quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Marcelo Tavares - PSB - áudio


Marcelo Tavares - PSB
marcelotavares@al.ma.gov.br
(98) 8115-7744

Audio


O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES (sem revisão do orador) - Senhores deputados, senhoras deputadas, volto a esta tribuna apenas para discordar dos argumentos apresentados pelo deputado e líder do Governo, César Pires, em relação aos fatos aqui narrados por nós, da Oposição, na tribuna desta Casa nesta sessão. Em primeiro lugar, deputada Cleide, pela resposta do deputado César Pires, eu entendo que é pertinente o requerimento de V.Exa. porque quem deve responder de fato é o secretário Ricardo Murad, que é o comandante da Pasta. O que ele disse aqui deixou claro que essas licitações foram anuladas porque o Estado agora vai botar esta conta da construção desses hospitais no tal empréstimo que esta Casa aprovou há pouco tempo. Ora, empréstimo esse que ainda não foi aprovado, quer dizer, foi aprovado nesta Casa, mas ainda vai tramitar em alguns órgãos federais para poder aí, sim, ser aprovado e o recurso ser liberado. Então, deputado César Pires, o Governo agiu de má fé, a senhora governadora Roseana agiu de má fé quando, no dia 21 de setembro deste ano, convocou a classe política e as pessoas que fazem parte do seu governo para lançar oficialmente os editais de construção desses hospitais. A senhora governadora quis eleger prefeitos nas cidades de Caxias e Santa Inês, mas perdeu em Santa Inês, perdeu em Caxias a governadora, em Imperatriz e Pinheiro. A governadora agiu de má fé. Vejam só. Naquela época, a governadora já sabia que o Governo ia pleitear esses empréstimos. Era claro isso! Eu já tinha falado isso várias vezes da tribuna.
O SENHOR DEPUTADO HÉLIO SOARES – Deputado, me permita um aparte?
O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - Eu só tenho um pouquinho de tempo, deputado Hélio. Então, prefiro que V.Exa. se inscreva.
O SENHOR DEPUTADO HÉLIO SOARES (aparte) – É só para dizer que o candidato da governadora Roseana em Imperatriz foi o Madeira.
O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES – Deputado Hélio, ele ainda não disse isso, faltou coragem ao senhor candidato Madeira para dizer isso, porque ele era o candidato da governadora Roseana Sarney. É bom saber que V.Exa. disse isso porque eu não sabia ainda. Mas, senhores deputados, o que importa é que a governadora agiu de má fé. E ai é grave isso, porque as obras não existem mais, foram canceladas, vão ser colocadas num empréstimo que quebra o Estado, se for concedido. Eu acho isso vergonhoso, mas preocupante também no que diz respeito àquilo que o deputado César Pires nem quis defender, que é a questão da educação e do resultado do ENEM. O deputado César Pires não quis nem defender, porque de fato é indefensável! A governadora prometeu uma revolução na educação, e continua tratando a educação do Maranhão com desprezo. Em tese, a reconhecida capacidade do deputado federal Pedro Fernandes nas mais variadas áreas, eu tenho respeito pelo trabalho do deputado Pedro Fernandes, mas ele não era o secretário adequado para aquela Pasta por uma razão muito simples e lá está o caos. Nós estamos no fundo do poço e a governadora nomeou um secretário que tem data para sair. Ele se desincompatibilizará do cargo, deputado Milhomem, em abril de 2014 para ser candidato a deputado federal provavelmente. Ora, nós já estamos no quinto secretário de Educação, a governadora já brincou de todo o jeito com a educação maranhense. Agora ela nomeou alguém que tem data para sair. Neste período talvez o deputado Pedro Fernandes não tenha tempo nem de conhecer um terço das escolas do Maranhão que ele administra. Então é uma pessoa certa no lugar errado e na hora errada. É a minha opinião. Eu, governador do Estado não nomearia para aquele setor alguém que passará pouco mais de um ano. Acho isso, deputado Arnaldo Melo, uma atitude uma incoerente.
A SENHORA DEPUTADA ELIZIANE GAMA - Deputado Marcelo.
O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - Deputada Eliziane, se o presidente permitir eu concedo aparte.
O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO ARNALDO MELO - O horário não permite aparte, deputado.
O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - Não é a liderança, senhor presidente, eu estou completando o tempo da deputada Cleide.
O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO ARNALDO MELO - Então o senhor está falando pelo tempo do bloco?
O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - É isso ainda, os 4 minutos que faltavam.
O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO ARNALDO MELO - Então V.Exª dispõe de mais 3 minutos, porque já ultrapassou dois, pelo tempo da liderança.
A SENHORA DEPUTADA ELIZIANE GAMA - Mas eu queria fazer um aparte ainda no tempo do bloco, já que ele agora que ele vai começar a utilizar o tempo da liderança.
O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO ARNALDO MELO - Ele está no tempo da liderança, deputada.
A SENHORA DEPUTADA ELIZIANE GAMA (aparte) - Deputado Marcelo, eu queria lhe cumprimentar pelo debate. E quando V.Exª traz a temática sobre a educação, de cinco secretários, e os últimos três eu queria inclusive fazer um destaque em relação ao deputado Pedro Fernandes. Eu acho que ele é uma pessoa correta, séria e só não está no lugar certo, que é a educação.
O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - E na hora errada, porque vai sair em um ano.
A SENHORA DEPUTADA ELIZIANE GAMA (aparte) - Exatamente, e a educação precisa ter um nível de continuidade, porque são essas quebras que tornam a educação frágil, do ponto de vista de investimento, de estruturação. E eu lembrava, por exemplo, da experiência que tivemos em São Luís. A educação em São Luís, nessa gestão, não deu certo por conta disso, porque houve uma ruptura muito frequente de interrupção de secretários e isso acaba não dando a continuidade de projetos educacionais. E no caso de Governo do Estado, nos últimos três secretários, na verdade eles não têm nenhuma experiência, uma vinculação direta com a parte específica que é a parte de educação. Então queria lhe cumprimentar pelo debate e também trazer essa minha preocupação, porque um Estado que tem 60% da população pobre, um Estado que não tem renda, um Estado que não tem nível de desenvolvimento adequado ele não o será se não houver responsabilidade e ser voltado para a educação no Estado. Portanto, parabéns a V.Exa por esse debate tão importante.
O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES – Eu agradeço e incorporo o pronunciamento de V.Exa, deputada Eliziane. E olhe, para encerrar, lamento. O Maranhão não merece isso. O Maranhão não merece que a governadora brinque com a educação do nosso Estado. Fala-se muito em desenvolvimento econômico, mas se esquece que não há desenvolvimento econômico sem uma educação forte. Foi assim no mundo inteiro, é assim nos países chamados Tigres Asiáticos que investiram em educação e só aí tiveram desenvolvimento econômico. Nós temos uma governadora que brinca com o futuro do nosso povo, que não tem a dimensão da responsabilidade que é governar o Maranhão, principalmente na área de educação. Isso dói em todos os maranhenses. E sei, deputado César Pires, que o silêncio de V. Exª consente. E consente concordando com as críticas que fazemos, porque V.Exa é um educador responsável, sempre foi por onde passou nos órgãos do Estado do Maranhão. E para encerrar agora definitivamente, gostaria que tomássemos medidas, que pudéssemos convocar aqui os secretários, que pudéssemos também conversar e ouvir o Conselho Estadual de Educação, porque também as nossas escolas particulares, deputada Eliziane, também foram muito mal. Nenhuma das nossas escolas particulares foi bem colocada. E quem fiscaliza essas escolas particulares? Quais são os critérios adotados também? Então, senhor presidente, é isso que lamento, e acho que a nossa responsabilidade é muito grande. Espero que esta Casa tenha a noção da situação que hoje vive o Estado do Maranhão. Infelizmente a governadora Roseana faz, indiscutivelmente, o pior governo dos últimos anos no Maranhão. E o Maranhão sempre é notícia ruim. Na semana passada, na Revista Época se não me engano, quando se falava da alfabetização na idade certa, o ministro da Educação, o Mercadante, lançou agora um Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, 8 anos. O Maranhão não participou, não se interessou. E o Maranhão, junto com Alagoas, é o Estado que apresenta o maior índice de crianças não alfabetizadas aos 8 anos. É uma responsabilidade municipal? Sem dúvida que é, principalmente, como a própria deputada Eliziane disse agora. Mas eu me lembro que não há governador que possa fechar os olhos para essa situação. E quero dizer que nós também devemos participar das soluções desse problema. A Assembleia simplesmente observando o cenário de caos que hoje vive o estado.

Nenhum comentário: