domingo, 17 de janeiro de 2010

Notas de domingo

Baculejo de carnaval

A polícia do secretário Cutrim, parece que anda acertando os passos. Constantemente se vê nas ruas, policiais parando motociclistas em busca de armas. Está se tornando uma prática comum o uso de motocicletas em assaltos, e também para entregar drogas por “aviãozinho” que fazem a “ponte” para traficantes.

Porque camburão de luxo e não moto?

Não dá para entender, porque o governo do Estado comprou tanta viatura, desfilando nas ruas, e o número da violência não para de crescer.
As novas viaturas compradas por Roseana Sarney fazem rondas pelas ruas, com apenas dois policiais.

Não seria mais econômico para os caixas do Estado, se os dois policiais estivessem numa moto?

Alô Cutrim, não seria mais econômico para o Estado manter viaturas em duas rodas, do que gastar com manutenção, combustível, ar-condicionado das 4X4 de luxo último modelo???

Lula com exclusividade apenas para a Mirante
A coisa já ficou tão sem controle, que até entrevistas, só a TV Mirante teve acesso total ao presidente Lula, deixando os jornalistas da Difusora (do Edinho Lobão), e demais órgãos maranhenses, a ver navios. Nesse governo biônico é assim, a imprensa é tratada com desprezo. Bem feito, quem mandou oferecer a Roseana Sarney o título de “amiga da imprensa”?

Lula se acha invencível
Numa das “entrevistas exclusivas” que o presidente Lula deu ao Roberto Fernandes, disse que terminaria as obras começadas em Bacabeira, quem assistiu a entrevista não teve duvidas: A candidata do Lula será a vitoriosa nas eleições em outubro de 2010.

Chororô

A vinda de Lula ao Maranhão para “inaugurar” a pedra fundamental da ainda incerta Refinaria Preimium continua rendendo.

É que os deputados Pedro Fernandes (federal) e Raimundo Cutrim (estadual e atual secretário de segurança) estão soltando fogo pelas narinas por terem sido “barrados no baile” em Bacabeira. Fernandes, inclusive ameaçou não votar mais na Câmara Federal matérias de interesse do governo Lula, enquanto Raimundo promete cobrar pessoalmente da governadora empossada pelo que considerou uma falta de respeito e consideração com sua pessoa, já que se considera um fiel e obediente soldado da tropa sarneysista.

Presente de grego?

O senador José Sarney, para bajular o presidente Lula, disse em discurso na cidade de Bacabeira que a refinaria é um prêmio que o presidente está dando ao povo maranhense.

Será? Tomara que não se transforme em mais um presente de grego dado pelos Sarney ao Maranhão, parecido com o que sua amada filha Roseana e seu marido Jorge deram às pobres costureiras da vizinha cidade de Rosário, quando com pompa parecida de, levaram o então presidente Fernando Henrique para inaugurar o Pólo de Confecção, também prometido como a salvação de todos os problemas daquele sofrido povo, e o que se viu no final foi um tremendo calote, restando as pobres mulheres rosarienses somente dívidas junto ao Banco do Nordeste, por conta de empréstimos feitos em seus nomes, dos quais nunca viram nem a cor do dinheiro, só lhes restando ver seus nomes nos cadastros do SPC e SEREASA.

Encargo de consciencia?

Segundo um blogueiro do próprio sistema Sarney/Murad, o homem quase chega às lágrimas, tamanha sua emoção ao agradecer Lula pela possível vinda da refinaria para o estado. Será que a idade amoleceu o coração do velho senador e por um momento o fez se arrepender de todas as maldades causadas contra o povo maranhense ao longo de quase cinqüenta anos de opressão e pobreza?

Roseana Sarney rejeitada

Comentam nos bastidores políticos que após a primeira visita de Lula a São Luis, em dezembro passado para entregar apartamentos do PAC, imediatamente os marqueteiros de Roseana encomendaram uma pesquisa de campo para avaliar sua popularidade, acabaram decepcionados ao constatar que sua rejeição continuava nas alturas.

Parece que agora após a “inauguração” da pedra fundamental da refinaria em Bacabeira, encomendaram outra pesquisa para ver se as coisas melhoraram Pela indifença das pessoas com o lançamento da refinaria, apesar da vinda de Lula, parece que o resultado da nova sondagem não será diferente da anterior. Nervosa como é Roseana deve roer todas as unhas das mãos até que novos números lhe sejam entregues.

Baixadeiros sofredores

Moradores dos municípios de Cajarí e Viana estão apreensivos com a chegada do período chuvoso, tudo por conta da cabeceira de uma ponte que atravessa um canal chamado “Igarapé dos Afogados” que com apenas duas ou três chuvas já ameaça romper. caso isso aconteça, a população de Cajarí só vai poder chegar ou sair da cidade por via fluvial, causando sérios prejuizos para a cidade.

A população espera que os deputados roseanistas Francisco Gomes e Nonato Aragão, que se dizem representantes da região na Assembleia Legislativa tomem alguma providência no sentido de evitar que o pior aconteça.

Vias de Fato nas bancas!

Já está nas bancas a nova edição do jornal Vias de Fato que traz uma longa entrevista com Manoel da Conceição. Nela, o conhecido líder de trabalhadores rurais diz: “planejaram a minha morte e Sarney esteve metido nisso”. Entre vários outros assuntos, Manoel diz que “não tem condições políticas, nem psicológicas, de subir num palanque para pedir votos para Roseana e Lobão”. Nesta edição de janeiro, tem também um texto de Cesar Teixeira sobre o controvertido Bumba Ilha, onde a manchete é: “governo micareta ameaça a saúde do bumba-meu-boi”.

O Vias de Fato traz ainda uma matéria sobre a criação do “Observatório do Judiciário” do Maranhão, outra sobre a operação montada para abafar a violação dos Direitos Humanos dentro do Supermercado Mateus, além de um relatório da CPT que releva o crescimento da violência no campo em todo o Brasil, no ano de 2009. O leitor encontrará também textos de Ricarte Almeida Santos, Moises Espíndula, Zema Ribeiro e Flávia Regina.

A coordenação editorial é de Cesar Teixeira e Emilio Azevedo.

Nenhum comentário: