sexta-feira, 28 de agosto de 2009

DIA MOVIMENTADO NA AL: SIMPÓSIO SOBRE AMAZONIA E O ESPAÇO DA MULHER NA DEMOCRACIA

Hoje durante todo o dia, a Assembléia Legislativa promoveu eventos voltados para o publico. No plenário principal, uma sessão especial debatia a situação atual dos estados da região amazônica. O Maranhão é um estado que já desmatou 80% de sua floresta.
Necessitando urgentemente de reflorestamento.

O Estado tem uma área geográfica do tamanho de paises da Europa (França e Alemanha), mas está sem condições de comparar com outras realidades sociais. Porque faltam:

Capital humano
Capital econômico
Capital institucional
Capital social

Capital natural – tem, mas dos cinco capitais necessários para que haja desenvolvimento, apenas um não vai fazer diferença sozinho. Ficando então sem capital sustentável.

No Auditório Fernando Falcão, os debates sobre a participação das mulheres na política pegaram fogo.O Estado do Maranhão sendo governado por uma mulher, não foi visto pelas mulheres como um ponto positivo, pois quem ganhou no voto foi um homem, e as questões levantadas contemplavam a luta, a organização e a aceitação da mulher na política atual.

A participação das mulheres na política, como chefes de Estado, começou apartir de 1945. Um dado importante é que hoje as mulheres são 51,5% do eleitorado nacional, em 1974 eram de apenas 35%.

Números:

No Brasil: 6555 prefeitas, 334 vereadoras, 46 deputadas federais, quatro senadora, e 123 deputadas estaduais.

Na gestão atual da Secretaria da Mulher do Estado, tudo que foi feito pelas mulheres, está sendo perdido, inclusive o material didático sobre políticas públicas foi retirado de circulação, apenas por causa de um selo com o slogan do governo passado.


O Site da SEMU foi retirado do ar, entre outras mazelas, que na gestão insensível de Roseana tornou a luta da mulher maranhense em moeda política.

Nenhum comentário: