sábado, 24 de janeiro de 2009

MÍDIAS LIVRES BALANÇO POSITIVO EM SÃO LUIS

Aconteceu em São Luis, o primeiro laboratório internacional de mídias livres.

Um dos seminários mais disputado foi sobre técnicas de jornalismo para blogues. Um apanhado geral sobre essa ferramenta, seu histórico, como surgiu e está sendo dominada hoje: uma ferramenta que sofreu apropriação dos grandes grupos capitalistas.

É inegável, que o desenvolvimento humano, se dê, sobretudo, através de debates, buscando saídas para os grandes dilemas sociais. Portanto, quem os ignora, remete-se à escuridão que durante séculos nos fez pensar que a terra era uma grande mesa quadrada. Alguns iluminados, chamados de “loucos” , foram duramente reprimidos, por ousarem contra os costumes impostos pelo clero em nome do “grande rei”.

Felizmente, a humanidade sobreviveu às trevas, e muitos reis, deram conta que estavam nus, alguns súditos tardiamente perceberam, mas não deixamos de evoluir por causa desses. Os seminários chegam num bom momento, quando nos preparamos para o Fórum Social em Belém.

“Blogs têm sido um território para pessoas que querem ser levadas a sério. Abordam tópicos sérios, comentam em áreas de interesses ou de conhecimento específicos e desenvolvem, responsabilidade para com seus leitores.”(NEUMANN, 2006).

2 comentários:

T. Diniz disse...

O laboratório de midias livres realmente foi um envento muito bom!
certamente somou muito. participar da oficia de tecnincas de jornalismo blogueiro abriu novas portas e me mostrou uma forma de expor as minhas ideias.
Tiago Diniz

Anônimo disse...

Os Bobos da corte do Sarney não pensam desse jeito.