quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O discurso de 2008 e a eleição de 2010


O meio político de São Luís não fala em outra coisa: Flávio Dino é ou não é o candidato de José Sarney? Muitos dizem quem sim. Outros juram que não. Ele não fala nada, e quando fala, é tímido, com um discurso politicamente dúbio. A pergunta é: Na eleição de São Luís, deste ano, os candidatos devem apontar mais para a sucessão de Jackson ou para a sucessão de Lula? É ridículo mas, no programa eleitoral de nossa cidade, é mais fácil o telespectador ouvir críticas a FHC, do que a Roseana e Cia.

Bem, temos ainda um outro dado importante. Edson Lobão é Ministro do Governo Lula. É um homem da extrema-direita, é do PMDB, correligionário de Gastão Vieira, de Roseana e de Sarney. Lobão é apontado como pré-candidato a governador em 2010. Ele próprio afirmou que será o candidato do grupo Sarney.

É possível que, nesta mesma eleição de 2010, o PMDB, o PT e o PC do B estejam juntos na sucessão presidencial. E no Maranhão? A turma de Flávio Dino e do PC do B vai votar em Lobão? Ou vão conduzir o partido para a oposição ao grupo Sarney ? Vão estar contra ou a favor do retrocesso? Não podemos nos esquecer que nos tempos de Marcos Kovarikc foi um escândalo!!!! !!!!!!!!!!!!!

Não quero aqui agir com leviandade, mas, até agora, o discurso de Flávio só aponta para a conjuntura nacional. Mesmo o PC do B tendo uma secretaria no governo Jackson e com vários secretários do governo do Estado votando nele, Flávio e seus aliados fazem um discursos como se o único candidato do governador fosse Castelo.

Trata-se de um discurso muito ruim para os interesses do Maranhão. Hoje, inexplicavelmente, o candidato Flávio é Lula, mas, não é Jackson. Por que? Helena Heluy não deixa? Fernando Magalhães acha ruim? Sálvio Dino (o ex-secretário) se incomoda? Ou o projeto Flávio 2008 quer agradar Gastão, Lobão, Sarney e Roseana?

O fato é que todas essas coisas que começam a ser ditas hoje só prosperam em alta velocidade por que Flávio e o seu partido não dizem nada. São vacilantes. Além das coisas que acabo de colocar, existem fatos concretos, no passado recente, envolvendo o PC do B e os grupos de Helena e Washington. Fatos que aproximam esta turma com o grupo do Sarney (vocês lembram de Zé Mamãe?). Então hoje, num cenário como esse, não existe espaço para declarações tímidas e lacônicas. Não existe espaço para dubiedades. Nós estamos em São Luís DO MARANHÃO. Estamos na planície.

Eu pergunto, alguém ouviria de Flávio uma declaração do tipo: "Se eu for para o segundo turno, quero distância do PMDB do Maranhão!" ou então: "Eu jamais apoiaria Lobão para governador . Nem ele, nem qualquer outro candidato apoiado pelo grupo Sarney". Poderia ser também: "O meu palanque em 2010 será o palanque de Jackson e de José Reinaldo. Estou fechado com Lula, mas, aqui no Maranhão, eu e o PC do B agiremos em sintonia com o grupo que derrotou Roseana em 2006".

No PT, pessoas ligadas a Dutra, dizem que ele jamais diria uma coisa dessas. Mas, vamos aguardar o desenrolar da campanha.

33 comentários:

Anônimo disse...

Eleitor de Bira

"Eu te amo calado, como quem houve uma sinfonia, de silêncios e de luz, nós somos medo e desejos, somos, feitos de silêncios somos, tem certas coisas que eu não sei dizer". Esta música de Lulu Santos poderia servir uma espécie de hino da campanha de Flávio Dino em São Luís.

Anônimo disse...

Caiu a máscara, graças a Deus!

Em Brasília isso já deve ser fato notório.

Digo mais: ESSAS FOTOS SE ENQUADRARAM PERFEITAMENTE.

Essa Helena na minha humilde opnião sempre fez opções erradas politicamente... que 2006 fale por mim!

Jobinho

Anônimo disse...

Chiquinho

Só você, Ricardo, para lembrar do Marcos Kowarick. Soube que ele virou evangélico, mas continua no PC do B e privando da amizade de Roseana, há quem serviu durante sete longos anos.

Anônimo disse...

Jr Do Itaqui

ESTAS CANDIDATURAS SEM ARRIMO NO POVO SÃO FRACAS E SÓ TEM VIDA POSTERGADA DENTRO DE UM SISTEMA MIDIÁTICO, PORTANTO, CASTELO VENCERÁ NOS BRAÇOS DO POVO.

TEIAS DO MAL SEMPRE VÃO EXISTIR, SEMPRE SE ESBALDANDO EM FRACOS, MAS CASTELO VAI IMPOR UM DOS MAIORES GOLPES A ESSE LADO POLÍTICO QUE FEDE A OVO PODRE.

QUE DEUS CONTINUE TIRANDO TODA A INVEJA, TODO O MAL DE CASTELO.

CONTAGEM REGRESSIVA!!!

Anônimo disse...

Zezão com Castelo!

A cada dia que passa por mais que a Mirante, os militantes da velha e conhecida Helena Heluy e os peixotes de Clodômir digam o contrário. Vai dar Castelo.

Os adversários nada propuseram e quando propuseram as propostas beiraram o absurdo, pois quem é Clodomir, Dino, Gastão pra propor uma grande obra ou mudança?

Show de incompetência.

Anônimo disse...

cast! casT! cast! cast! cast!

CHE CASTELO! CASTELO VARGAS! CASTELO GUEVARA! GETÚLIO CASTELO!

NOSSA REVOLUÇÃO: DIA 5!

cast! cast! cast! cast! cast!

Nilsin UEMA

Anônimo disse...

Chegou a hora de Flávio Dino mostrar que é um político de verdade ou está pensando que política é igual à magistratura. Ele deve expor seu real posicionamento sobre o grupo Sarney pois a ilha rebelde em todas as eleições na capital promove um verdadeiro veto aos candidatos ligados aos Sarneys.
Esse imbroglio mostra mais uma vez que o PT deveria ir com Bira do Pindaré, um candidato independente e que construiria uma nova hegemonia política na capital e no Estado. O problema é macaxeira e helena trabalham contra o PT e favor de seus interesses pessoais. se código de ética funcionasse no PT e houvesse militantes com culhão suficiente, esses dois já estariam fora do partido.

Anônimo disse...

Fred

Sabe quando Flávio Dino fai se posicionar claramente contra Sarney e Roseana? NUNCA!!!!!!!

Anônimo disse...

Marcio

Quando ainda era juiz e ensaiou disputar a eleição de prefeito em 2004 pelo PT, Flávio Dino já era muito bem tratado pelo Sistema Mirante e em particular, pelo Jornal O Estado do Maranhão.

Anônimo disse...

Caro Jornalista,

Sou leitor de seu blog já faz algum tempo, admiro suas idéias e a clara manifestação de opinião.

encaminhei para o seu email: ricardocontraponto@gmail.com

O conteúdo com o documento em word sob o título de: Manifestação para Publicação no Blog.

Gostaria que você publicasse na íntegra.

qualquer necessidade de contato estou à sua disposição em marcio.endles@terra.com.br

Márcio: Advogado e professor

Anônimo disse...

Paulo

As suas dúvidas são pertinentes Ricardo. O Kowarick, a Helena e o Washinton formam, de fato, uma frente de meter medo. Mas, vamos com calma. Acho que o Flávio pode ser tudo na vida, menos burro. Ele não vai querer acabar sua carreira política em em 2008, nem em 2010.

Anônimo disse...

ricardo, dizer que teu blog é o melhor do maranhão é chover no molhado, mas dessa vez você se superou. parabéns e obrigado por nos brindar com tão lúcido e esclarecedor comentário. o eleitor que tiver alguma dúvida com relação a sucessão municipal em são luis, certamente não as terá mais após ler este seu comentário. MAIS UMA VEZ, PARABÉNS!!!

Anônimo disse...

JR DO ITAQUI

CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!
CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!

SAIU PESQUISA NO IMPRACIAL, AGORA, ADVINHEM!

CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!
CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!CAST! CAST!

Anônimo disse...

Chico Barros, de Chapadinha

Meu caro Ricardo Santos,
Acompanho seu blog desde o início porque comungo com seus pensamentos em relação à família Sarney. Porém, nestas eleições, tornou-se patética sua posição favorável a Castelo, que chega a ser exacerbada. Você agora, se contrapôe a todos que são contra Castelo. Aquele mesmo Castelo governador biônico, aliado da ditadura, dos Fernando Color e Henrique e para fechar, compadre e aliado de Sarney, que aliás, é o responsável direto pelos mandatos de Castelo na política maranhense.
Querer macular a imagem de Flávio Dino, associando-a a Sarney, é no mínimo, incoerência. Insinuar que as atitudes de Flávio Dino serão as mesmas de Marcos Kovarick(que há muito tempo está afastado da política),simplesmente pelo fato de pertencerem ao mesmo partido beira ao absurdo.
Você está muito preocupado com a disputa do 2º turno entre Castelo e Dino, porque o resultado você já sabe. Acalme-se meu amigo, FLÁVIO DINO será não só Prefeito de São Luis, mas, em um futuro próximo, GOVERNADOR DO MARANHÂO.
E, lembre-se, quem melhor representa o Sarneismo no Maranhâo é JOÂO CASTELO.

Anônimo disse...

ESSE SEU COMENTÁRIO RETRATA TODA A VERDADE DESSA ELEIÇÃO MUNICIPAL EM SÃO LUIS.
SE OLHARMOS BEM,OS 9 CANDIDATOS CONTRA JOÃO CASTELO SÃO TODOS REPRESENTANTES DA FINADA OLIGUARQUIA,AQUI NA ILHA DE SÃO LUIS QUEM JUNTA SUA IMAGEM A DA SARNEYSADA SAI DEROTADO,O ÚNICO CANDIDATO QUE COM SUA VITÓRIA ENTERARÁ DEFINITIVAMENTE A OLIGUARQUIA SARNEY,É O JOÃO CASTELO.
AI SIM,ESTAREMOS SACRAMENTANDO O FIM DA OLIGUARQUIA SARNEY NO MARANHÃO.

Anônimo disse...

ASTRINHO

Castelo liderando na pesquisa que saiu no imparcial. Que lindo, Que lindo! como, nosso glorioso Senna -de ponta a ponta. VIVA O ANTISARNEISMO.

Esse movimento tantas vezes oprimido pelo sistema sarney/mirante mostra sua cara renovado, com mais alegria mas com a mesma postura perante o grande mal da política maranhense.

Assim, diz a bela música do CPM 22: enfrentar de frente é o que temos a fazer!

obs: HELENA HELUY e WASHINGTOM nunca tiveram o amor do povo, graças a Deus!

Anônimo disse...

à Fred:

por isso digo que agora Flávio Dino tem que mostrar que é um político mesmo.

a ilha rebelde não tolera sarneystas no poder...

ficar em cima do muro dando razões à insinuações de acordos com roseana, sarney ou outros do grupo vão minar as chances de Flávio

Anônimo disse...

PEDRO, DIZ:

PARABÉNS JORNAL PEQUENO!

DESMASCARARAM AQUELES DA GREVE QUE EM 2006 FIZERAM JURAS DE AMOR POR CASTELO!

EITA ESCULACHO GRANDE!

VIVA O ORGÃO DAS MULTIDÕES!

Anônimo disse...

basta lembrar que os patrocinadores e maiores entusiastas da candidatura do flávio dino sauro são hena sarney helluy e washington macaxeira, os mesmos que estavam no palanque de roseana lá em timon em 2006, engrossando com lula o grito "votem na roseânia(pronúncia do lula) até pelo amor dedeus" e o povão fez exatamente o contário, da mesma forma que será no próximo dia 5 de outubro. quem viver verá!!!

Anônimo disse...

DIZEM QUE A SENADORA HELLO KITTY ESTÁ COM TANTO MEDO QUE O CASTELO VENÇA A ELEIÇÃO QUE JÁ MANDOU O CHIQUINHO ESCROQUE GRAVAR UMA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DO GASTÃO FRIEIRA DETONANDO CASTELO, MAS ELE TERÁ QUE APARECER COM SUA BERMUDA DE CHITÃO E TODO CAGADO, DO JEITINHO COMO NO DIA QUE FOI PRESO POR TENTAIVA DE AGRESSÃO CONTRA O DR. PÊTA. É MUITO DESESPERO!!!!!

Anônimo disse...

Militante PTC

Salve o povo!
Salve o nosso senhor por abençoar a campanha do combatente Castelo.

Anônimo disse...

Boa tarde,

Sera que o Sr. Tadeu esqueceu que tem mais 4 meses para governar, eu acho que ele é quem ja custurou o aumento da passagem com os empresario, que não lembra que a passagem só ainda não aumentou por causa de uma liminar que esta ai. é muito simples culpa os outros com um aumento basta que o Castelo ganhe no 1º turno para sair esse acordo do aumento da passagem que o Sr. Tadeu ja deve ter tramando.

Anônimo disse...

Caro Jornalista,

Sou leitor de seu blog já faz algum tempo, admiro suas idéias e clara manifestação de opinião. Diferente de outros jornalistas, que tentam, contraditoriamente, camuflar suas opiniões. Parabéns!

No entanto, sem querer fazer propaganda eleitoral, como os demais comentários, pois conheço as determinações eleitorais, gostaria que publicasse algumas considerações.

1. O Dep. Flávio Dino foi eleito pela União democrática das oposições maranhenses, que derrubaram o mandonismo do Sarney no Maranhão. Isso é fato! Mesmo com a vinda de Lula em apoio a Roseana, Flávio foi uma grande liderança no segundo turno para derrotar a Senadora.

2. O PT e PCdoB integram o governo e a Base de sustentação do Governo Jackson. E, as tentativas de alijar os aliados, como vejo em algumas manifestações do PSDB, só servem ao grupo Sarney, o maior interessado na divisão das oposições. Todavia, vejo que, quem já esteve com Sarney, e, agora, neo-integrantes da oposição no Governo Jackson, são os mais propensos a, realmente, voltarem aos braços do pai.

3. Já o Dep. Flávio Dino foi advogado no processo eleitoral interposto pelo grupo Sarney, e, destaque-se, deixou mais do que claro, que assumiu posição totalmente contrária aos interesses obscuros deste grupo. E, tenho certeza, será um dos que não trairá as oposições maranhenses, permanecendo ao lado dos princípios democráticos e populares que construíram a Frente de Libertação do Maranhão.

4. Lembro que: os mesmo seguimentos que hoje dizem que Flávio Dino está sendo apoiado pelo Grupo Sarney, são os mesmos que criticaram o Governador Zé Reinaldo, insuflando a imprensa e demais seguimentos falando que Edson Vidigal estaria a serviço do Sarney, mas a história foi implacável, demonstrando que o mesmo teve papel fundamental para derrotar a Senadora Roseana.

4. É completamente descabida e infundada a informação divulgada pela cidade, de que Roseana Sarney estaria costurando o apoio de Lula a Flávio Dino, por que, primeiro: o Deputado Flávio Dino é um dos mais destacados deputados federais e não precisa de interlocutores para tratar com o presidente, e, em segundo: o conjunto de lideranças nacionais que apóiam o candidato a prefeito Flávio Dino, como os senadores e ministros do PT e PCdoB, que inclusive já declararam isso em programa eleitoral, são apoios políticos muito mais expressivos que qualquer outro político isoladamente.

5. A Dep. Helena Heluy, de outra sorte, possui clara posição contra as práticas políticas que atentam contra a malversação do dinheiro público, quem não sabe, é de sua autoria as ações judiciais contra Roseana, Ricardo Murad e demais membros do Grupo Sarney, que vêm se promovendo as custas do patrimônio público, colocando seus nomes em prédios como o TCE e passarela do Samba.

6. Ocorre que, a Dep. Helena, não atua na política por prepostos, mas atua diretamente, com a responsabilidade que lhe é própria, no entanto, ela não faz acepção de pessoas, ou seja: esse é bom o outro é mal, não, na verdade, pelo que vejo, ela busca implementar princípios, e, em se tendo, qualquer um dos princípios lesados, por quem quer que seja, constatamos o embate próprio da seara política.

7. Alguns políticos, entretanto, não conseguem sobreviver por princípios, não se sabendo como alguns viverão após a morte do Senador Sarney, pois, alguns, que têm as mesmas práticas do grupo do senador, só permanecem, ano a ano, angariando votos com as acusações ao Sarney, sem apresentarem propostas ou práticas políticas para tirar o Maranhão do atraso implementado pelo grupo do senador nestes 40 anos de miséria que o Maranhão passou.

Breve nestas linhas, agradeço a oportunidade de manifestação.

Márcio Endles

Anônimo disse...

JOBINHO, DIZ:

Extenso o texto, logo, fica nítido que é díficil explicar o inexplicável.

Anônimo disse...

somente os cegos de consciência não enxergam que o flávio dino faz parte do pt de sarney, a chamada banda podre de helena helluy e macaxeira

Anônimo disse...

quem duvida que flávio dino é ou não é o candidato dos sarney é só conferir depois a pesquisa ibope/mirante que vai sair hoje. vai estar bem parecida com aquelas de 2006, onde só quem crescia era roseana e no final a surra foi grande. castelo fará o mesmo com o candidato da oligarquia travestido de comunista.

Anônimo disse...

Eleitor da Frente de Libertação

O seu alerta é importante. Os antecedentes são para lá de perigosos, mas, por enquanto, não podemos pre-julgar o projeto Flávio 2008

Anônimo disse...

Cardoso

O problema é que o Flávio, por um lado, é muito bem tratado pelo Sistema Mirante e por outro, faz um discuros que não desagrada os interesses deste sitema.

Ricardo Santos disse...

O DETONADOR CARECA DA MIRANTE JÁ ESTÁ QUERENDO PREPAR O TERRENO PARA A PESQUISA IBOPE/MIRANTE/MENTIRA. TENTA DESQUALIFICAR COM UM ARGUMENTO FAJUTO A PESQUISA PUBLICADA HOJE POR O IMPARCIAL. TOMARA QUE DIA 5 DE OUTUBRO AO FINAL DA APURAÇÃO ELE NÃO TENHA OUTRA CRISE DE CHORO SEGUIDA DE DESMAIO NOS BRAÇOS DO CORREA.

Anônimo disse...

Não voto em Castelo.

Todavia, nessas eleições o povo mostra sua grandeza, por outro lado, a elite se faz pequena.

Viva os anônimos que fazem a campanha de João Castelo estão nos dando uma sábia lição. Os oprimidos podem vencer.

Lucas Gabriel

Anônimo disse...

Quando a dor e a opressão se transformam em esperança - impérios, dinastias, governos e exercitos caem , de uma forma tão frágil, como folhas secas no jardim.

Estamos a vivenciar algo inesquecível. Salve o povo, salve os anônimos que fazem da campanha de castelo.

Anônimo disse...

E entao Flavi Dino, com esa presao toda vc vai falar se esta com Jackson ou nao em 2010?
Vai falar????

Anônimo disse...

Salve, salve a todos os anônimos que não passam no crivo de Helena Helluy, Washington, e Sarney...