sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A Refinaria Premium e o baú da infelicidade

Do blog do Robert Lobato


Lançamento da "pedra fundamental" da Refinaria Premium. Presença das principais autoridades da República, em 2010. O que deu azar? Será se foi a presença de prefeita Bia Aroso (Paço do Lumiar), ali ao lado da Dilma?
Se há um blog que não se surpreendeu com a notícia de que a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, decidiu suspender a construção da Refinaria Premium da Petrobras, no Maranhão, esse blog é o do Roberto Lobato.
Sem qualquer vaidade pueril, o blog foi o primeiro, lá pelos idos de 2010, a chamar a atenção para o otimismo perigoso das autoridade locais em festejar a inauguração, já em 2013, de uma refinaria do porte estrutural e financeiro como é o caso da Premium de Bacabeira. Foi do blogueiro, inclusive, a sugestão da audiência pública sobre a Refinaria Premium dada ao líder da oposição da época, Edivaldo Holanda, na Assembleia Legislativa.
A primeira entrevista sobre a questão foi publicada aqui, com o especialista em petroquímica, Manoel Carlos Bordalo (reveja aqui). O próprio Bordalo, em outubro do ano passado, fez um comentário no blog relembrando da entrevista histórica e reafirmando que nada indicava que o projeto da Petrobrás sairia do papel tão cedo (reveja aqui).
Orçada em cerca de astronômicos 20 bilhões de dólares – aproximadamente, 40 bilhões de reais! – eis que agora o que era doce ficou amargo. De sonho de milhares de maranhenses a refinaria virou pesadelo, inclusive para quem fez investimentos na região do “El Dourado” de Bacabeira.
No lançamento da pedra fundamental, uma festa de arromba com a presença das principais autoridades da República de então. Aliás, à execeção de Lula, muitos ainda estão aí figurando no poder central do país, inclusive a ex-ministra da Casa Civil que virou a primeira mulher presidente do Brasil.
Mística. Na ocasião da festança pela inserção do Maranhão no futuro de prosperidade econômica e social, apareceu um “baú da felicidade” onde as autoridades depositaram objetos de sua preferência para simbolizar aquele momento de pujança política e pré-eleitoral: o nosso eterno presidente Lula depositou cópias das licenças ambientais para o início das obras; a nossa eterna governadora Roseana uma cópia da revista Maranhão Industrial; nosso terno presidente do Congresso, José Sarney, uma peça de artesanato do município de Bacabeira; nosso eterno ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, cópia do projeto da refinaria; o nosso nem tão eterno assim, ministro Alexandre Padilha, na época Relações Institucionais, um exemplar da edição do jornal O Estado Maranhão; e a nossa eterna presidenta, Dilma Rousseff, uma mostra do solo local. Até o pobre prefeito de Babaceira,Venancinho, fez seu depósito para a posteridade: uma foto do primeiro furo da sondagem feita no terreno. Ao final do rito místico, o baú foi lacrado pelo então presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielle, para ser aberto  somente na inauguração da refinaria.
Este blog nunca torceu contra a implantação da Refinaria Premium, apenas cumpriu e cumpre o papel cidadão de alertar, sobretudo a sociedade, sobre os riscos de tanta promessa, de tanto otimismo para entregar um empreendimento de tamanha complexidade em tão curto espaço de tempo. Está aí o desespero pela duplicação da BR 135, obra essencial para a refinaria, que não sai nem com reza brava!
Cumpre agora, enquanto maranhense, torcer para que a Petrobras não desista do Maranhão e volte a fazer a gente ao menos sonhar, mais uma vez, com a Refinaria Premium, pois o povo também colocou algo dentro daquele baú místico: um pouco da sua esperança.
A Petrobras não deixar que aquele baú de 2010 seja transformado em um “baú da infelicidade”.
Nota: Gostaria de pedir, mais uma vez, a compreensão dos leitores para uma pequena diminuição no ritmo das postagens do blog até a próxima segunda-feira (9). Falei em “diminuição” e não em “parada” das postagens. Um grande abraço a todos e a todas e ótimo final de semana.

Nenhum comentário: