quinta-feira, 26 de março de 2009

MINISTÉRIO PÚBLICO "ARROCHA O NÓ" E ROSEANA TERÁ QUE SE EXPLICARSOBRE PASSAGENS AÉREAS PARA JOGATINA EM BRASÍLIA

Líder do governo e primeiro-secretário têm dez dias para enviar informações sobre viagens pagas com dinheiro do Senado
(Lúcio Lambranho)


O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) pediu explicações ao Senado sobre a utilização de recursos para a compra depassagens aéreas de parlamentares. Os ofícios foram encaminhados ontem(25) ao 1° da Mesa Diretora do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), e àsenadora Roseana Sarney (PMDB-MA). Os documentos, por força da Lei Complementar 75/93, foram encaminhados aos parlamentares por meio procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. Os senadorestêm dez dias úteis, a partir da data de recebimento, para enviar ao MPF as informações solicitadas.

Como revelou o Congresso em Foco no último dia 16 (leia mais), a agência oficial contratada pelo Senado informou que Roseana, líder dogoverno no Congresso, usou a cota de passagens aéreas do Senado para custear o transporte de um grupo de amigos de São Luís até Brasília há cerca de vinte dias. No grupo, estavam parentes e empresários doMaranhão.

A procuradora da República Anna Carolina Resende, que conduz ainvestigação do MPF, quer saber do 1° secretário como é feita aprestação de contas, por parte dos senadores, das verbasi ndenizatórias pagas pela casa legislativa para custeio das passagens aéreas dos seus membros. Segundo o MPF, o ofício encaminhado à RoseanaSarney, o Ministério Público pede que a senadora "informe se jáutilizou recursos da sua cota de passagens aéreas pagas pelo Senadopara viabilizar a viagem de terceiros".

A investigação do MPF sobre a utilização de verbas de passagens aéreas no Senado teve início após a publicação da reportagem do Congresso emFoco. O inquérito civil público é conduzido pela procuradora, quedesde março de 2008 investiga possíveis irregularidades na emissão depassagens aéreas pagas com recursos da Câmara.

A investigação ainda está em andamento, mas já originou em uma ação civil pública de improbidade, com pedido de ressarcimento aos cofres públicos, contra dois servidores, um agente de viagens e o sex-deputados Lino Rossi e Thaís Bergo Duarte Barbosa. O processo tramita na 13ª Vara da Justiça Federal no DF (Processo2008.34.00.021688-8). O site tentou ouvir os dois senadores por meio de suas assessorias de imprensa na noite de ontem (25), mas nãoconseguiu contato.

6 comentários:

Anônimo disse...

Essa foto da nossa governadora está linda.
Valeu Ricardo.

Ricardo Santos disse...

E pq colocaria fotos dela feia?

Anônimo disse...

Muitas e muitas vezes vc colocou fotos dela, um tanto quanto estranhas, por exemplo, pra várias matérias vc sempre colocava uma que ela estava roendo as unhas. Por quê? não tinha uma melhor?

Mas essa aí está ótima.
O povo maranhense agradece,

Ana Júlia

Ricardo Santos disse...

Tá certo "Ana Julia", vou colocar uma do JB de hoje, veja lá no novo post intitulada ASSESSORA DE ROSEANA NOMEADA DIRETORA DE COMUNICAÇÃO DO SENADO PORSARNEY, É PAGA PARA NÃO TRABALHAR.

Anônimo disse...

Essa foto do JB ficou melhor. Tem tudo a ver com o momento.
Já aquela foto roendo as unhas, era torcendo pela não cassação do Renan Calheiros, o poço da (i)moralidade do senado. Tudo a ver.

Anônimo disse...

Essa foto do JB ficou melhor. Tem tudo a ver com o momento.
Já aquela foto roendo as unhas, era torcendo pela não cassação do Renan Calheiros, o poço da (i)moralidade do senado. Tudo a ver.