segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Enquanto isso, Brasília tá pegando fogo!!!

Deu na Folha de S. Paulo. Lobinho será o 174º suplente a ocupar vaga sem voto algum.

Edison Lobão Filho (DEM-MA) será o 174º suplente a exercer o mandato de senador sem ter conseguido um voto sequer, segundo dados registrados pelo Senado nas últimas quatro legislaturas -entre os anos de 1995 e 2008. Ele vai assumir o lugar do pai, Edison Lobão (PMDB-MA), nomeado novo ministro de Minas e Energia.

Essa troca de cadeiras reproduz uma prática que se tornou comum no Congresso ao longo dos anos: parentes e financiadores de campanha -alguns deles alvos de denúncias de processos na Justiça- tornando-se senadores sem passar pelo crivo das urnas. Quase sempre, a vaga de suplente é uma moeda de troca entre partidos ou a garantia de que o mandato permanecerá com a família.

Um comentário:

SEU JOCA disse...

SARNEY NÃO FOI A POSSE DE LOBÃO COM MEDO DA MIDIA NACIONAL.


LÚCIA HIPÓLITO DIZ QUE SARNEY, LOBÃO E LOBINHO SÃO O COLAPSO DA POLÍTICA. FALANDO EM SARNEY ELA AFIRMA QUE O SENADOR NÃO COMPARECEU A POSSE DE LOBÃO POR QUE ESTÁ NO MARANHÃO "OCUPADO". SEGUNDO FONTE DA COZINHA DA CASA MAL ASSOMBRADA, SARNEY ESTÁ MESMO EM SÃO LUÍS E PASMÉM, COMPLETAMNETE SOZINHO, SEM DONA MARLY E OS FILHOS. SARNEY VEIO SE ESCONDER DA MIDIA NACIONAL QUE ANDA QUERENDO A CABEÇA DO FILHO DELE FERNANDO. DIZ QUE ELE ESTÁ TÃO ABATIDO QUE ONTEM TOMOU 08 COMPRIMIDOS DUMA LAPADA SÓ ENQUANDO CONVERSAVA COM UM INTERLOCUTOR. O HIPOCONDRIACO SARNEY AUMENTOU E MUITO SUA DOZE DIÁRIA DE REMÉDIOS.


Lobão e Lobinho – o colapso da política

Do blog da cientista política Lucia Hippolito:

As aventuras de Lobão e Lobinho ilustram bem as fragilidades do sistema político brasileiro. Aliás, fragilidade é uma palavra fraca. O sistema político brasileiro faliu.

O presidente da República (qualquer um) é eterno refém de um modelo de relacionamento com a classe política, que funciona à base da negociação de varejo.

Pode ser com mensalão ou simplesmente a partir da tradicional “cesta básica” do clientelismo e do fisiologismo: nomeações, empregos, liberação de emendas.

O fato é que este modelo gera uma presidente que oscila entre a extrema arrogância e auto-suficiência e a extrema submissão. Leia mais aqui

Atualização das 17:51 - Lobão tomou posse há pouco do cargo de ministro das Minas e Energia. Não discursou. Lula falou qualquer coisa - nada de relevante. Foi aplaudido por Dilma Rousseff, ministra Chefe da Casa Civil, e mais seis senadores de um total de 19 senadores do PMDB.

O senador José Sarney (PMDB-AP), que indicou Lobão para o cargo, não compareceu. Está ocupado no Maranhão. Lobinho, o filho enrolado do novo ministro, foi aconselhado pela família a ficar longe da posse. Está nos Estados Unidos.

O PMDB ganhará mais um senador caso Lobinho, filiado ao DEM, não assuma a vaga do pai. É suplente dele. O segundo suplente é do PMDB.


http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=lobao_lobinho_colapso_da_politica&cod_Post=87499&a=111