terça-feira, 18 de setembro de 2007

Ainda é cedo???

Após o documentário cidadão Kayne que denuncia a manipulaçâo da Rede Globo, e mostra ao mundo um Brasil que muitos desconhecem. A Rede Globo enfim resolveu liberar um documentário com a banda Legiâo Urbana,( esperamos quase 20 anos). Uma das bandas nacionais mais expressivas da história do rock brasileiro mofou na gaveta, dando espaço para os "especias" do tipo xou da Xuxa.


Antes deles, lembro-me que as rádios FM enchiam nossos ouvidos de musicas comerciais, idiotices afins, eram as sopas de letrinhas e blá, blás de encher liguiça e bolsos de empresários da música. Em algumas festas, já se ouviam tocar o som de bandas como camisa de Venus e os paralamas do sucesso.



Além dessas banda, chegavam rumores da revoluçâo sonora que balançavam a cabeça da galera do planalto central e Sampa. Para mim era algo emocionante saber que enquanto rolava bandas como sex pistols na Inglaterra, os brasileiros mandavam ver na originalidade de suas musicas, protestos de verdade, sem modismos; aquela “onda” para classificar um movimento, que teve sua base na luta dos trabalhadores por seus direitos.



Tudo a ver, essas letras que abriam a mente da rapaziada, público freqüente das aulas nos cursinhos, batalhando para entrar nas universidades. Lembro bem o dia que comecei ouvir o som de peso dos brazucas, algumas delas: Plebe Rude, Legião Urbana, IRA, Capital Inicial, Garotos Podres, Detrito Federal, Replicantes, Inocentes...etc. Tenho saudade desses tempos!!!

Veja um clip: Clic aqui:

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso ae Ricardo Punk's not dead!!

Anônimo disse...

O som alternativo perdeu uma rica vertente, adeus legiâo!!
O som underground ta rolando é certo!!