Os secretário de governo que estavam representando Roseana Sarney, todos têm vasta experiencia em administração municipal, e sabem ouvir a população, as suas exigências, aquilo que está sendo urgente em cada cidade. A presença desses secretários de governo nas cidades, demonstrou que existe uma preocupação e que o governo tem vontade de fazer algo para melhorar a situação dos municipios.
Também os Seminários foram bem avaliados pela população, acompanhei em todos os municípios e posso garantir que, por onde passei, a população apoiou a iniciativa, as pessoas realmente esperam deste, que será o encerramento da carreira da governadora. O grupo de Roseana pareceu não se importar em quer mostrar que ela já tem um substituto. Agora, o seu substituto, antes de tudo, tem que entender (muitíssimo) de administração pública, ser jovem e deverá está bem intencionado.
Durante os Seminários que aconteceram em 10 regionais, nos dez principais municípios maranhenses, surgiu um clima de ciúmes entre o ministro Lobão e Luiz Fernando, que serão os prováveis candidatos do grupo Sarney, para substituir Roseana nas eleições de 2014. Nem poderia ser diferente, pois, onde passou, Luiz Fernando atraiu multidões, afinal só ele tem as qualidades exigidas, e apenas ele se enquadra no perfil, isto é fato.
Nas palestras de Luiz Fernando sobre como administrar com *eficiência, efetividade, e eficácia, ele deu verdadeiros shows de como devem ser geridos os recursos que estão cada vez mais escassos na menor e mais importante camada federativa, que são os municípios. Fernando sabe falar bem, sabe como empolgar as lideranças. Sem falar de sua vitrine, que é a cidade São José de Ribamar, o exemplo que falou alto em todo o Maranhão, o cara realmente é bom.
Teve também a excelente explanação do jovem e elegante Fábio Godim, que dicorreu sobre como gastar os recursos públicos, comprando o que é necessário, “ninguém fque az compra em supermercados quer comprar os mais caro”. E por que não se faz assim na coisa publica? Questionava “o respoensável pela chave do cofre do Estado” Fábio Godim.
Na verdade, o time de novatos bem intencionados já deveriam estar em campo há muito tempo, agindo no governo de Roseana Sarney. O time sangue bom que está bem intencionado para dar novos rumos novos, deveria ter entrado antes que muito dinheiro fosse desperdiçado em construções desnecessárias de tantos “hospitais” que até hoje não funcionam.
A governadora Roseana ainda fechará com chave de ouro a ultima etapa dos seminários, marcados para acontecer na capital com sua presença. No decorrer da semana trarei mais comentários sobre o assunto.
*- Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.
- Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, a eficácia se refere ao resultado da mesma.
- Efetividade diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos; a eficiência indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua vez, remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário