quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cuba sobre alvo

Por Lenimarx Soares Costa
Estudante de medicina em Cuba.


Nestes últimos tempos, Cuba vem se tornado notícia nacional, notamos uma verdadeira apreensão por uma grande parte, de uma imprensa viciada e tendenciosa, que a todo custo tenta nos convencer de algo que os dados de desenvolvimentos desta pequena ilha não nos deixa enganar.

Viagens do presidente brasileiro, Luis Inácio Lula e de seus ministros, assim como de governadores, (o próprio governador do Maranhão, Jackson Lago), apontam um grande interesse das principais autoridades do Brasil pelos grandes avanços de Cuba. Em contraponto a essa realidade, a revista Veja publicou em uma de suas colunas uma matéria com a cubana que tem por profissão a maestria.

Esta que atende pelo nome de Yoani Sanchés, e nesta mesma entrevista, revela as mazelas do governo cubano. Só penso que a senhorita Yoani, mas que ninguém, justamente por ser cubana poderia descrever muitos dados importantes, que seriam de extrema importância para que se pudesse realmente conhecer um pouco mais de Cuba e obter uma verdadeira análise de tudo.

Neste ano, o cineasta Michael Moore, que fez um documentário muito polemico, que compara o sistema de saúde cubano e o norte americano, na situação dos bombeiros norte americanos e profissionais da área de saúde que ajudaram no resgate do atentado terrorista do 11 de setembro, onde dezenas destes atualmente desenvolveram insuficiências respiratórias e que não foram assistidos pelas promessas que o atual presidente os havia feito, Bush disse que todos não haviam porque se preocupassem, pois ao governo lhes garantiriam total assistência, mas não foi isso que aconteceu, e ao final muito destes estadunidenses foram obter ajuda completamente gratuita na pequena ilha caribenha, Cuba.

Olhar a emoção destas pessoas que adquiriram doenças respiratórias crônicas e que encontraram em Cuba a solução para seguir vivendo, foi algo impactante e levou a varias reflexões a respeito do que os norte americanos podem esperar do seu próprio governo , a maior potência do mundo que não pode amparar nem mesmo seus cidadãos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Marco menira a beça nao passa mesmo de papagayo ensaiado da branca sarnenta!

Anônimo disse...

Viva la revolucion!
Viva o Maranhao sem Sarney!

Anônimo disse...

Parabéns Lenimarx, por fim escutamos notícias de Cuba que não passaram por manipulação da mídia. Desejo que estes estudantes que estão em Cuba possam logo regressar e amenizar um pouco as dores das mazelas que nosso estado sofre, erança maldita da família Sarney.

Anônimo disse...

Parabéns ao estudante Lenimarx, por fim sabemos um pouco de Cuba de forma não manipulada. Espero que estes estudantes possam chegar logo e dá uma grande lição de solidariedade, E ajudar o Maranhão a se levantar desta situação de calamidade, erança maldita da família Sarney.

Anônimo disse...

Rapaz papagayo é boa, essa definição para "ovelha" pega bem melhor, ou melhor: Pega mal, mas para eles, isso é legal.

Pétala- Luiz Carlos, meu filho, minha vida. disse...

u sempre soube que Cuba não era ese inferno que a mídia mostrava...
Agora estou apenas confirmando o que eu já sabia... Por isso que é bom se pesquisar e conhecer mais a cultura e desenvolvimento dos países de outras formas, através de bons sites, e de pessoas como o irmão comunista e maranhense Lenimarx Costa, filho do saudoso Messias.
Beijos
Pétala Monteiro

Anônimo disse...

Em Cuba, tudo está como a 50 anos atrás. E esse Lenimarx continua a escrever besteiras.