quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Encaminhamento de Votação - 14/11/2012


O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES (sem revisão do orador) 

– Senhor presidente, senhores deputados eu não entendo o medo que a base do Governo tem de um secretário vir a esta Casa, naquilo que é nossa função institucional, explicar quais são as medidas que ele está planejando ou tomando para combater a criminalidade no Maranhão. 

Não entendo isso, deputado Magno, São Luís hoje, como mostrou o deputado Bira aqui na semana passada é cinco vezes mais violenta que São Paulo, e isso têm gente que tem culpa nessa situação, tem responsável nessa situação, e a maior responsável é a governadora Roseana, que faz um governo omisso, fraco e que quebrou o Estado. 

Essa que é a verdade o Maranhão hoje está quebrado novamente e ela está endividando o Maranhão em R$ 4 bilhões e mais uma vez não resolve os problemas da segurança no Maranhão. 

Os valores destinados à segurança são poucos e V. Exa acha que nós não devemos satisfação a sociedade que o secretário não pode vir a está Casa e até acho que ele não tem medo nenhum de vir a Assembleia, os deputados é que tem medo de chamá-lo e dá os esclarecimentos necessários. 

Nós da oposição não fazemos criar um ambiente de terra arrasada no Maranhão, tanto eu como o deputado Bira fomos à secretaria de segurança, e lá conhecemos o sistema de câmeras, eu pessoalmente até elogiei a iniciativa para mostrar deputado Magno que nós não queremos a terra arrasada. Nós queremos um estado mais seguro para os maranhenses, mas não é isso que a governadora de V. Exa quer.

 O Maranhão caminha irremediavelmente para se tornar o Estado mais violento do Brasil e a Assembleia acha que não deve interferir nessa discussão, pelo menos a base do governo acha isso. Isso é vergonhoso e nós estamos aqui para fazer leis, para fiscalizar o Executivo, para propor e ajudar todos os entes do Estado a encontrar soluções nos problemas do Maranhão, essa é a nossa função deputado Magno. V. Exa não quer o secretário venha aqui por que o governo de V. Exa é fraco e fez com que o Maranhão se tornasse o que é hoje: uma vergonha nacional. 

Então, senhores deputados, senhoras deputadas, nós da Oposição, com os deputados que querem pelo menos ter a oportunidade de discutir com o Secretário quais são as medidas da segurança que vamos fazer, vamos até colocar emendas para o Sistema da Segurança porque é preciso, mas a base do Governo só quer dar medalha para secretário, dar título para secretário, fazer isso e fazer aquilo, mas resolver problema ninguém quer. Então, senhores deputados, senhoras deputadas, nós devemos isso ao povo do Maranhão, povo esse que assistiu a uma governadora tomar posse e dizer que as pessoas poderiam voltar a sentar nas portas das suas casas que a segurança ia voltar a ser o que era, no entanto, não é mais assim, a governadora não conhece mais o Maranhão até porque é uma governadora faltosa, omissa nos seus deveres.

 A uma reunião com a Presidente Dilma a governadora não vai, manda o secretário. Então, senhores deputados, o Maranhão não podia estar numa situação diferente, e acho que é o nosso dever contribuir com as soluções e ouvir o secretário, ajudar o secretário para que ele pudesse ter nesta Casa um lugar de apoio para implementar as suas políticas de segurança, suas ideias da segurança pública para quem sabe melhorar o problema.

 Então nós não queremos atrapalhar, Deputado Magno, nós queremos é ajudar, nós queremos nos somar a qualquer iniciativa que possa dar mais segurança ao povo do Maranhão, mas V.Exa. não acha isso, não. Infelizmente, o resultado dessa situação desastrosa de Roseana Sarney é que o Maranhão se aproxima de ser o Estado mais violento do Brasil, o que é muito ruim para todos nós porque não sabemos quando a violência pode bater na nossa porta, já que pode bater em qualquer porta, Deputado Magno. Muito obrigado.



Marcelo Tavares - PSB
marcelotavares@al.ma.gov.br
(98) 8115-7744

Audio



Nenhum comentário: