quinta-feira, 22 de julho de 2010

Escandalo na Segurança


A morte do presidiário Marco Aurélio paixão da Silva, é mais um enorme abacaxi que o governo Roseana Sarney, tem em suas mãos para descascar.

“Tratorzão”, como era conhecido, vinha denunciando uma suposta máfia no sistema prisional, segundo ele, comandada pelo secretário adjunto da Administração Penitenciária, Carlos James Moreira, venerado pelos presos desde os tempos em que era apenas agente penitenciário.

A prova desse prestígio é que mesmo antes de assumir como secretário adjunto e era apenas um agente penitenciário era James quem sempre negociava com os detentos toda vez que tinha uma rebelião, pois, sempre foi muito querido entre os presos pelas regalias que costuma conceder.

Talvez por não gozar dessas regalias dentro do presídio “Tratorzão” resolveu denunciar as mazelas dentro do sistema prisional apontando James como chefe de uma máfia alí existente. O presidiário chegou a denunciar publicamente a suposta máfia comandada por James, no programa “Bandeira 2″, da tv difusora, apresentado pelo jornalista Silvan Alves.

Na ocasião, ele denunciou que todos os presos possuiam aparelhos celulures e ligavam para quem bem entendiam, tudo sob as benções do secretário Carlos James, e que naquele momento ele falava de dentro da penitenciária de Pedrinhas usando também um telefone celular.

Para o advogado da Sociedade marannhense dos Direitos Humanos, Luis Antonio Pedrosa, a morte de “Matozão” já estava anunciada desde o momento em que decidiu fazer a denúncia de que existia uma organização criminosa no sistema penitenciário maranhense, atribuindo a essa organização criminosa a responsabilidade por todos os crimes de homicídio ocorridos dentro dos presídios.

Cabe agora ao secretário estadual de segurança, Aluízio Mendes e a própria governadora Roseana Sarney, se pronunciarem a respeito dessa grave denúncia que mancha ainda mais a imagem do combalido sistema de segurança pública que no atual governo só existe nas propagandas institucionais.

Nenhum comentário: