quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Rogéryo Du Maranhão quer transformar Fundação de Cultura em Secretaria Municipal


Tempos bons: Rogéryo Du MA ao lado do cantor João Do Valle
Extra: blog tem acesso ao manifesto elaborado por líderes comunitários, cantores da terra, brincantes de bumba boi, inclusive, poetas e escritores, pedindo mudanças na Cultura de São Luís.
O nome do cantor e compositor Rogéryo Du Maranhão está sendo indicado como consenso, por várias entidades ligadas aos movimentos culturais da cidade.
A indicação partiu dos movimentos que lutam há vários anos pela mudança na forma de conduzir os processos culturais, tem como principal foco, transformar a Fundação da Cultura em Secretaria Municipal de Cultura, que deverá atuar em São Luís, de acordo com o Sistema de Cultura Nacional.
A indicação de Rogéryo Du Maranhão, que além de cantor e compositor, também é jornalista, produtor, instrumentista, ator e gestor da Fundação Dilú Melo, membro da Academia Vianense de Letras e pós-graduado em psicanálise.
O nome de Rogéryo supre as duas principais exigências feitas pelo novo prefeito, que são: ser técnico e ter o nome limpo na praça.
Fiquem abaixo com o manifesto popular que foi enviado ao novo prefeito eleito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior:
MOVIMENTO CULTURAL PELA ÉTICA, TRANSPARÊNCIA, RENOVAÇÃO
 NA POLÍTICA E GESTÃO PÚBLICA
Pró ROGÉRIO DU MARANHÃO para Presidente da Fundação Municipal de Cultura – FUNC
São Luís, 16 de novembro de 2012
Ao
Novo Prefeito de São Luís
M.D.: Edivaldo Holanda Júnior
C/C: Roberto Rocha e Flávio Dino
NESTA
Senhor Prefeito,
Nós abaixo assinados – Listas em anexo – amantes da cultura universal e de corações sangrando pela nossa cultura ludovicense vimos lhe apresentar um nome que ligado a uma pessoa traduz o que de mais puro, ético e competente se pode ter como atributos para nos representar, coordenando a Política de Cultura do Município de São Luís, neste momento de RENOVAÇÃO para a construção de uma nova forma de pensar o fazer político pautado em valores de honestidade, seriedade, honradez, ética, transparência e competência no trato com a “coisa pública”. Para essa tarefa o nome que lhe propomos é ROGÉRYO DU MARANHÃO.
Apresentamos-lhe ROGÉRYO DU MARANHÃO tecendo um pouco da sua larga história de vida na construção e defesa da cultura pé no chão, de raiz, embasada nos costumes e na tradição histórica do povo maranhense, em especial de São Luís, a partir da cidade de Viana seu berço pátrio.
São Luís precisa descobrir esse jornalista do cotidiano, poeta, cantor, compositor, produtor, instrumentista, ator e gestor da Fundação Dilú Melo, membro da Academia Vianense de Letras e pós-Graduado em Psicanálise. ROGÉRYO DU MARANHÃO é um homem simples, de jeito simples que o mundo conhece, o Brasil conhece e o povo ludovicense precisa conhecê-lo, atuando como gestor de uma política pública que perpassa a vida de todos nós – a cultura. ROGÉRYO DU MARANHÃO é um abridor de caminhos, um estradeiro, é um cidadão do mundo. É um homem da cultura com 24 CD’s gravados e 4 livros editados, é autônomo e vive da sua arte. São Luís precisa reconhecê-lo sem bajulação e sem adjetivos menores.
É militante político na sua área de atuação e vivência, filiado ao Partido Trabalhista Cristão – PTC, já tendo inclusive participado de uma eleição municipal concorrendo a uma vaga para a Câmara de Vereadores de São Luís. Portanto, não é um estranho no ninho e poderá contribuir muito mais pela democratização da cultura em nossa cidade, administrando para todos e não para grupos privilegiados. A partir de sua visão e prática cultural, procurará integrar São Luís no Sistema de Cultura Nacional, formatando um Plano de Cultura Decenal desmembrado anualmente, considerando todas as contribuições propostas nas Conferências de Cultura já realizadas e valorizando os artistas e produtores culturais de São Luís. ROGÉRYO DU MARANHÃO pensa numa Universidade Cultural capaz de referenciar e profissionalizar os artistas e se propõe ainda em criar uma Passarela do Samba-Escola permanente, com cursos e oficinas de artes para capacitar crianças, jovens e adolescentes, para que não sejam meninos jogados nas ruas de São Luís.
Senhor Prefeito, acreditando em suas propostas de campanha, reiteramos esta solicitação para que a Pasta da Cultura seja administrada, na sua gestão, por um homem diferente daqueles que por lá passaram e deixaram um rastro lamacento de envergonhar qualquer homem público. Acreditando nisto é que indicamos ROGÉRYO DU MARANHÃO para a Fundação Municipal de Cultura.
Atenciosamente,
Movimento Cultural Pela Ética, Transparência, Renovação na Política e Gestão Pública

Nenhum comentário: