sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Por que Oscar Niemayer nunca fez uma obra para Sarney?



Porque a Oligarquia Sarney em 50 anos de dominação no Maranhão nunca teve uma obra de Oscar Niemayer?
Com todo respeito aos profissionais do Sistema Mirante, mas eles pisaram na bola numa matéria que, ao que tudo indica, foi feita para elogiar a dona do Sistema Mirante, a governadora Roseana Sarney(vejam no post abaixo).
Fiquem abaixo, com a matéria sobre a obra de Oscar Niemayer no Maranhão:
 (A edição da reportagem do Jornal Pequeno foi do dia 25 de junho de 2004 – após inauguração do Memorial Maria Aragão)
 O Prefeito de São Luís, Tadeu Palácio, inaugurou nesta quinta-feira (25) à noite, o Memorial Maria Aragão, primeira obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer no Norte e Nordeste do país. Estavam presentes na solenidade a presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Tati Palácio, o ex-prefeito Jackson Lago, o deputado federal, Neiva Moreira e demais autoridades e secretários municipais. O filho da médica Maria Aragão, Sebastião Rodrigues participou do evento representando a família da homenageada.
Após o culto ecumênico que abriu a solenidade de inauguração da praça, Tadeu Palácio, acompanhado do governador José Reinaldo Tavares, descerrou a placa do Memorial que abriga objetos pessoais e fotos de Maria Aragão. “Essa é mais uma grande obra que a Prefeitura de São Luís entrega à população. Um espaço para manifestações artísticas e culturais.
Estamos felizes por homenagear uma mulher tão determinada e forte como a médica Maria Aragão. Ela marcou seu tempo e entrou para história política do estado”, ressaltou Tadeu, que durante seu discurso prestou homenagens ao presidente nacional do PDT e ex-governador do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, falecido na última segunda-feira.
A construção da praça e do memorial é uma homenagem da Prefeitura de São Luís à médica comunista Maria Aragão, que entrou para a história da política maranhense com seu exemplo de dignidade e coragem na luta pela democratização do país. O projeto oferece à população – além do Memorial que abriga um acervo com fotos e objetos pessoais da homenageada – um espaço para manifestações populares e artísticas com palco e camarins. Estrutura
O arquiteto Oscar Niemeyer era amigo pessoal da médica Maria Aragão e realizou um projeto que é dotado de estruturas com grandes balanços e curvas monumentais, desenvolvidas com lajes duplas nervuradas, nas quais foram utilizados materiais de alta tecnologia. O espaço contará ainda com lanchonetes, sanitários, auditório e jardins.
“Sei que onde a minha mãe estiver estará feliz com essa inauguração, pois ela adorava lugares como estes, que são palcos de importantes manifestações. O Prefeito Tadeu Palácio está de parabéns pela inauguração da praça Maria Aragão”, declarou Sebastião Rodrigues, filho da homenageada.
Segundo o ex-prefeito Jackson Lago, a obra é um grande marco para São Luís e um local democrático, que demonstra a preocupação que a Prefeitura de São Luís tem com a sua população em todos os aspectos. “Esta obra é uma honra para a nossa cidade, fico muito feliz por estar participando dessa inauguração e de saber que ela homenageia uma mulher tão humana e guerreira como Maria Aragão”.

Nenhum comentário: