sexta-feira, 30 de novembro de 2007

SERVIDORES DEFLAGRAM MOVIMENTO PELA MORALIZAÇÃO DO TCE

A Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão(ASTCE) deflagrou movimento pela moralização do órgão. O TCE é alvo de fortes denúncias de nepotismo, funcionários fantasmas e dispêndio de dinheiro público, entre outras.

O Movimento prepara para o próximo dia 05, ato público em frente ao Tribunal. Toda mobilização pode ser acompanhada pelo site
http://astce.wordpress.com/ .
O assunto tem alcançado pouca repercussão na mídia. Inclusive o jornalista político Décio Sá, assessor de comunicação do TCE, ainda não redigiu uma linha sobre o assunto em seu blog. Talvez por ser pivô de uma das principais irregularidades(veja itens 1 e 3 da lista abaixo) presentes hoje no Tribunal de Contas, motivo de indignação e reivindicação do movimento.

A ação inicia também com blog em que consta carta endereçada ao atual Presidente do TCE, Edmar Serra Cutrim. Na correspondência seguem série de denúncias de irregularidades constantes na administração interna quanto no tratamento da coisa pública.

IRREGULARIDADES
O documento revela que o TCE hoje é marcado:

1) Pelo Indigesto quantitativo de cargos em comissão ocupados em sua totalidade por pessoas alheias ao quadro de servidores efetivos do TCE,
2) Pela prática nefasta do nepotismo em todas vertentes possíveis e imagináveis (direto, indireto, cruzado, terceirizado etc.),
3) Pela existência de funcionários fantasmas,
4) Pela defasagem salarial dos servidores efetivos do Tribunal, há quatro anos sem reajustes, com vencimentos inferiores a da maioria dos Tribunais de Contas do Nordeste, inclusive com o vencimento do Analista de Controle Externo correspondente a menos da metade do vencimento do Auditor de Controle Interno do Governo do Maranhão,
5) Pelo fato de apenas os servidores efetivos serem obrigados a bater ponto, excepcionando os de cargos em comissão,
6) Pelo vultoso dispêndio de recursos públicos com diárias de conselheiros,
7) Pelo inconcebível volume de combustível disponibilizado mensalmente para os carros oficiais,
8) Pelo uso irregular da frota (veículo e motorista) para assuntos particulares e
9) Pelo descompasso das funções institucionais (imparciais/impessoais) inerentes aos Tribunais de Contas com o fato de ostentar, na fachada frontal do prédio onde funciona, nome de pessoa viva.

São sérias irregularidades que o movimento pretende trazer à tona (e é o que esperamos), a fim de pôr fim às práticas ilícitas dentro do órgão.

Certamente uma iniciativa que deveria ser copiada por funcionários do Tribunal de Justiça do Maranhão, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal, Governo do Estado e Prefeituras.

E uma página pioneira na blogosfera maranhense merecedora de consulta diária. Em nossa, já consta o link!

Só resta também agradecer por ter em nós um convidado de honra, a recíproca é totalmente verdadeira!! Vida longa à Associação e ao Movimento de Moralização do TCE!!

8 comentários:

Anônimo disse...

A campanha pela moralização do TCE/MA é muito importante. Só assim esse Tribunal pode deixar de ser o reino do faz-de-conta. Entretanto, não pode ser uma campanha tímida. É necessário que a cúpula do órgão seja emparedada. Para isso basta divulgar-se o nome de cada um dos parentes de Conselheiros e de Auditores que estão, há anos, a sugar a folha de pagamento. Avante,companeros!!

Anônimo disse...

Por falar em TCE, aquele miranteano será que ainda vai falar em nepotismo?
Eu acho que esse observador, ainda que vc RS não falou que seria o Decio Sá, acho é sim, eles que tem medo da tal agencia pública e vivem falkando dela. E o que seria isso afinal?

Anônimo disse...

Eu também estou nessa!
"Passei num concurso" na prefeitura bde Bacabeira para ser zelador mais estou lotado num cargo administrativo!
Eu apenas babo minha patroa Branca, aí sempre aparece ama boquinha pra trabalhar. Só que agora estou revoltado pq Jacks ganhou e não to mais mamando nas tetas do governo!!Morte!!!

Anônimo disse...

ESSA CAMPANHA PRECISA GANHAR FORÇA...DIVULGUEM! DIVULGUEM! QUEREMOS O FIM DA MAMATA DO BLOGUEIRO!

Anônimo disse...

Poe que opresidente do TCE permite fantasmas como Décio Sá? E por que os demais conselheiros se curvam a isso, têm rabo preso com a família?

Anônimo disse...

o décio sá além de receber sem trabalhar, usa o tce para colher informações privilegiadas e chantagear prefeitos.

Anônimo disse...

é verdade, tem prefeito interiorano que pagará até promessa caso o décio sá seja exonerado do tce. eles falam pelos corredores da AL que não aguentam mais financiar os desejos do funcionário de roseana em troca do seu silêncio.

Anônimo disse...

O time do Corinthias atrasou pra entrar no campo e foi rebaixado.

Caso similar acontece com a "oligarquia sarneista caída" usando de blogueiros p/ chamuscar a imagem de DR. JACKSON E DR. TADEU (esses sim doutores academicamente falando).

Assim como no futebol algumas medidas estão superadas só exibem (maximizam) o erro, a ignorância, a ilusão, a incopetência, a derrota.

SARNEY, FILHINHA DE SARNEY, FILHINHO DE SARNEY, ELITIZINHA DE SARNEY (QUE NUNCA PEGOU NO BATENTE) NUNCA MAIS!