segunda-feira, 3 de setembro de 2007

ROSEANA SARNEY ACABOU COM A RÁDIO TIMBIRA

A assinatura é da então governadora Roseana Sarney, que, em 1995, extinguiu a Rádio Timbira. Sob o punho de Roseana, a primeira rádio do Maranhão, símbolo da nossa história e marco da comunicação no Estado foi totalmente desvalorizada a ponto de desaparecer.
Quem não se lembra com saudade de algum programa, locutor ou momento vivido pela rádio Timbira. A rádio Timbira inaugurada em 1941 viveu fases áureas. Não são raras as lembranças da paixão de seus locutores, da programação diversificada, do grande elenco que chegou a ter. Inclusive chegando a ter programa que levou a história e a cultura do Maranhão para fora do país e ainda uma rádioteatro.
Mas em 1995, a fatídica data. De acordo com a lei 6.454 de 27 de outubro de 1995, Roseana determina:
... Art 2º - Fica o Poder Executivo autorizado a promover os atos necessários à extinção da Rádio Timbira do Maranhão....
....Art.5º - Fica o Poder Executivo autorizado a extinguir os cargos comissionados e funções gratificadas da Rádio Timbira do Maranhão e dispensar os seus ocupantes.
Foi certamente o momento mais dramático vivido não, sofrido pela Rádio. A partir de então, sobreviveu como pôde.
Agora, é com imenso prazer que falamos ou anunciamos:
A rádio Timbira está no ar novamente. Ainda bem longe do que se deseja, mas o importante é que seus batimentos voltaram e agora é oferecer-lhe todas as condições para que volte a funcionar plenamente e voltar a fazer uma história de satisfação e orgulho, que possamos relembrar agora só bons momentos.

17 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo, vc tem que investigar esse Walter Rodrigues. O cara posa de vestal, de jornalista independente e está tão "sarneysista" quando Décio e Marcos D´eça. Agora deu pra defender até Renan Calheiros.
Quando vc manda um comentário que agrada a ele, publica na hora. Quando vc discorda dele, ele vem com essa de não postar comentários anônimos, tem q ter telefone, email etc.
E ainda agride os leitores que discordam.
um abraço

Anônimo disse...

Faz sentido, o sistema não poderia ter concorrente.

Ricardo Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

NUNCA VÍ FORMA MAIS ABSURDA DE DEMONSTRAR AMOR POR UM ESTADO. ESSA FAMÍLIA SARNEY COMO VERDADEIRA AVE DE RAPINA DILAPIDOU O PATRIMÔNIO PÚBLICO DO MARANHÃO ATÉ ONDE PÔDE, A RÁDIO TIMBIRA É UMA SOBREVIVENTE DA GANÂNCIA SARNEISISTA, E O QUE NÃO ACABOU SE APROPRIOU DE FORMA INDÉBITA, COMO É O CASO DO CONVENTO DAS MERCÊS, UM DOS MAIS IMPORTANTES MONUMENTOS PÚBLICOS DESTE PAÍS, ONDE VIVEU O PADRE ANTONIO VIEIRA UM DOS MAIORES TRIBUNOS QUE O BRASIL JÁ VIU, HOJE É SIMPLESMENTE O CEMITÉRIO PARTICULAR DO SENADOR AMAPAENSE JOSÉ SARNEY.

Ricardo Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Santos disse...

Ricardo Santos:


Isso mesmo, quem não lembra da grafica do estado o SIOGE que foi "depreciada", e acabou extinta, favorecendo um modernissimo parque gráfico de um grando jornal, alguém lembra?
Mais isso é outra história que ainda vou vasculhar e comprovar como essa da rádio.

Anônimo disse...

Ricardo,
A rádio foi "desmontada" para que o Sistema Mentira se tornasse a via de comunicação oficial do estado, garantindo o controle total do que a população receberia de informação, e assegurando ao SM uma polpuda verba mensal.

Anônimo disse...

muito bem lembrado ricardo, o sioge assim como a rádio timbira também foi extinto de forma impiedosa pela então governadora roseana sarney com o único objetivo de favorecer seus "negócios" de família, numa enorme demonstração de insensibilidade para com o estado do marannhão, sem falar nas dezenas de profissionais gráficos que provavelmente perderam seus empregos. é desse amor bandido demostrado pelos sarney ao maranhão que queremos nos livrar para sempre.

Anônimo disse...

Rapá se uma bomba cair na mirante, vai voar caco de chifre pra todo lado!!!!!
kkkkkkkkk

Anônimo disse...

ainda sobre o convento das mercês não podemos esquecer que a maior demonstração de desrespeito é dada pela senadora roseana, que transformou o mais importante monumento histórico do maranhão em seu salão particular onde realiza festas vips para seus amigos mais chegados à base de muita bebida e comida de boa qualidade, enquanto o povo luta para tirar o maranhão da latrina de miséria onde ela e sua familia o colocaram.

Na Periferia do Império disse...

Prezado Ricardo Santos,

Sou maranhense (residente em SP) e blogueiro. Gostei do teu blog e gostaria de te fazer um convite. Você conhece o Sivuca (Sistema Muvuca de Internet)?

O Sistema de Muvuca na Internet, é uma rede de ligações entre sítios/blogues de internautas, idealizada pelo jornalista Luiz Carlos Azenha (www.viomundo.globo.com).

O objetivo do SIVUCA é "divulgar, em rede, informações sobre as quais a grande mídia brasileira se cala". Os princípios do SIVUCA são:

1. liberdade de expressão na internet;

2. pluralidade na internet;

3. combate ao pensamento único da mídia.

Caso te agrade a idéia de participar de uma rede tal como a descrita acima, recomendarei teu blog para integrá-la.

Vá lá e dê uma olhada. Estamos em um processo de transição para criação de um novo espaço com correspondentes em TODOS os Estados do Brasil. Está faltando um blog maranhense lá.

Quer saber mais sobre o SIVUCA? Vá logo para http://www.sivuca.com

meu blog chama-se "Na Periferia do Império (http://naperiferiadoimperio.blogspot.com)

Vou postar uma mensagem recomendando teu blog. Caso queira participar, basta escrever um comentário pedindo seu ingresso.

um abraço

Anônimo disse...

O furacão Katrina arrasou Nova Orleans, ante o olhar perplexo do mundo apavorado e impotente.
Antecipando-se a essa catástrofe dantesca, a D.Roseana, ex-governadora - graças a Deus!!! - e hoje senadora muda, arrasou o Estado do Maranhão em proporções idênticas.
As consequências funestas de sua insânia perdurarão na memória de seus infelizes desgovernados durante décadas.
A lista de destruição é abundante, quase inesgotável, como demonstram tantos comentários deste blog.
Seu desgoverno "perpetua-se" apenas na construção de uma tumba-"pirâmide" para o pai, lunático mórbido, e de um salão para exibição das manifestações patológicas de sua vaidade alucinada. VALE EXORCIZAR!!!!
Com sal grosso....Obedecendo o sugestivo ritual de um entendido no assunto, um certo senador pelo Amapá...VADE RETRO!!!!
Tomara que as maquinações diabólicas de ambos se percam, varridas por um novo "Katrina", que as arraste às profundezas abissais, onde vagam sem rumo, os espíritos atormentados pelo mal praticado. CRUZ CREDO!!!!
As doces plagas maranhenses libertas de semelhante furacão destruidor, de categoria máxima, podem agora respirar aliviadas, ouvir e saudar a chegada da nova Rádio Timbira, iluminada pelo sol do RENASCIMENTO social, artístico e cultural, de saudosas tradições.
ALELUIA!!
Patrícia

Anônimo disse...

Roseana Sarney, só fez aquilo de pior para o povo. Alguém pensa que os males de noso estado foram feitos por alguen que não rezou na cartilha de Sarney?? Só de Sarney foram 40 anos, imaginem antes dele?
Atraso, miséria e roubo, sinonimo do Sarneysismo.

Unknown disse...

Isso tudo que acontece aqui no Maranhão tem apoio do MP que de certa forma deixa que esses absurdos prevaleção, isso que dá politica atrelada a justiça aconatecem os piores roubos, cade a justiça para obrigar a retirada do sarney do convento???

Anônimo disse...

Prezado, acho que deveria ser colocada ao grande público que frequenta seu blog a notícia de que o Porto do Itaqui realizará sua primeira exportação de alcool combustível produzido no estado do maranhão. Essa, assim como o resgate da TIMBIRA são provas de que apesar das adversidades o GOVERNO JACKSON vai mostrando sua forma de trabalhar pelo MARANHÃO!

Anônimo disse...

Chega de Sarney!!!
O povo do MA não aguenta mais esta família...
CHEGAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!

Y

Anônimo disse...

Por falar em radio Timbira, alguem sabe o nome daquela musica que era usada como abertura do programa A SAUDADE QUE FICOU? Era um programa que tocava so musicas antigas, romanticas. Era tocada em viola.