quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Deputado denuncia em Brasília os baixos indicadores sociais do Maranhão

Em discurso proferido no plenário da Câmara dos Deputados, na última segunda-feira, dia 24, o deputado Flávio Dino lamentou os baixos indicadores sociais do Maranhão. Com base em dados do Índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), Flávio apresentou números que revelam as péssimas condições de vida dos maranhenses nas áreas de saúde, educação, moradia, entre outros.

Flávio Dino lembrou que em 2000 o Índice de Desenvolvimento Humano do Maranhão era o pior entre os estados brasileiros. Cinco anos mais tarde havia avançado apenas uma posição à frente apenas do estado de Alagoas, como confirmado pelo Índice Firjan. Em relação à educação, por exemplo, Flávio Dino observou que o Maranhão tem o pior índice do pais, com 38% das crianças de 8 e 9 anos analfabetas, superando o índice do Nordeste que é de 23%.

O deputado lamentou, ainda, o fato de o estado ter em 2005 uma Taxa de Mortalidade Infantil de 33 por mil nascidos vivos, enquanto a média nacional ficava em 21 por mil nascidos vivos. “Tal situação pode ser diretamente relacionada a fatores como a baixíssima cobertura de esgotamento sanitário”, pontuou o parlamentar em seu discurso.

Ao final, Flávio Dino disse que o maior problema do Maranhão está na política. “Anos e anos de descumprimento das leis, de aplicação ineficiente do dinheiro público e de práticas patrimonialistas deixaram essa herança maldita”, discursou o parlamentar. Flávio disse que será preciso realizar um imenso esforço em busca da geração e distribuição justa de riqueza, da ampliação da oferta de empregos, do cumprimento das leis”, concluiu Flávio Dino.

Leia íntegra do discurso do deputado Flávio Dino no seu site:


http://www.flaviodino.com.br/.

Nenhum comentário: