quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

DO PORTAL NOCA

Parece piada, mas não é!!
Na votação do Senado que aprovou em quase oito mil o número de vagas de vereadores no país (São Luís passaria de 21 para 31 vereadores), em que senadores não se importaram com o aumento de despesas, a bancada maranhense votou assim: Roseana, sim; Cafeteira, não compareceu e Èdison Lobão Filho, não compareceu. Ah! Eu ia esquecendo que o Brasil tem 25 Estados com 3 senadores, um Estado com dois senadores (Amapá) e um Estado com quatro vereadores, que é o Maranhão. É isso mesmo!
È o José Sarney que também se ausentou da votação, como sempre acontece em momentos cruciais.
Simplesmente ele tomou doril!!

Dois pesos e duas medidas
Concordo com uma parte do teor da nota do Tribunal de Justiça do Maranhão publicada no dia três de janeiro e assinada pelo presidente Raimundo Cutrin e pelo corregedor geral da Justiça, Jamil Gedeon Neto. A nota do TJ condena com veemência os atos de vandalismo ocorridos em Santa Luzia do Tide e Mata Roma.

Dois pesos e duas medidas 2
Mas ao analisar friamente a nota do TJ/MA e os fatos ocorridos nas campanhas eleitorais das duas cidades citadas e de Barreirinhas, de Codó, de Caxias, de Pinheiro e de Santo Amaro, se chega à conclusão que os juízes eleitorais destas cidades agiram incorretamente querendo mudar radicalmente a vontade popular demonstrada nas urnas.

Dois pesos e duas medidas 3
Em Santo Amaro o prefeito Chico Moura mudou do PRONA para o PDT alguns meses antes do prazo legal de um ano para mudança de partido. No arrepio da lei as eleições que deveriam acontecer sob a direção da comarca de Barreirinhas tiveram sua jurisdição modificada e Santo Amaro passou a ser acompanhada pela comarca de Humberto de Campos. Logo depois o juiz eleitoral da cidade tentou invalidar a filiação de Moura no PDT, pondo em dúvida a assinatura do governador Jackson Lago que abonou a entrada de Moura no PDT.

Dois pesos e duas medidas 4
O exemplo deveria ter começado do próprio TRE do Maranhão. A desembargadora Nelma Sarney, vice-presidente do TRE deveria ter se declarado impedida para participar de qualquer parte do julgamento do caso de Santo Amaro. Ela é esposa de Ronald Sarney, um grande proprietário de terras de Santo Amaro e o maior patrocinador da candidatura de Luís Piaba, adversário de Chico Moura e que chegou em 2.° nas eleições em cinco de outubro. Toda a população de Santo Amaro sabe que Ronald Sarney disse em praça pública que o TRE/MA ia garantir a diplomação de seu candidato, Luís Piaba.

Dois pesos e duas medidas 5
Como o TRE do Maranhão não deu o exemplo a partir de seu próprio pleno, quando deixou a desembargadora Nelma Sarney participar na votação de todos os momentos cruciais do processo de Santo Amaro, onde seu marido, Ronald Sarney, patrocinava financeiramente o 2.° colocado vários juízes do interior do Estado agiram à vontade. Muitos tentaram subverter a vontade popular expressa nas urnas, como no caso de Caxias, Coroatá, Santa Luzia do Tide, Codó, Pinheiro e Barreirinhas.

Caxias e Coroatá
Em Caxias a população local deixou claro, muito evidente, que não aceita mais a família Marinho no comando da cidade. Paulo Marinho enganou os experientes jornalistas Fernando Mitre e Boris Casoy, plantando no jornal nacional da Band, uma matéria que denunciava que as urnas utilizadas nas eleições de Caxias tinham sido violadas antes do dia cinco de outubro. A farsa foi desmontada pelo próprio TRE/MA e a mentira em rede nacional passou. Depois um juiz eleitoral cassou a candidatura de Humberto Coutinho, que mesmo assim foi diplomado!!(SIC). Em Coroatá o deputado Ricardo Murad entrou com onze processos contra o prefeito reeleito Luiz da Movelar, que ainda não prosperaram.

Confusão em Codó
Nesta cidade onde um candidato do grupo Sarney venceu as eleições aconteceram fatos estranhos não investigados pelo TRE/MA, que na minha modesta opinião, influenciaram o resultado da eleição. Em Codó a juíza eleitoral mudou o endereço das seções eleitorais de vários bairros onde o prefeito Biné Figueiredo era franco favorito. Em alguns bairros, Biné aparecia com quase 80% de preferência detectada em pesquisas de intenção de votos. Além de mudar os endereços das seções, a juiza proibiu que os correligionários de Figueiredo informassem os eleitores sobre as mudanças de endereços e no dia da eleição coibiu qualquer tipo de transporte de eleitores.

Merenda à vontade em Pinheiro
Em Pinheiro o candidato apoiado pelo prefeito Filuca distribui merenda escolar à vontade nos bairros pobres da cidade e na zona rural. Existem dezenas de fotos que comprovam o abuso de poder econômico do candidato apoiado pelo prefeito Filuca Mendes. O juiz eleitoral da cidade está com várias fotos que comprovam o crime eleitoral. Fica a pergunta: o pleno do Tribunal Eleitoral do Maranhão vai investigar ou não os crimes eleitorais de Pinheiro? Aviso: o vencedor é ligado politicamente ao grupo Sarney! O TRE/MA vai ou não investigar a eleição de Pinheiro? Ou será que igual ao caso de Santo Amaro, o TSE vai ter que ensinar o caminho das pedras!!!!

Santa Luzia do Tide
Em Santa Luzia o povo da cidade espera há mais de vinte anos pela vitória do grupo de Oséas Rodrigues. Impedido de ser candidato, Oséas substituiu seu nome pelo do filho, que ganhou eleição materializando a aspiração e o sonho de dezenas de milhares de eleitores daquele município. Será que a vontade popular expressada nas urnas não deveria ter sido respeitada pelo juiz local? O quebra-quebra não tem explicação. Não poderia ter acontecido. Mas e a soberana vontade do povo de eleger o filho de Oséas Rodrigues não conta?

Juiz em Barreirinhas?
Para finalizar: como pode um juiz eleitoral desrespeitar uma decisão do TRE/MA que mandava diplomar o prefeito reeleito Miltinho, do PT, e chegar na hora da diplomação e informar que ia diplomar o 2.° colocado, Albérico Filho, do PMDB e primo do senador José Sarney. É ou não é uma atitude insana declarar na frente de milhares de aliados do prefeito do PT, que quem seria diplomado era o primo de Sarney, adversário local do PT? O TRE/MA precisa urgentemente investigar o porquê do motivo do juiz Luis Carlos Nunes Freire não ter acatado uma decisão do próprio TRE/MA que mandou diplomar o prefeito Miltinho, do PT.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela bela análise dos fatos. O Governador que tanto está sendo atacado também repetiu parte de suas palavras. Ele não concorda com as depredações ao patrimônio público, (o que chama de lamantável)mas ao mesmo tempo denuncia os demandos de alguns juízes do maranhão.
A frente de libertação conseguiu 75% das prefeituras no estado e agora nosso antiquerido senador quer mudar o resultado das eleições. Será o petróleo o interesse tão grande por barreirinhas? Por que será que dizem que o novo prefeito de codó já quer se chegar ao grupo do governador?
Roberto ojuara