sábado, 4 de agosto de 2012

Candidatos a vereador querem trabalhar ou se dar bem?



Bem intencionado...
Muita gente questiona por que ao invés de criarem novas vagas para vereadores, os nossos deputados de Brasília não criaram mais vagas para professores, médicos e policiais.
Em todo o Brasil, por conta da Emenda Constitucional nº 58, de 2009, que permite que as cidades ampliem a quantidade de cadeiras no Legislativo de acordo com o aumento populacional medido pelo IBGE, cerca de 68.544 vereadores que serão eleitos no dia 7 de outubro por cerca de 140 milhões de eleitores em 5.568 municípios.
A Câmara de São Luis terá 30 vereadores. O salário atual de um vereador é de R$ 9.150,00 (bruto) 7.480,00 (liquido), com uma verba de gabinete que chega aos R$ 20, 000,00 por mês.
De olho nessa mamata, em todo o estado do Maranhão cerca de 16.975 candidatos vão concorrer ao cargo eletivo. Sendo que na capital maranhense, cerca de 731 candidatos vão concorrer à disputa para a Câmara Municipal.
Os vereadores têm como tarefa fiscalizar as prefeituras municipais, além de criar e modificar leis restritas às cidades. Cabe a eles verificar, por exemplo, como o dinheiro público é aplicado e criar ou alterar o plano diretor de ocupação urbana de sua cidade.
Mas será que os 68.544 novos vereadores querem de fato cumprir sua obrigação, com o município? Será que querem salário fácil, ou como se diz, “querem se dar bem”?
Vejam abaixo o vídeo da eleição passada e tirem suas conclusões, o pior de tudo, que muitos desses vão concorrer na eleição de 2012.


Nenhum comentário: