domingo, 8 de julho de 2012

Pesquisa Escutec aponta: Castelo na frente




Apesar dos contras, o prefeito João Castelo (PSDB) lidera nas pesquisas de opinião. E são os próprios inimigos que agem contra sua administração, que passaram o tempo todo tentando impedir a construção de importantes obras, como hospitais, viadutos e aberturas de novas vias publicas para desafogar o transito caótico da cidade, que demonstram a sua liderança.
Vejam os números dados pela Escute, pagos pelo Jornal da família Sarney:
O que diz a pesquisa Escutec??? 
O jornal O EstadoMaranhão divulgou em sua edição hoje a primeira de uma série de pesquisas sobre a sucessão municipal em São Luís.
Polarizada entre o prefeito João Castelo (PSDB), com 26,3% , e o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), a pesquisa diz muito mais do momento que da campanha em si.
Abaixo, uma análise da situação de cada um:

João Castelo (PSDB): O prefeito mantém a dianteira da disputa, mas em condição de rigoroso empate técnico com Tadeu Palácio. Os números desmentem, no entanto, pesquisas divulgadas pelo PCdoB na pré-campanha, que mostravam Castelo bem abaixo dos principais candidatos do extinto consórcio. Mas seu índice de rejeição, acima dos 40%, é perigosíssimo.
Tadeu Palácio (PP): Muita gente vem dizendo há meses que Palácio não sustentará índices acima de 20%. E ele vem mantendo a média pesquisa após pesquisa. Ainda se mostra o candidato mais competitivo contra o prefeito João Castelo e os números da Escutec sugerem que foi o ex-prefeito quem herdou os eleitores de Flávio Dino (PCdoB).
Edivaldo Holanda Júnior (PTC): O candidato de Flávio Dino parece estagnado nas pesquisas, com os mesmos índices na casa dos 17% que registrsa desde que se lançou, e mesmo tendo sido disseminado como “o candidato de Flávio”. O índices de Flávio Dino na pesquisa espontânea (na casa dos 5%), mostram que seus eleitores já migraram, mas não foram para Holanda Júnior.
Eliziane Gama (PPS): Com 8,8%, a deputada mantém sua força eleitoral mesmo diante do bombardeio que vem sofrendo para abandonar a candidatura. Com baixa rejeição, Eliziane mostra competitividade para crescer, sobretudo se souber aproveitar o tempo na propaganda eleitoral. Seu ponto fraco é a falta de estrutura para a campanha de rua, o que pode minar seus índices.
Haroldo Saboia (PSOL): o ex-vereador já demonstra desempenho melhor que toda a história do PSOL na capital maranhense, mas seus índices de 3,5% – à frente de Washington Luiz – refletem apenas a realidade momentânea. Além disso, ele apresenta o terceiro maior índice de rejeição entre os candidatos. Como já é conhecido do eleitor, a tendência é manter a rejeição.
Washington Oliveira (PT): É ilusório o baixo índice de Washington na primeira pesquisa Ecutec (3,4%). Ele detém a maior estrutura de campanha, o maior número de partidos e o maior tempo na propaganda. Essa soma leva, naturalmente, a um esperado crescimento nas próximas pesquisas. Seu desafio é superar Holanda Júnior e brigar pela vaga no segundo turno.
Marcos Silva (PSTU) e Edinaldo Neves (PRTB): O candidato do PSTU mantém a média de sempre nas disputas eleitorais em São Luís, e dificilmente passará disso. É o representante de um grupo posicionado contra tudo o que está aí em matéria de política. A candidatura de Neves foi apenas uma tentativa de forçar a desistência de Eliziane Gama e certamente ficará onde está.

Nenhum comentário: