sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Em Paço do Lumiar Documento revela suposta participação de desembargadora no Mensalão


 Folha do Maranhão


Prefeitura de Paço do Lumiar operava esquema através de folha de pagamento paralela


Desembargadora Nelma Sarney aparece com uma suposta indicação na 'folha paralela' da prefeitura de Paço do Lumiar
Contabilidade sobre pagamentos dos servidores da Prefeitura de Paço do Lumiar
Despacho de Thiago Aroso para o ex-secretário Eduardo Castelo Branco

Documentos que vazaram na internet trazem novas revelações sobre o esquema ilegal de um suposto pagamento de mensalidades a vereadores em troca de sustentação política do governo na Câmara de Paço do Lumiar, conhecido como Mensalão. No entanto, os parlamentares não são os únicos que estão sob suspeita de fazer parte do esquema.

Há outra lista de beneficiários. No grupo, constam partidos políticos, jornalistas, oficial de justiça, desembargadora e meios de comunicação que não necessariamente sabiam da movimentação ilegal de recursos, mas podem ter recebido sem conhecer a origem do dinheiro que pagou por seus serviços.


De qualquer forma, a contabilidade assinada supostamente pelo vereador Thiago Aroso, então chefe de gabinete da prefeita Bia Venâncio, afastada do cargo, mapeia o fluxo dos recursos. Os supostos pagamentos eram feitos através de uma folha de pagamento paralela. Até 17 de setembro de 2012, data do vazamento dos documentos, a Prefeitura de Paço do Lumiar tinha um total de 2.805 servidores ao custo de R$ 3,3 milhões por mês. Conforme o documento, somente 1.138 servidores seriam efetivos; 1.402 seriam contratados exercendo a função sem ter prestado concurso público e 265 exerciam cargos comissionados.

De acordo com informações obtidas pela reportagem, todos os papéis foram apreendidos pela Operação Allien, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal e que resultou no afastamento da prefeita Bia Venancio e do vereador Thiago Aroso.







Confira abaixo a íntegra dos arquivos com a suposta folha de pagamento paralela (em PDF): 












Nenhum comentário: