quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Castelo chega ao fim de sua gestão sem cumprir sua principal promessa: "ACABAR COM A SARNA DO MARANHÃO"




João Castelo: uma história que começou bem e está terminando péssimo…
“Nós vamos acabar com a sarna do Maranhão…”
João Castelo, durante uma coletiva de imprensa ao lado do então governador Jackson Lago, no comitê do Olho D´água, no início da campanha em 2008, dizia-se ser o maior anti-Sarney do Maranhão.
Ainda lembro muito bem dessa promessa, ou melhor, desse “compromisso” de campanha feito pelo “candidato das oposições”, apoiado pelo governador Jackson Lago. Naquele momento falar mal do Sarney dava votos, e o candidato João Castelo acabou sendo eleito impulsionado por um antigo jargão popular de “libertar o Maranhão”.
Por que o prefeito Castelo não cumpriu sua principal promessa, que era “exterminar a SARNA do Maranhão”? Quem observa a cena política sabe muito bem quem está apoiando João Castelo, nesta eleição de 2012, No 2º turno.
A julgar pela movimentação política em torno da gestão do prefeito Castelo, ele terminou sua vida política da pior forma possível, num melancólico isolamento. De todos que estavam com Castelo há quatro anos atrás, a maioria está do lado contrário, e adivinhem por que?
Vale ressaltar que, foi o próprio prefeito João Castelo, quem abandonou na verdade, todos esses companheiros que outrora deram-lhe total apoio.
No dia que o Jornal Pequeno fez a reportagem que estou comentando, durante a inauguração de um comitê no Olha D´agua, lugar que, João Castelo deixou abandonado, entregue à própria sorte Jackson Lago nas eleições de 2010. Que, segundo o Aziz Santos, Castelo deixou que os vereadores votassem em Roseana Sarney:
“O pior de tudo é a ingratidão do Castelo ao Jackson. Mesmo tendo sido por este ajudado na eleição anterior de prefeito, não é que Castelo liberou toda a sua bancada de vereadores para votar em Roseana? Que coisa feia, filho. Esse senhor envelheceu perdendo a dignidade. Talvez este seja o maior motivo de sua solidão política, por ele mesmo confessada e lamentada na televisão” (palavras de Aziz Santos).
Os políticos que hoje estão com Flávio Dino, são os mesmos que na eleição de 2018, estavam com João Castelo, ele acusava Flavio Dino de ser um agente do Sarney. Mas, e agora Castelo, o que você tem a dizer sobre “exterminar a Sarna do Maranhão”?
Fiquem abaixo com uma reportagem do Jornal Pequeno, do ano de 2018:
Castelo: discurso contundente contra o sarneisismo na inauguração do seu comitê eleitoral
O ex-governador João Castelo (PSDB) reagiu a críticas de adversários, no final da tarde de ontem, ao inaugurar o comitê central de sua campanha, no Olho d´Água.
Ele defendeu a união de forças em torno do ideal da Frente de Libertação, para consolidar nas próximas eleições a derrota do grupo Sarney. “Há doenças que resistem aos bons remédios”, discursou, lembrando as perseguições que sofreu por parte da oligarquia Sarney, e arrematou: “O povo tem de acabar de vez com a sarna que atrapalha há tanto tempo o Maranhão”.
Para o candidato tucano, a disputa pela Prefeitura de São Luís será uma grande chance de consolidar a vitória conquistada pelo governador Jackson Lago nas urnas de 2006. Discursando ao lado de sua companheira de chapa, Helena Duailibe (PSB), Castelo enfatizou que dá a largada de sua campanha tranqüilo e despreocupado em relação à impugnação de sua candidatura na Justiça Eleitoral.
“Não tenho medo. Isto não me intimida, porque não adianta querer ganhar no tapetão”, afirmou o tucano, depois de lembrar que sofre há 25 anos a “perseguição dos poderosos. Mas eles não conseguiram me destruir nem me diminuir”.
A inauguração do comitê de campanha transformou-se numa grande festa política, que contou com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado João Evangelista; do presidente do PSDB, deputado federal Roberto Rocha; do presidente do PSB, deputado federal Ribamar Alves, do secretário-chefe da Casa Civil, ex-deputado Aderson Lago; do líder do governo na Assembléia, Edivaldo Holanda; do coordenador da campanha, deputado federal Pinto Itamaraty, dos deputados estaduais Afonso Manoel e José Lima, além de um grande número de líderes comunitários e candidatos a vereador.
Humildade – Em seu discurso, depois de salientar que não tem dinheiro público “para alugar militantes”, Castelo conclamou os seus aliados dos três partidos – PSDB, PSB e PTC -, a entrarem na campanha para valer. “Peço que me ajudem a vencer as forças do atraso. Porque é preciso libertar também São Luís, que está refém da vaidade daqueles que imaginam poder eleger até um poste”.
Mesmo apontado na liderança das pesquisas, Castelo declarou que entra na campanha com o sentimento da humildade, começando do zero. “Pesquisa é intenção de voto. Por isso vamos à luta, com muita garra e com toda a disposição”. Dizendo que já nem mais pensava em ser candidato, depois de ter tentado três vezes ser prefeito da capital, Castelo afirmou que foi estimulado pelo povo e agora mais uma vez disputa a Prefeitura de São Luís, atendendo a um chamamento do povo. “Eleito prefeito, serei sobretudo um servidor do povo de São Luís”, enfatizou.
Ao final da cerimônia de inauguração do comitê, o Padre Paulo e o Pastor Domingos rezaram e oraram, pedindo proteção divina para João Castelo e para todos os outros candidatos.
Fonte: http://www.jornalpequeno.com.br/2008/7/18/Pagina82819.htm

Nenhum comentário: