sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Do blog do Robert Lobato

José Reinaldo sabe o que diz

Prefiro acreditar no “vaticínio” de José Reinaldo a levar em consideração as críticas que imprensa sarneysista faz ao ex-governador quando o assunto é a Refinaria Premium.

Bastou a publicação do artigo “É só enganação”, na última terça-feira pelo Jornal Pequeno, para alguns porta-vozes da oligarquia tentarem desqualificar o maior desafeto vivo do senador José Sarney.

José Reinaldo tem autoridade política, técnica e moral para tratar dessa questão da Refinaria Premium, até porque foi ele quem primeiro concebeu a ideia de trazer um projeto dessa natureza para o Maranhão, a chamada Refinaria da Integração.

Especialistas maranhenses no setor petrolífero, admitem que o projeto da Refinaria da Integração era muito mais realista e viável do que essa Premium que andam prometendo por aí. O problema é que o ex-governador tocou no busílis da questão, revelou o grande gargalho para a viabilização do megaempreendimento da Petrobras de 20 bilhões de dólares: abastecimento d’água.

O que disse líder socialista foi o seguinte: Os dados técnicos são os seguintes: a refinaria precisaria de 4 m3 por segundo e como São Luís vai precisar de mais de 5m3, teríamos uma vazão a ser retirada do rio de quase 10 m3/s, o que seria excessivo para um rio sujeito a pouca água no período de estiagem. Como a outra opção disponível é o Rio Mearim, que tem as águas salinizadas até Vitória do Mearim, a operação de trazer essa água por mais de cem quilômetros e os custos para bombeamento seriam grandes demais.

É isso. A cada artigo de José Reinaldo os sarneysistas vão à loucura, seja no âmbito da política, seja no âmbito da imprensa. Sem argumentos, os seus algozes recorrem aos discursos que visam unicamente desqualificar o ex-governador.

Não se trata de colocar “olho ruim” sobre a Refinaria Premium, o que José Reinaldo faz é justamente alertar a população para o “maravilhoso mundo novo” que o governo de Roseana Sarney anda prometendo com o advento desse projeto da Petrobras, localizado, ironicamente, em frente ao que restou do Pólo Têxtil de Rosário. Veja mais clicando aqui:

2 comentários:

Lucimar disse...

Pólo textil não deu certo pq o governo seguinte não soube dar continuidade ao projeto.

Zé Indignado disse...

Lucimar, voce não sabe nada do pólo textil, só sabe defender os honoráveis. O que houve na realidade foi um golpe praticado por um bandido chinês, junto com alguns honoráveis bandidos brasileiros.