sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Reportagem do Sistema Mirante não mostra que foi no governo de Zé Reinaldo que a Praça Maria Aragao foi realizada....



Praça Maria Aragão, em São Luís, foi desenhada por Oscar Niemeyer (Foto: Biné Morais/O Estado)



Do G1 - São Luís

Praça Maria Aragão marca o trabalho de Oscar Niemeyer em São Luís

Arquiteto era amigo pessoal da médica maranhense que dá nome ao local.

Obra foi inaugurada em junho de 2004, no Centro da capital.

O arquiteto Oscar Niemeyer deixou marcas do seu trabalho em São Luís. A Praça Maria Aragão, no Centro, foi desenhada pelo ícone da arquitetura, que morreu às 21h55 dessa quarta-feira (5), aos 104 anos, no Rio de Janeiro.

A praça foi inaugurada em 24 de junho de 2004. Na época, um dos principais jornais da capital descreveu a estrutura do projeto como "dotado de estruturas com grandes balanços e curvas monumentais, desenvolvidas com lajes duplas nervuradas, nas quais foram utilizados materiais de alta tecnologia".
saiba mais

O local conta com o Memorial Maria Aragão, que abriga objetos pessoais e fotos da médica maranhense. Amiga pessoal do arquiteto, ela era ativista do Partido Comunista, sendo reconhecida no Estado pelas lutas contra o regime militar na década de 60.

 Maria Aragão iniciou carreira como pediatra no Rio de Janeiro, onde se formou, mas fez carreira como ginecologista em São Luís.
O espaço costuma ser palco das principais festas e manifestações populares da cidade. 

Com uma acústica privilegiada, a praça também é utilizada para apresentações de concertos de música clássica e shows em geral, além de exposições e feiras.

Em nota, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, afirmou que a morte de Niemeyer, aos 104 anos, representa uma grande perda não só para o Brasil, mas para todo o mundo, pelas obras que deixou e que mudaram o conceito da arquitetura. 

"Perdemos um homem de visão, que dedicou 70 anos de sua vida a projetar e realizar obras que vão ficar eternizadas na história, como a Praça Maria Aragão, em São Luís, criação desse grande gênio que enche os moradores da cidade de orgulho", declarou a governadora.

Nenhum comentário: