sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Bira do Pindaré no nequeno expediente - 18/10/2012



Bira do Pindaré - PT
deputadobiradopindare@gmail.com
(98) 8828-7205

Audio


O SENHOR DEPUTADO BIRA DO PINDARÉ (sem revisão do orador) – Senhor presidente, colegas parlamentares, imprensa, galeria, servidores, povo do Maranhão, quero dizer deputada Graça Paz, da minha solidariedade com V.Exª, cumprimentá-la pela coragem, pela determinação e, sobretudo, pelo reconhecimento em relação ao secretário Clodomir que foi exonerado de maneira inexplicável do cargo que ocupava na Prefeitura de São Luís. E que sou testemunha, o secretário Clodomir, o conheço desde o tempo em que ele estava com o Jackson Lago e foi leal com o Jackson Lago. Depois com o prefeito Tadeu Palácio, foi leal com o prefeito Tadeu Palácio e agora com o prefeito João Castelo, foi leal com o prefeito João Castelo.
 Então não conseguimos entender como que um prefeito pode agir dessa forma em relação a uma pessoa tão próxima e que ajudou tanto na sua administração, na sua eleição, em todo trabalho que vem sendo realizado na cidade. Então considero, as palavras da deputada Graça, as palavras firmes de alguém que não se curva, que não se entrega, que não se cala diante do que chamo de injustiça. O secretário Clodomir está sendo vítima de uma grande injustiça por parte do prefeito João Castelo que mostra, mais uma vez, porque ele só teve 30% dos votos em São Luís, pela sua alta capacidade de desagregação. Foi incapaz de retribuir ao ex-governador Jackson Lago o que ele fez na eleição do próprio prefeito João Castelo, ele foi incapaz de retribuir. Não apoiou o Jackson Lago como deveria. E é por esta razão que a população... esse é mais um dos motivos, deputada Cleide, não é o único, mas é mais, um da rejeição que o prefeito hoje tem na cidade de São Luís do Maranhão. 
Quero também dizer ao deputado Magno Bacelar, que não procede a acusação que V.Exª faz em relação ao presidente da EMBRATUR, o ex-deputado Flávio Dino. Não considero que ele faça desta eleição um trampolim. O deputado Flávio Dino, o ex-deputado Flavio Dino teve uma presença legítima nesta campanha. Primeiro porque é a cidade de São Luís, segundo porque é a maior liderança das oposições no estado do Maranhão e, terceiro, disputou a eleição para prefeito na eleição passada e foi também candidato a governador com forte votação na cidade de São Luís. Portanto, ele não está fazendo de trampolim, ele está colaborando efetivamente com a campanha do candidato Edivaldo que precisa do apoio da liderança. O ex-deputado Flávio Dino é decisivo na construção da candidatura do Edivaldo e é decisivo também no convencimento da população de que a candidatura do Edivaldo representa uma alternativa em relação à atual gestão em São Luís pela força da sua liderança, pelo reconhecimento popular que ele tem. Então, por esse motivo não se trata de trampolim, ma de uma presença legítima como é a presença, por exemplo, de Lula e de Dilma que são explorados incansavelmente e à exaustão pela governadora Roseana Sarney que explorou na sua campanha de governo e explorou agora na campanha do seu candidato Washington. Explorou de todas as formas, de forma inclusive à exaustão, repetindo a fala do Lula o tempo todo, etc. Então nós não podemos acusar o ex-deputado federal de estar fazendo trampolim. Eu acho que essa acusação não cabe. Ele está tendo uma presença legítima, necessária, importante e decisiva. 
Agora, se V.Exa quer saber, e eu faço questão de dizer, se depender de mim, ele vai ser o próximo governador do Estado e acho que o Maranhão já está pensando na mesma direção. É isso que deve estar assustando V.Exa., mas não se preocupe porque faremos certamente, deputado Marcelo, chegando ao governo, um governo republicano, respeitando a pluralidade política que existe neste Estado, permitindo a emancipação das forças independentemente das matizes políticas, pois isso é fundamental para estabelecer um novo marco na história do Maranhão. Se ele não conseguir fazer isso, vai ser mais uma frustração para todos nós e não vai ter cumprido o seu papel, por isso acredito na sua firmeza de proposta e na sua capacidade de liberar esse processo e garantir não só a eleição do Edivaldo, mas permitir que a gente faça a mudança necessária neste Estado do Maranhão. Muito obrigado, Senhor Presidente.
O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO ARNALDO MELO – Ordem do Dia. Não há matéria na pauta para votação. Informamos aos deputados que a pauta está em dias. Inclusão na Ordem do Dia da próxima sessão de segunda-feira, dia 22 de outubro, do Requerimento 360, de autoria da deputada Priscylla; Requerimento 361, da deputada Valéria Macedo; e Requerimento 362, do deputado Arnaldo Melo. Grande Expediente. Não há orador inscrito para o Grande Expediente. Horário destinado a partidos e blocos. Bloco União Democrática. Declina. Bloco Parlamentar pelo Maranhão. Declina. Bloco Parlamentar de Oposição. Bloco Parlamentar PDT/PSDB. Lembro aos colegas deputados a sessão solene às 11h00 para a entrega do Título de Cidadania ao Dr. Felipe Camarão. Não há oradores inscritos no Expediente Final. Declaro encerrada a presente sessão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boto fé no companheiro Bira...