sábado, 20 de outubro de 2012

Aberta temporada de “vale tudo” para ser eleito em 2012, e como ficará 2014?




Não foi só para o arraial sarneyzista que os candidatos a prefeito ciscaram feitos galinhas fora da cerca. O jogo político ampliou-se para além do campo ideológico. A partir de gora vale apelar até para políticos rotulados como “direita tradicional”, que trocando em miúdos quer dizer: oligarquia Sarney.  
É aí que mora o perigo. Seria bom que os articuladores políticos de oposição ao Clã Sarney (grupo político que domina o Maranhão por décadas) não esquecessem que os rumos de 2014, dependem, também, das alianças que estão sendo amarradas neste momento.
A oligarquia que hoje respira por aparelhos, não entrará num jogo de bola dividida, sem que sejam apresentadas garantias para as eleições que acontecerão daqui a dois anos.
O grupo do candidato “vermelho” Edivaldo Holanda Junior, deixou claro suas pretensões nas eleições municipais, estão focados na tomada do poder, foi para isso que o líder maior, Flávio Dino, andou pelo Maranhão inteiro nas eleições municipais de 2012.
Dino, que fez prefeitos que serão aliados de sua campanha em 2014, perdeu na segunda maior cidade do estado, lá ganhou o tucano Madeira, que não escondeu de ninguém seus cabos eleitorais, e que lado estará em 2014…
Em São Luís, Flávio Dino está tentando ganhar neste segundo turno uma briga que está no 3º round, o primeiro foi perdido em 2008, o segundo em 2010, e agora, se perder poderá se complicar ainda mais…
O prefeito Castelo, mesmo com Zé Reinaldo tentando a todo custo impedir a entrada do Sarney, não está conseguindo impedir que membros da oligarquia deem apoio à sua reeleição. O pior de tudo é que Castelo já garantiu que estará neutro, de braços cruzados em 2014 (veja aqui). 
Fiquem abaixo com a matéria retirada do blog do Robert Lobato: 
Auxiliares de Roseana Sarney estão divididos no segundo turno

Não são apenas os partidos políticos que estão divididos em relação ao segundo da eleição para prefeito de São Luis. Há uma divisão também no governo Roseana onde alguns secretários deixam bem claro sobre quem estão apoiando.
A favor de João Castelo está o secretário de Saúde, Ricardo Murad, que virou castelista desde “bonequinho”. Não é por acaso que o vereador eleito, e bem votado, Fábio Câmara, está de corpo, alma, coração e cérebro enfiado na campanha do 45.
Pelo lado de Edivaldo Holanda Júnior estão ao menos dois importantes auxiliares da nossa governadora.
Um é o secretário das Cidades, o deputado federal Pedro Fernandes, pai do vereador eleito Pedro Lucas, amigo de infância de Holandinha. Pedro Fernandes “holandou” desde às 22h do dia 07 de outubro, quando foi anunciado o resultado do primeiro turno.
Outro secretário de Estado que torce e trabalha pela eleição de Holandinha é o comandante da pasta de Projetos Especiais, senador João Alberto, um entusiasta da candidatura 36, não só por questões políticas, mas, também, por uma série de amizades que o liga a Edivaldo Holanda pai.
Nesse sentido, Edivaldo Holanda Júnior, candidato que “unifica” todas as oposições maranhenses, vai levando vantagem quanto à simpatia dos secretários de Roseana Sarney pela sua candidatura.
Até aqui está ganhando de 2 x 1.

Nenhum comentário: