quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CARTA DO PSOL À SOCIEDADE MARANHENSE

A seção estadual do Partido Socialismo e Liberdade no Maranhão (PSOL-MA), através de sua Executiva, vem a público esclarecer à sociedade os fatos veiculados na mídia local acerca das candidaturas do partido ao Senado de Paulo Rios e Socorro Pereira e a distribuição do tempo na TV e Rádio do Partido.

É preciso informar que, na Convenção Estadual, a Executiva ficou incumbida de fechar as alianças políticas e definir todos os procedimentos relativos ao processo eleitoral em curso. Deste modo, em reunião realizada no dia 03 de julho de 2010, a instância diretiva aprovou o nome de Cleumir Leal como candidato a vice-governador e o nome de Paulo Rios como candidato único ao Senado.

O registro da candidatura de Socorro Pereira foi feito através da Executiva Nacional, à parte do registro geral de todos os outros candidatos do PSOL-MA, o que é permitido pelo Estatuto do Partido.

A chamada crise do PSOL maranhense que vem sendo alardeada pela mídia e por alguns grupos políticos no Estado deve ser compreendida como um processo de debates políticos da militância do Partido Socialismo e Liberdade. Nesse processo configuram-se setores com diferentes visões sobre a realidade, o que implica na adoção de estratégias e táticas diversas para o partido e para a disputa eleitoral.

Ao longo do debate político, a seção estadual do Maranhão abraçou firmemente a candidaturas de Plínio de Arruda Sampaio e Saulo Arcangeli, escolhidas democraticamente pela máxima instância partidária, e que em meio a tantas dificuldades tem cumprido honrosamente a tarefa de porta-vozes do programa partidário Na contramão, Socorro Pereira, em todas as suas manifestações públicas não tem cumprido a obrigação político-partidária de defender nossas candidaturas e ainda, igualou o candidato do PSOL ao governo do MA aos outros candidatos da velha e nova direita, dizendo que todos são melhores que Roseana. Trata-se de um grave erro de avaliação política que não parte da base programática do PSOL.

O que diferencia o PSOL dos partidos da direita que fazem oposição à oligarquia Sarney é que no nosso caso nos opomos fundamentalmente ao projeto político que este grupo vem implementando no Maranhão há mais de quarenta anos que logrou ao nosso estado os piores lugares em termos de IDH e sujeita a maioria da população maranhense às piores formas de exploração e à mais completa miséria. Os candidatos Flávio Dino (PC do B) e Jackson Lago (PDT), no entanto, fazem uma falsa oposição, não se diferenciando programaticamente do grupo Sarney, apenas disputando a chave do cofre.

Desse modo, consideramos as declarações da ex-candidata Socorro Pereira, de uma irresponsabilidade política sem tamanho e diametralmente opostas ao programa que o PSOL/MA apresenta nestas eleições. Pela lógica de Socorro Pereira, deveríamos abrir mão de nossas candidaturas a Presidência a ao Governo. Trata-se de uma lógica absurda, uma vez que o PSOL, um partido socialista e de esquerda, abomina essa prática de alianças espúrias, pois, o que está em jogo num pleito eleitoral é sempre, uma ideologia partidária que tem ou não sintonia com os interesses do conjunto da sociedade. No nosso caso defendemos uma sociedade Socialista na qual não cabe a projeção de interesses pessoais e privados.

Por esse motivo, a Executiva Estadual do partido reunida em 12 de agosto de 2010, com a presença de sete dos onze integrantes decidiu por unanimidade excluir a candidata dos programas de rádio e TV do programa eleitoral do partido, posto que vinha apresentando uma política e um programa que não é o do PSOL; tanto é assim que já não vinha fazendo campanha para os candidatos a presidente e governador do PSOL, desrespeitando as decisões coletivas do partido.

Irresignada, Socorro Pereira tem feito, publicamente, ataques ao Partido e aos seus dirigentes num total desrespeito à ética partidária e ao estatuto do partido. Para nós, um militante partidário não é um agente político de si mesmo e de sua própria vontade, mas do conjunto de propósitos que é defendido pelo partido que ele representa. Nenhuma candidatura deve ser um reflexo de interesses pessoais, mas portadora ideológica da filosofia partidária para o conjunto da sociedade.

A analogia que Socorro Pereira fez dos integrantes da Executiva à oligarquia Sarney é, no mínimo, irresponsável e de uma incoerência brutal uma vez que a mesma adjetiva-nos como marxistas, tal como, de fato o somos. Aliás, é esse adjetivo que exatamente nos diferencia das práticas oligárquicas. Socialista que somos defendemos a derrocada de qualquer forma de dominação e expropriação dos trabalhadores e da população no seu conjunto e, compreendemos que, neste momento eleitoral, a forma de combater essa realidade é denunciar aqueles que mais uma vez querem enganar o povo com falsos discursos, escondendo suas verdadeiras intenções e interesses pessoais espúrios.

Por fim, esclarecemos que Socorro Pereira não é mais candidata, porque o TSE indeferiu o seu registro de candidatura por ausência de certidão, conforme movimentação do Recurso Especial nº 352726.2010.610.0000, contra o qual não cabe mais recurso. Portanto,a insistência política e jurídica desta em participar do tempo de televisão e rádio destinado às propagandas eleitorais não se sustentam.

Essa tentativa de desqualificar o PSOL-MA e seus dirigentes não passará! Continuaremos construindo esse instrumento da classe trabalhadora cada vez mais firmes no seio das lutas sociais e na construção do socialismo em nosso país.

São Luís, 3 de setembro de 2010

Assinam membros da Executiva Estadual do PSOL-MA

Paulo Rogério Costa de Oliveira – Presidente

Carlos Saturnino Moreira Filho – Vice-Presidente

Maria Dolores Silva – Secretária de Organização

José de Ribamar Rezzo Cardoso Júnior – Secretário de Comunicação

Heliomar Barreto Torres – Secretário de Juventude

Paulo Roberto Rios Ribeiro – Secretário de Formação


Nenhum comentário: