terça-feira, 2 de abril de 2013

Debate sobre CPI da Multicooper exalta os ânimos na Câmara



DSC02111
Foi só a vereadora Rose Sales (PCdoB) ter indagado se ainda havia prazo para assinar a CPI da Multicooper (ou das ‘Terceirizadas’), solicitada pelos vereadores Francisco Chaguinhas e Nato, da bancada do PRP, que provocou a exaltação de alguns parlamentares presentes no plenário Simão Estácio da Silveira, com uma acusação feita por Chaguinhas de que “a CPI foi leiloada”.
A reação foi imediata, tendo alguns vereadores se manifestado sobre o assunto.
Fazendo uso da palavra, Chico Carvalho (PSL) enfatizou que “cada vereador assina ou não a CPI, assina se quiser, e o que não se pode aceitar é pressão para que se coloque assinatura nesse requerimento”.
Continuando, ele lembrou que “quando vossa excelência me procurou, lhe disse textualmente ‘não assino no momento’, e se vossa excelência diz que a CPI foi leiloada é porque alguém comprou e é necessário que se saiba o nome de quem comprou”.
Já Bárbara Soeiro (PMN) falou “se existiu compra da CPI é preciso que todos nós saibamos”. “Aqui tem de existir democracia, e assina esse requerimento de solicitação de CPI o vereador que quiser”.
Foi assim que reagiu Marlon Garcia (PTdoB), acrescentando que com sua declaração Chaguinhas “está procurando colocar o parlamento em xeque mate”. Já Beto Castro (PRTB) fez a justificativa da retirada do seu nome do requerimento de pedido da CPI, argumentando ter tomado essa atitude por já se sentir contemplado com as explicações recebidas acerca da questão.
Apresentando emenda – Ocupando a tribuna, Rose Sales (PCdoB) fez um pronunciamento para apresentar uma emenda aditiva ao pedido da CPI da Multicooper.
A parlamentar comunista lembrou que os cooperados ficaram sem seus salários desde maio de 2012, “e nós fizemos interlocução para realização de audiências tanto na Câmara Municipal, em órgãos dos poderes públicos e até junto ao Ministério Público”.
Sobre a apresentação de sua emenda, Rose Sales quer que “a CPI seja ampliada para toda a gestão anterior.
Já assinaram o requerimento de solicitação da instalação da CPI nove (09) vereadores que são Chaguinhas e Nato, ambos do PRP; Fábio Câmara (PMDB), Rose Sales (PCdoB), Marquinhos (PRB), Roberto Rocha Junior (PSB), Josué Pinheiro (PSDC), Edimilson Jansen (PTC) e Pavão Filho (PDT). Retiraram apoio Bato Castro (PRTB) e Manoel Rêgo (PTdoB).
São necessárias mais duas assinaturas, e resta agora esperar se vai haver a apresentação do pedido da CPI da Multicooper, sua apresentação, aprovação ou não e acolhimento ou não da emenda aditiva da parlamentar do PCdoB.
(Com informações da Superintendência de Comunicação da Câmara Municipal)

Nenhum comentário: