordem pessoal, pois minha neta estaria junto na viagem. O outro porque, apesar de ter viajado por quase todo o Brasil (agora faltam apenas o Acre, Rondônia e Tocantins) não conhecia São Luis, de tantas cantadas belezas.
Bem, as coisas começaram mal por culpa da TAM, que trocou o voo sem nos avisar (sorte termos amigos que vieram para o mesmo casamento e nos alertaram) e desviaram o carrinho da minha neta para Brasília. (E na volta estão me cobrando diferença de tarifa porque antecipei o meu retorno não dá para ficar mais aqui).
Chegando aqui, descobri com imensa tristeza que, no que diz respeito a natureza e aos que construíram há 400 anos passados, esta cidade merece todos os elogios.  Mas, no que dependeu dos que a governaram de lá para cá, que tristeza.
A cidade está suja, as calçadas praticamente não existem, nem mesmo no bairro, Calhau, onde, segundo informações reside a mais poderosa família do estado. Desnecessário mencionar qual, não é?
Pois falando neste bairro, me lembrei que, tanto no hotel onde fiquei, quanto nas ruas, nos táxis, fui alertado para não levar minha neta à praia, que está interditada para banhos, por causa da poluição do esgoto, o mesmo esgoto que encontrei a céu aberto aqui no Calhau. Que vergonha!
Vergonha especialmente para a Sra. Governadora, já que saneamento é responsabilidade do Estado do Maranhão. Depois, diante de várias informações, abri mão de levar minha filha e neta para conhecerem o Centro Histórico: “abandonado totalmente, com muita sujeira nas ruas, obras mal conservadas etc etc”, segundo testemunho de muitos.
Então, a exceção do casamento, que foi um momento mágico na minha estada em São Luis, à única alegria que daqui levo é o surgimento de mais um dentinho da minha amada neta.
Adeus São Luis, Maranhão, que me causou tanta decepção.
Em tempo: que povo bom! Pena que tão maltratado por quem nele confiou.
Francisco Lelis
RG 4.521-462
Fone 11-982252043 

Nenhum comentário: