segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Comentário do dia



 Fiquem com a analise do blogueiro Robert Lobato sobre a vitória de Edivaldo Holanda Junior, sobretudo, dos seus articuladores políticos, Roberto Rocha e Edivaldo Holanda (o pai).
 
Toda eleição tem contabilidade política para verificar o saldo de quem ganhou e perdeu nas urnas. Nesse sentido, se o blog tivesse que apontar quem foi o grande vencedor político destas eleições municipais no Maranhão a resposta seria Roberto Rocha (PSB).
O socialista, além de sair consagrado pelas urnas como vice-prefeito eleito de São Luis, ainda elegeu o filho vereador da capital e o seu irmão mais velho, Luiz Rocha Filho, prefeito de Balsas, uma das maiores cidade do sul do Maranhão.
Roberto é o mentor intelectual da candidatura do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e só abriu da própria candidatura porque Holandinha foi o escolhido pelo finado consórcio coordenado por Flávio Dino.
A candidatura do petecista foi viabilizada por conta das articulações do ex-deputado federal para conseguir ter o controle do PSB local, que tudo indicava ir para a coligação do prefeito tucano João Castelo (veja post sobre o assunto aqui).
Quem conhece o presidente municipal do PSB sabe que ele não será um vice-prefeito qualquer, pelo contrário, tende a ser uma das principais figuras do futuro governo municipal e, quiçá, assuma uma secretaria importante na administração.
Caberá a Roberto Rocha, ao lado de Edivaldo Holanda pai (outro vencedor das eleições), o trato da gestão, que não será nada fácil no primeiro ano de mandato, pois Holandinha deverá assumir uma prefeitura com muitos entraves administrativos.
Entretanto, Roberto sabe que a população não aceitará a balela de que o novo prefeito recebeu uma “herança maldita” ou que precisa de um ano para “arrumar a casa”.
O fato é que, se o grupo de Flávio Dino saiu vitorioso em São Luis, dentro desse grupo é de Roberto Rocha a grande vitória política destas eleições.
Se souber administrar bem essa vitória daqui pra frente, com serenidade, humildade e inteligência, poderá colher bons frutos para os próximos embates.
O velho Luiz Rocha deve estar festejando lá em cima…
PS. Edivaldo Holanda (pai) foi outro grande vencedor das eleições. Acaba de realizar, através do seu filho, um sonho que já acalentou um dia: o de ser prefeito de São Luis. O blog ainda contará essa história aqui antes de se despedir da blogosfera. Aguarde.

Nenhum comentário: