sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Onde foi parar o dinheiro Castelo?




Assistimos atônitos a pior transição que o Maranhão teve, Castelo e o seu fim melancólico…
Assim que o prefeito João Castelo assumiu seu governo (aquele do “agora vai”) recebeu as contas enxutas, hospitais e escolas funcionando. Mas ao termino de uma desastrosa administração, o grupo Sarney deverá tomar na marra o controle de alguns hospitais, uma coisa atípica, pois o dinheiro sempre deu para pagar as contas, mas agora, inexplicavelmente, após as eleições, o dinheiro sumiu.
O governo do Estado quer assumir os débitos. Isso, todos sabem é muito grave. Era tudo que Ricardo Murad, que apoiou Castelo queria e recebeu de mãos beijadas…
Corredor do Socorrão I
Fiquem com a matéria retirada do JP online:
O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, assumiu, ontem, à noite, uma parceria com a Prefeitura de São Luís em socorro emergencial às unidades de saúde da capital. A propósito, a SES divulgou a seguinte Nota Oficial.
“Considerando a grave situação de atendimento da rede municipal de saúde de São Luís, especialmente nos Hospitais Socorrão I, Socorrão II e Hospital da Criança, ocasionada pela falta de insumos básicos para a devida prestação dos serviços médicos, pela dificuldade de operacionalização dos equipamentos por falta de manutenção, e ainda a ameaça de paralisação das equipes de saúde por atraso no pagamento dos seus salários, fatos que estão causando graves prejuízos à comunidade usuária do Sistema Único de Saúde na capital do Estado, com risco de morte para os pacientes em demanda a esses serviços.
Considerando, ainda, que essa situação também está ocasionando o congestionamento das UPAS da rede estadual e dos hospitais de retaguarda clinico-cirúrgica, como o Hospital Geral, o Hospital Carlos Macieira e o Hospital Infantil Juvêncio Matos, os quais estão sendo obrigados a realizar atendimentos muito acima de sua capacidade operacional, o que pode ocasionar queda na qualidade dos atendimentos, e a suspender o desenvolvimento de algumas ações como cirurgias oncológicas, neurocirurgias e cirurgias eletivas, a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão vem, por meio desta Nota Oficial, comunicar à população que resolveu, de forma emergencial e inadiável, adotar as seguintes medidas, até que o prefeito eleito assuma o comando da administração municipal:
1-Disponibilizar, em caráter de urgência, para os hospitais da rede municipal de São Luís, materiais médicos, medicamentos e alimentação, assim como serviços de ambulância, de limpeza e de desinfecção hospitalar, de exames laboratoriais, e ainda, caso necessário, equipes de profissionais da saúde, de forma que os atendimentos nas unidades da rede municipal voltem, o mais breve possível, à normalidade;
2- Requisitar emergencialmente à Universidade Federal do Maranhão a cessão do prédio construído pela UFMA em terreno do Hospital Tarquínio Lopes Filho, que está atualmente sobrecarregado em decorrência da crítica situação descrita na rede municipal. Esta cessão possibilitará o imediato acréscimo de 100 leitos no Hospital Geral, trazendo uma rápida resposta às necessidades de atendimento à saúde da população.
3- Colocar à disposição do SAMU ambulâncias da Secretaria de Estado da Saúde até que sua frota seja recuperada e colocadas em operação”.
Secretaria de Estado da Saúde

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Com a aproximação do dia 25 de Dezembro, tempo de Natal, e, que é a maior das festas da Humanidade. As pessoas, em sua maioria, reúnem-se para comemorar e, muitas outras para agradecer. Sim, agradecer ao outro que lhe estendeu a mão, ao outro que compreendeu, ao outro que de uma forma ou de outra, prestou-lhe um auxílio, para a grandeza deste tempo que traduz-se no Dom da Vida.
Eu, particularmente estou aqui. De uma maneira muito simples. Sem cartões, sem panetones, sem uvas. Mas, com uma Alma leve, ciente e consciente, que como ser humano, tenho feito um esforço enorme, para que seja emancipado ao o outro, o sentimento de Amizade, de Respeito, de Alegria e de Continuidade, para que o Ser Humano, torne-se cada vez mais qualitativo.
É chegado o tempo de Natal, quero agradecer, por estarmos aqui, e, aproveito para desejar-lhe: Muita Saúde, que é o dom da alegria. Paz, e Equílibrio Espiritual. Sem estes, somos como os versos que vagam sem literatura.
Que no Ano de 2013, estejamos juntos, e com Saúde, por que Jesus Cristo, é Senhor dos contentamentos.
Feliz Natal, e, que este desejo estenda-se a cada um dos seus familiares.
Um abraço.